TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Games O próximo nível dos jogos brasileiros!

Venha conhecer os avanços tecnológicos, as tendências e oportunidades de negócio da indústria brasileira de jogos; participe da trilha e contribua para construir este cenário!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Distortions. A experiências, desafios, acertos e erros de quem decide desenvolver jogos com qualidade AAA aqui no Brasil.
Thiago Girello

"Apresentação do título Distortions, game nacional vencedor de 13 prêmios e nomeações em festivais ao redor do mundo. Distortions que está sendo lançado agora, e vem sendo sucesso de críticas, Vamos explanar sobre o jogo, os desafios, acertos e erros de desenvolver um jogo com qualidade AAA aqui no Brasil."

11:10 às 12:00 How Paid Marketing and App Measurement can leverage your audience
Wellington Tamaki

Topics: Games + Mobile (either Android / iOS) + Paid Marketing + Automation

Just launching the game is not enough. You gotta keep improving your game, continuously through data.

In this talk, we will cover the basics on Mobile Game measurement using Firebase and how we can leverage user data to boost paid user acquisition through Google AdWords. We will cover Firebase Product features that can help you leverage your knowledge about your users, and how to use these insights to improve paid marketing campaign performance on Universal App Campaigns. It doesn't matter if you already launched or you are still building the game, If it's for Android or iOS, as long as it's Mobile.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Integração de áudio em jogos: indo além do Play();
André Kishimoto

Nesta palestra, veremos como ir além de um simples comando "play()" que reproduz um arquivo de áudio num jogo, fazendo a integração do middleware de áudio FMOD e a game engine Unity®. Público-alvo: músicos/sound designers/entusiastas que queiram criar conteúdo para jogos e programadores que precisam integrar o áudio em jogos.

É possível ser um kid gamedev com Scratch?
Pollyana Notargiacomo

Mostrar que uma criança ou qualquer pessoa com interesse pode começar a desenvolver com Scratch. Apresentar como foi o planejamento e desenvolvimento de um jogo em Scratch feito por um garoto de 10 anos.

14:10 às 15:00 Otimização gráfica com o Intel GPA
Jomar Silva

O Intel Graphics Performance Analyzers é um conjunto de ferramentas gratuitas desenvolvidas pela Intel para auxiliar desenvolvedores de jogos e aplicações com uso intensivo de gráficos durante o processo de otimização do seu software. O Intel GPA ajuda a identificar rapidamente gargalos de processamento (GPU/CPU) e auxilia a ajustar o balanço de utilização entre CPU e GPU para maior performance. Serão apresentadas as principais ferramentas do Intel GPA, da instalação à utilização das ferramentas.

Fotogrametria/Photogrammetry
Cristiano Siqueira

Desmistificando a praticidade de uma antiga técnica que vem sendo utilizada pela indústria de CG para obter Assets exatamente como são na vida real, através de foto-escaneamento.

Basicamente, comentando sobre os requerimentos básicos para começar e o processo para se obter o produto final, neste caso o Asset que deseja.

Desenvolvimento de Jogos Multiplataforma
Rafael Martins
  • Desenvolvimento multiplataforma para jogos digitais
  • Principais características de projetos multiplataforma e multidisciplinares
  • Desafios para o desenvolvimento em múltiplos dispositivos
  • Engines, ferramentas, interoperabilidade, serviços
  • Cases
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Machine Learning no Unity - Dê um cérebro ao seu jogo
Jean Paul Marinho

Já imaginou criar NPCs que pensam igual a um ser humano? Inimigos que aprendem como você joga para se tornarem mais fortes?

Descubra o que é machine learning, como implementá-lo no Unity e como usar seu poder para criar a próxima geração de jogos com IA aperfeiçoada.

16:40 às 17:30 Fazendo Jogos em Lua - Como Fizemos Warlock's Tower
Ygor Speranza

Nessa palestra usamos o jogo Warlock's Tower, vencedor do SBGames 2015 nas categorias "Melhor Game Design" e "Melhor Jogo em Desenvolvimento", como ponto de partida para falar sobre a criação de jogos em Lua. Discutiremos as opções atuais de engines e frameworks, visando tanto o desenvolvedor de jogos experiente como o iniciante, e apresentaremos questões cruciais de implementação, tanto específicas ao nosso projeto como as que se aplicam a qualquer jogo feito nessa linguagem. Uma palestra para aqueles que querem conhecer os detalhes suculentos de como fizemos esse jogo, ou para aqueles que simplesmente querem começar a fazer os seus próprios jogos, usando Lua.

17:40 às 18:30 Topa mais 30 anos?
Renato Degiovani

Depois de criar e programar jogos e aplicativos por 30 anos, sobra algum gás para pretender inovar e ir audaciosamente onde nenhum outro programador foi? As experiências com linguagens, procedimentos e plataformas, ao longo dos anos, amplia a nossa capacidade de compreender as técnicas, mas cobram um preço alto. Quem está começando agora, ou já tem um bom tempo de estrada, está disposto a pagá-lo?

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de jogos (indie e profissionais) - Designers de jogos - Ilustradores - Modeladores


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

André Kishimoto
André Kishimoto
Kishimoto Studios
Cristiano Siqueira
Cristiano Siqueira
Shocking Illusion Technologies - Startup
Jean Paul Marinho
Jean Paul Marinho
Platform Builders
Renato Degiovani
Renato Degiovani
TILT online
Thiago Girello
Thiago Girello
Among Giants
Ygor Speranza
Ygor Speranza
Tapps Games

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial