TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JavaScript JavaScript

JavaScript atualmente é a única linguagem presente ao mesmo tempo no browser, servidor, desktop e mobile. Uma linguagem dinâmica, com conceitos de orientação a objeto e funcionais ao mesmo tempo, permitindo assim um grande leque de possibilidades e diversão.

É a linguagem mais utilizada nos projetos opensource no github, e cada vez mais utilizada pelo mercado no mundo comercial, tando dentro como fora do browser.

Venha aprender, se atualizar e refinar o seu conhecimento de JavaScript!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Criando soluções de IoT usando Javascript de Ponta a Ponta: do Hardware até a Nuvem
Alvaro Viebrantz

Javascript se tornou uma linguagem universal. Você consegue criar aplicações Web, Desktop, Backend e agora até mesmo em microcontroladores. Aqui você verá como criar uma solução completa de IoT, desde a coleta de dados dos dispositivos, usando Javascript na ponta e construindo um pipeline de processamento desses dados na nuvem também apenas usando Javascript. Tudo isso em sua grande maioria usando serviços gerenciados e arquitetura serverless, sem ter que se queimar configurando servidores.

11:10 às 12:00 React 360
Igor Luiz Halfeld

Realidade Virtual é algo que esta presente e já é realidade hoje em dia e no futuro, o React 360 é nova biblioteca do facebook que promete nos ajudar a por isso em praticos, nessa palestra que mostrar exemplos praticos de implementação de VR.

Porque jQuery ainda merece ser respeitado
Camilla Martins

jQuery vem perdendo espaço no mercado. Isso todo mundo sabe. Porém, veio uma onda de pessoas "haters" do framework que simplesmente revolucionou até o próprio Vanilla. Mostrando um pouco de história de códigos e quebrando preconceitos, será abordado a (ainda) importância do nosso amado jQuery e da manutenção de bibliotecas open-source, para que o mesmo permaneça vivo no coração dos nossos códigos <3

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Escrevendo javascript testável
Marcus Ortense

Javascript é uma linguagem incrível com um ecossistema enorme, é flexível, dinâmica, multiparadigma, mas com grandes poderes vem grandes responsabilidades e um código antes simples pode tomar proporções desconhecidas e muito confusas.

Vamos conversar sobre ferramentas e técnicas para tornam a escrita de testes uma atividade simples e prazerosa, deixando no passado aquele código macarrônico que dá medo de colocar a mão.

14:10 às 15:00 Javascript Streams
Lucas Santos

Você já utilizou uma stream? Sabe o que é uma? Nesta talk vamos desmistificar o que são streams e mostrar todos os seus principais usos, desde como podemos criar uma do zero, até as implementações já conhecidas. Se você ainda não usa, vai ficar com vontade de usar!

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Programação Funcional em JavaScript - na prática com Ramda.js
Marcel Gonçalves dos Santos

Não existe solução única para todos os problemas em tecnologia. O mesmo acontece para linguagens de programação! Aprenderemos mais sobre elas através do paradigma de programação funcional. Abordaremos paradigmas de programação, programação funcional e conceitos relacionados como funções de primeira classe, alta ordem e puras, estados, imutabilidade, transparência referencial, funções parciais, currying, composição e recursão. Veremos exemplos utilizando JavaScript puro e a biblioteca Ramda.js (biblioteca com melhor aderência aos conceitos de programação funcional) além de suas vantagens e desvantagens.

16:40 às 17:30 Angular: Passado, Presente e Futuro
William Grasel

Acabou de lançar a versão 6.0 do Angular, mantendo a retrocompatibilidade mas adicionando muitas novidades! O framework continua sendo um dos mais importantes do mercado, principalmente no setor corporativo, bancos e muitos grandes players. Vamos dar um panorama geral, revisando o que tem acontecido nas ultimas versões até as mais novas features lançadas, assim como o que podemos esperar para os próximos messes e anos.

17:40 às 18:30 Frontend ágil
Giovanni Bassi

Quando pensamos em frontend, nem sempre pensamos em desenvolvimento ágil. E cada vez vamos gerar menos HTML dinâmico no servidor e transferir as preocupações de tornar a web app dinâmica para o navegador, com muito JavaScript e CSS.

Diante dessa realidade, como ser ágil? Como testar o JavaScript? Dá pra usar TDD e BDD? Como refatorar? Como trabalhar com integração contínua? Há impactos de produtividade? Como vencê-los? O que usar no backend, .NET, Python, Node.js? Quais padrões fazem sentido, MVC, MVR, MVVM? Como trabalhar com front e DevOps?

Apesar de o mundo estar sendo tomado por essas questões muito recentemente, elas tem resposta.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 265,00

online: R$ 100

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Camilla Martins
Camilla Martins
Cortex Intelligence
Igor Luiz Halfeld
Igor Luiz Halfeld
TC (tradersclub)

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial