TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Enterprise Desenvolva aplicações de ponta com a linguagem mais utilizada no mundo

Não há como negar: Java Enterprise é um dos ecossistemas mais maduros, estáveis e robustos da indústria de software. Mesmo enfrentando concorrentes de altíssimo nível e passando por algumas idas e vindas, ainda mantém seu posto ao longo dos anos.

Recentemente tivemos algumas grandes novidades, como o lançamento do Java EE 8 e a notícias de que a plataforma seria transferida para a Eclipse Foundation, passando a se chamar Jakarta EE. Sem falar no lançamento do Spring 5.0, trazendo ainda mais inovações.

Há várias coisas bacanas nessas mudanças, e também grandes expectativas sobre o futuro, principalmente quando se fala em cloud native, containers, serverless, etc. Então, não fique de fora! Submeta a sua palestra e venha compartilhar seu conhecimento e experiência com os participantes dessa trilha!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Apache Camel num mundo de Serverless e Microservices
Edson Yanaga

Apache Camel é a implementação favorita de Enterprise Integration Patterns, e o projeto já comemorou mais de 10 anos de idade! O mundo certamente mudou muito desde a sua 1.a versão, e esta questão agora é bastante relevante: há lugar para o Apache Camel num mundo dominado por Serverless e Microservices?

Participe desta sessão para verificar qual é o estado da arte em termos de integração entre plataformas utilizando Serverless e Microservices. Nós abordaremos os usos atuais e também os futuros do Apache Camel neste maravilhoso mundo novo. (Dica: talvez a resposta passe por "Sagas" também).

11:10 às 12:00 Conhecendo Spring Cloud
Raquel Costard Lira

Apresentar o que são microserviços e as ferramentas que o spring cloud proporciona para desenvolvê-los

Experiências de quem utiliza a Stack da Netflix e Spring boot em serviços de alta disponibilidade.
Paula Santana / Christopher Scotini Rozário

Iremos abordar sobre um case real, onde trabalhamos juntos durante 1 ano em uma equipe que é Core da empresa e cuida da arquitetura de serviços que protege os dados e recebe volume alto requisições e utiliza todas as premissas de microsserviços que já tanto ouvimos falar. Mas o que ela tem de diferente? A nossa experiência com esta stack e o que aprendemos que pode agregar muito em quem esta pensando utilizar ou quem esta vivenciando as mesmas situações. Resultará em aprender como usamos a Stack do Netflix com demais recursos do Spring Boot e passarmos o que deu certo e como lidamos com os problemas encontrados e como resolvemos eles.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Protegendo sua API Spring Boot com OAuth2
Luiz Avila

Conheça como proteger suas API's com o protocolo OAuth2. Nesta palestra será demonstrado um exemplo prático de uma API construída usando o Spring Boot protegida com autenticação usando Spring Security OAuth2, sendo acessada por uma aplicação mobile híbrida desenvolvida com Ionic 3 .

Usando Interfaces Funcionais para melhor tratamento de respostas no Spring Boot
Angélica Leite de Oliveira Santos

Gostaria de fazer um breve demostração de como utilizar interfaces funcionais através de métodos default para melhor semântica dos responses na camada de controller do Spring possibilitando um código mais limpo e intuitivo.

14:10 às 15:00 Facilitando os testes de integração com TestContainers
Sandro Giacomozzi

Testcontainers é uma biblioteca Java que suporta testes com JUnit, fornecendo instâncias leves e descartáveis de bancos de dados comuns, navegadores da Web Selenium ou qualquer outra coisa que possa ser executada em um contêiner Docker. Será demonstrado um caso de uso de testes para uma API REST, simulando o funcionamento da aplicação completa em Spring Boot e com suporte a vários bancos de dados.

Tips for Running Java Applications on Docker
Fernando Babadopulos

Docker simplifies development and distribution of applications, making it easier to run them within the same environment in multiple computers or even in the cloud. However there are some edge cases you need to be aware of and this talk will give you valuable insights that will save you lots of time when using Docker with Java applications. You will learn how to solve several common issues like memory allocation, problems with CPUs and threads, and random numbers and security. Through live demos using Oracle Cloud, you will also learn practical tips on how to debug applications running inside Docker and how to write efficient integration tests.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como solucionar problemas de performance em aplicações Java?
Helio Silva / Evandro Franco

Nessa apresentação vamos detalhar a arquitetura da JVM, conhecendo as áreas memória, funcionamento de GC.

Aprenderemos a identificar memory leak, gargalos de CPU, bem como melhor utilizar parâmetros de tuning de HEAP e entender melhor as estratégias de GC.

Vamos conhecer as ferramentas mais utilizadas para o diagnóstico de performance de aplicações.

Também iremos mostrar os principais servidores de aplicação, bem como ferramentas nativas na JVM para diagnóstico de problemas.

What is CQRS+Event Sourcing and Why Should Java Developers Care?
Reza Rahman

CQRS (Command Query Responsibility Segregation) is a design pattern that originates in DDD (Domain-Driven Design) and emphasizes strictly separating reads from updates in the application model. Event Sourcing is a closely related technique that stores state as a series of events as opposed to only keeping track of the latest data. While these concepts are important on their own right, they are especially important for microservices development. In this heavily demo driven session we explore CQRS and Event Sourcing in detail using the Axon Java framework. At the end of the session you should have a good idea if CQRS and Event Sourcing are for you and why Axon helps.

16:40 às 17:30 High Performance with Hibernate
Rhuan Rocha
  • Introduction to Hibernate
  • Commons erros that degrades the performance
  • Best practices to grow the performance
5 motivos para usar JNoSQL
Fernando Boaglio

JNoSQL está por aí desde 2017, o que ele é exatamente ? Como ele pode ajudar nos seus projetos ?

17:40 às 18:30 Cloud Native Java EE
Rodrigo Cândido da Silva

O desenvolvimento de aplicações no ambiente de nuvem já tornou-se ?mainstream?. É fato também que o deployment de uma aplicação Java EE neste ambiente pode ser feito rapidamente, sem muita necessidade de adaptação. Mas, muitos são os desafios enfrentados e as melhores práticas recomendadas afim de extrair todo o benefício (escalabilidade, elasticidade, produtividade, adaptabilidade, resiliência) que este ambiente pode oferecer. Nesta talk iremos demonstrar como tirar proveito dos recursos e serviços computacionais oferecidos pela nuvem no desenvolvimento de uma aplicação Java EE utilizando os recursos do Microprofile (JAX-RS, CDI, Config, Metrics, OpenTracing, etc).

O Java EE morreu? EE4J é só um plugin? Eclipse não é uma IDE? Jakarta tem a ver com Struts?
Elder Moraes

Poucas plataformas causaram tanto alvoroço nos últimos anos quanto o Java EE. Primeiro, o atraso entre as versões 7 e 8. Pânico no mercado! E quando a versão 8 finalmente foi lançada... surge o EE4J!

O que isso significa para o futuro da plataforma? Os grandes players do mercado vão deixar de investir nela? O que a Eclipse tem a ver com isso? Open source é algo bom pra minha carreira?

Nesta sessão discutiremos os aspectos envolvidos na transição do Java EE para o Jakarta EE, além de mostrar o que muitos experts tem falado (e feito!) a respeito.

Venha para uma conversa esclarecedora sobre as mudanças que envolvem um dos ecossistemas mais relevantes de toda a indústria de software.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 17 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Analistas de Sistemas, Arquitetos, Engenheiros de Software, Analistas de Testes


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Angélica Leite de Oliveira Santos
Angélica Leite de Oliveira Santos
ONU Meio Ambiente e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Fernando Babadopulos
Fernando Babadopulos
Tail -Target Audience and Insights Lab
Fernando Boaglio
Fernando Boaglio
FB Consultoria
Luiz Avila
Luiz Avila
Uno Solucoes
Paula Santana
Paula Santana
Mastercard
Reza Rahman
Reza Rahman
Microsoft

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial