TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Inovação Inovação, Tendência e Futurismo

Na trilha Inovação, Tendências e Futurismo, iremos abordar desde os conceitos, até as tendências, ideias, criatividade, comportamento, além de vários casos no Brasil e no mundo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 6 desafios para inovar em uma gigante multinacional e como superá-los
Pablo Freitas

Inovação é a palavra do momento e muita empresas afirmam ser inovadoras, mas a realidade é bem diferente... Primeiro, vamos definir o que de fato é inovar e quais são as barreiras burocráticas e operacionais de se fazer algo novo dentro de grandes corporações. Definido as barreiras, quais as possíveis soluções? Vamos discutir sobre elas nesta palestra, apresentando 6 desafios e como supera-los.

Inovação disruptiva x incremental como escolher?
Vítor Fernandes marinho Ferreira

Partindo da teoria de ?Jobs to be done? vamos entender quando uma inovação deverá ser disruptiva ou incremental. Compreender como esse processo ocorre é fundamental para guiar a estratégia da empresa e dos projetos, permitindo uma melhor avaliação sobre o que se deve ou não investir.

11:10 às 12:00 Inovações e a Filosofia do Pensamento Disruptivo
Henrique Moura

Gerir times de produtos ou projetos de inovação pressupõe a capacidade de motivar e direcionar a equipe por um mar de incertezas e dificuldades, pois sabemos que o durante o processo o erro é uma das poucas certezas que se tem e o gerenciamento de expectativas precisa ser feito para evitar frustrações e consequentemente impactos para os projetos. Neste cenário de dúvidas e frustrações, como pode um gestor manter um time motivado e encorajado a inovar de forma disruptiva? Essa é a grande questão que transcende as habilidades tecnológicas, partindo para o âmbito da filosofia moderna.

VOICEBOT - O FUTURO DO ATENDIMENTO
Felipe Almeida

Com o avanço da tecnologia (IA, ML, PNL e etc) como serão as novas estruturas e tecnologias de atendimento ao clientes em geral.

Quais tecnologias devem ser utilizadas para gerar estruturas de atendimento de ponta.

Implantando um processo de inovação e melhoria contínua de produtos no SESI
Sami Dubena

A implementação do Ideias para CRESCER foi uma das principais estratégias utilizadas pelo SESI-SC para criar a cultura da inovação, que permeia toda estrutura da empresa. O Programa faz parte de um roadmap mais amplo e busca criar um cenário favorável para o estabelecimento de uma política de inovação do SESI, essencial para viabilizar a transformação digital e implementação da estratégia institucional que viabilize a visão do SESI DO FUTURO. A apresentação abordará a criação do Programa como um MVP, em conjunto com as unidades do SESI, sem custos, utilizando o Google Drive e o PowerBI.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como criar uma cultura de Inovação Continua
Guilherme Gonzalez

A cultura da inovação não é uma estratégia única e exclusiva das startups. Empresas de qualquer segmento e tamanho devem implementar um sistema de inovação contínua, caso queiram se tornar líderes de mercado, em vez de perder espaço. Porém, todo avanço tecnológico requer uma postura diferente dos gestores em relação às possibilidades que surgem com ele.

Engajamento do estudante no ecossistema empreendedor
Thiago Chati

Através de palestras e painéis em diversas instituições de ensino, independente do nível, tenho notado a falta de engajamento dos estudantes diante de um ecossistema empreendedor em constante desenvolvimento. Dessa forma, como mostrar a estes estudantes que eles tem um papel fundamental na estruturação de um ecossistema empreendedor? Como mostrar a instituição de ensino que ela pode ser transformada em um hub de inovação, conectando estudantes, empresas e investidores. E como a mesma instituição pode fornecer aos seus estudantes o aperfeiçoamento de competências empreendedoras e incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras?

Nextel Labs - Construindo um roadmap para a inovação guiado pelo design
Daniel Lugondi

Nesta talk, apresentaremos o desafio de estabelecer uma embrião de inovação em meio a um cenário de incertezas constituindo uma nova área com foco na disseminação da cultura, estabelecimento de propósito e um rápido funil de aprendizagem para aumento da previsibilidade em um mercado saturado como é o de telecomunicações.

14:10 às 15:00 Futurismo Estratégico para Inovação Acelerada
Jaqueline Weigel

Inovar virou transformar. Considerar tendências e mega tendências, criar projetos de inovação estruturados e sequenciais com base na criatividade coletiva é o desafio de todos os negócios atuais. Olhar para o futuro exige técnica e antecipar-se a ele preparo. Esta é a proposta deste curso: COMO trazer o futuro desejado para o presente real.

Como a disciplina e os métodos de Foresight e Prospectiva Estratégica podem auxiliar empresas a anteciparem o futuro. O contexto da mudança no mundo, o impacto nos negócios e a nova era digital e pós digital.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como o home office pode aumentar sua produtividade e qualidade de vida
Bruna Grellt

Exercer seu trabalho em casa tornou-se comum no mundo todo, mas assim como qualquer outro tipo de trabalho, possui seus pontos positivos e também negativos. O home office exige muita disciplina, e claro, pode proporcionar diversos benefícios, como melhor qualidade de vida, economia financeira e aumento da produtividade para realizar suas tarefas. Quando falamos do home office, existem alguns detalhes no qual devemos ficar atentos, como não misturar lazer com trabalho e manter um convívio social saudável. Atualmente atuo como CS Manager na Umbler e vou contar para vocês um pouco da minha experiência com home office, como podemos ser mais produtivos e agregar valor ao seu negócio.

O que é realidade aumentada, e como ela vai revolucionar a maneira como trabalhamos?
Caio Jahara

Por se tratar de uma conferência focada em Developers, acho que seria interessante dar um overview do mercado, mostrando os hardwares e os SDKs disponíveis no mercado, entrar em detalhe em um deles, e fazer um live coding mostrando os principais conceitos de realidade aumentada e tirar as dúvidas da platéia.

Uma outra idéia, seria uma roda de debate com pessoas do mercado de realidade virtual, image recognition, e outras indústrias que ainda tem muito a crescer.

Estou à disposição para me adequar ao que vocês acham mais coerente para o público.

Eu trabalho na área de Inovação. Mas por que eu acho que ela tem que morrer?
Alexandre Uehara

Fui um dos responsáveis pela criação da área de Inovação de uma grande empresa do mercado de benefícios e controlada por 2 grandes bancos do Brasil. A área de Inovação foi criada e o trabalho de formiguinha era exatamente o trabalho de disseminação da Cultura de Inovação. Mas a Inovação não tem que estar nas pessoas? Assim, a palestra falará sobre como foi feito nessa empresa e como as pessoas foram engajadas e tomadas por essa palavra Inovação.

16:40 às 17:30 Inovação, Propriedade Intelectual e Informações Tecnológicas - O que todo mundo deveria saber
Henry Suzuki

Palestra com título autoexplicativo, tem como objetivo levar aos participantes conhecimentos básicos (mas infelizmente ainda pouco difundidos em nosso país) sobre inovação, propriedade intelectual e informações tecnológicas. Incluirá, como exemplo prático, a história da criação das Clever Caps (www.clevercaps.com.br), um dos designs brasileiros mais premiados no mundo em 2014.

Mind your job - Os robôs vão mesmo roubar o seu emprego?
Ana Maria Nora Tannus

Muito se fala sobre o "Futuro do Trabalho" mas essas conversas acabam por não abordar as coisas além da automação. Será que o futuro é sobre a substituição das pessoas por máquinas? O que precisamos considerar nessa discussão? Estimulados por essas dúvidas, mergulhamos no tema e utilizamos metodologias diversas para pesquisar o assunto. As descobertas foram informações interessantes e surpreendentes. Nessa conversa vamos mostrar alguns dados sobre o mercado de trabalho no Brasil, o que percebemos sobre as mudanças de mercado e como a tecnologia pode influenciar daqui para frente.

Tecnologias - juntando todas, será que temos uma eficiente?
Michelle Frasson

Capacetes para indicar obstáculos para cegos, Bengala que vibra, óculos que faz leituras, Sapatos vibratórios para indicação de obstáculos... Todas essas tecnologias para resolver um só problema, mas, nada foi para frente, porque? E quando a ideia é boa, mas na prática não resolve o problema? Precisamos investigar realmente uma solução aprovada por usuários

17:40 às 18:30 Pesquisas em universidades: são inválidas para o mercado ou falta uma integração entre empresas e universidades?
Marcelo Rosa Suzuki

Nesta palestra pretendo apresentar algumas observações que tenho feito ao longo dos anos, olhando tanto pelo lado das empresas como pelo lado dos centros de pesquisa. Estas observações foram construídas através de alguns questionamentos feitos por pesquisadores da área acadêmica, profissionais de empresas de desenvolvimento de tecnologia, participações em congressos na área de pesquisa e de tecnologia.

Como inovar no setor jurídico?
Renan Martins / Mateus Luiz Cavalcanti

Nesta apresentação vou falar um pouco sobre a disrupção do setor jurídico através de novas tecnologias e qual o impacto na vida das pessoas nesse meio, além da visão disturbada que se tem a respeito disso.

Criatividade: uma habilidade do futuro para desenvolver soluções no presente
Karol Oliveira

"Ser programador é operacional" - old time. Já se foi a época em que estar inserido nas melhores corporações significava fazer o que é mandado. Hoje, uma das habilidades mais importantes, dita como promissora também para o futuro é a Criatividade. Para quem lida com tecnologia então, nem se fala! Ser proativo em encontrar soluções, disruptivo no meio vivido e se provocar a pensar cada vez mais, são pontos que precisamos nos questionar...

E se a gente pudesse dar um pulo no futuro pra saber, como seria isso?

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empreendedores, executivos, gestores, desenvolvedores e curiosos


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alexandre Uehara
Alexandre Uehara
Innov8 Mindset & Strategy
Felipe Almeida
Felipe Almeida
Pay 4 Brain
Henry Suzuki
Henry Suzuki
Axonal Consultoria Tecnológica
Jaqueline Weigel
Jaqueline Weigel
W Futurismo
Karol Oliveira
Karol Oliveira
Redesign For All
Pablo Freitas
Pablo Freitas
Innovation Solutions Consultant
Renan Martins
Renan Martins
AASP - Associação de Advogados de São Paulo
Thiago Chati
Thiago Chati
Instituto Eldorado

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial