TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices II Entenda os desafios de se aplicar uma arquitetura de Microservices

Microservices não é para qualquer um, mas se você tem o problema certo, esta arquitetura pode ser uma ótima solução. Venha aprender os desafios de se distribuir e depois integrar artefatos num sistema distribuído!

Coordenação


Indefinido

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 CI com Microsserviços
Lucas Santos

A arquitetura de microsserviços vem ganhando cada vez mais foco atualmente. Porém, somente utilizar um orquestrador de containers não torna sua infraestrutura eficiente. Nesta talk vamos falar sobre como podemos utilizar todo o poder de ferramentas de Integração contínua para dar super poderes aos seus containers!

11:10 às 12:00 Microserviços direto das trincheiras
Essa palestra é um compilado de aprendizados dos últimos 3 anos atuando em projetos de Microserviços. Com certeza você se identificará com muitos dos problemas apresentados nesta palestra e o objetivo maior é fortalecer as fundações conceituais do que torna um Microserviço bom. Venha preparado para participar com perguntas e respostas. Sendo pragmático, tenho convicção de que você aprenderá muito nestes 50 minutos que estaremos juntos. Lembre-se, o que você ouve, você tende a esquecer. O que você vê, você tende a lembrar, mas o que você vive, você jamais esquece, e é exatamente isso que vamos fazer, viver a experiência em microserviços.
12:10 às 13:00 Introdução a Service Mesh com Istio
Jonh Wendell

No mundo dos micro serviços, a comunicação entre eles pode se tornar mais um fator de complicação, tanto para os sysadmins, que precisam gerenciar essa comunicação, como para os desenvolvedores, que as vezes precisam adaptar o código para lidar com "coisas" de rede, que não fazem parte do negócio da aplicação.

Istio torna a comunicação entre os micro-serviços (servive mesh) uma tarefa mais fácil de gerenciar, do ponto de vista dos sysadmins, e, do ponto de vista dos desenvolvedores, tira a complexidade da aplicação de ter que lidar com problemas de rede, como Circuit Breakers, Retries, Load Balacing, etc.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Consistência de dados entre microservices: é possível?
Elder Moraes

Eba! Temos microservices! Agora tudo está resolvido: podemos escalar, distribuir e orquestrar nossos serviços sem qualquer preocupação!

Será? Já parou para pensar nos dados de cada serviço? E nos dados compartilhados entre eles? E pior: já pensou nas transações entre serviços?

O modelo ACID já não serve mais. Transações distribuídas menos ainda. Como fazer então?

Para isso existe o padrão de Sagas! Com ele é possível resolver esse problema de uma forma inteligente, consistente e alinhado ao paradigma de microservices.

Afinal, de que adianta dezenas, centenas... milhares de microservices, se os dados não forem confiáveis?

Sincronizando dados entre microserviços usando o Debezium e Apache Kafka
Eizo Nishime

Quando você começa a pensar em microserviços, uma peça importante nisso tudo é o domínio dos dados. Nem sempre as fronteiras das definições dos dados são tão claras, em alguns momentos você pode precisar que os dados dos seus microserviços conversem entre si e nesse momento o Debezium pode te ajudar. Ele monitora mudanças do seu banco de dados e publica em tópicos do Kafka automaticamente para você.

Com isso você consegue fazer com os seus micro(serviços) tenham dados consistentes e suas aplicações podem trabalhar independentemente e focar nas suas responsabilidades.

15:10 às 16:00 Como BFF (Backend for Frontend) pode ser seu melhor amigo para lidar com diferentes frontends
Deivid Hahn Fração / Cristiano Altmann

As aplicações modernas, principalmente serviços, são criadas para que possamos reaproveitar as funcionalidades em diferentes contextos. Dentre estes contextos, temos frontends distintos como navegadores, celulares, Smart TVs, IOT, etc.

Um pattern existente para que possamos manter nossos serviços isolados das implementações de frontend é o BFF (Backend for Frontend). Nessa palestra iremos apresentar este pattern, seus benefícios e algumas dicas do que aprendemos ao utilizá-lo.

Telemetria de microsserviços
Felipe Ribeiro de Oliveira

Monitorar nossas aplicações é essencial para a sobrevivência de nossos produtos, mas o que devemos monitorar? Nesta palestra pretendo falar um pouco sobre os tipos de métricas, modelo de infraestrutura e como implementar em Java.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Modular Monoliths - Como é possível organizar sua aplicação para habilitar uma arquitetura distribuída
Luiz Costa

O objetivo desta palestra é mostrar como é possível construir uma aplicação baseada na idéia de MonolithFirst e atrasar a decisão de separar em microserviços. A ideia de modular monoliths vem da organização e separação da sua aplicação em módulos ou componentes autônomos que se relacionam entre si, mas estão dentro de uma mesma base de código. Nesta palestra será mostrado como identificar e separar estes módulos, além de um processo que permite extrair um módulo e distribuir como um microserviço.

17:40 às 18:30 Desafios de segurança em arquitetura de microsserviços
Thaiane Ferreira Braga / Amanda Silva Vieira

Aplicações utilizando arquitetura em microsserviços são cada vez mais comuns hoje em dia, entretanto, há necessidade de monitorar e garantir a segurança de cada microsserviço. A proposta é apresentar desafios como autenticação e autorização dos serviços, transmissão de dados sensíveis e registro de dados, bem como suas possíveis soluções para mitigar e solucionar essas questões.

Kiali: Microservices como você nunca viu antes
Guilherme Baufaker Rêgo / Cainã Costa

A arquitetura de microsserviços distribuídos transforma aplicações monolíticas em pedaços menores que podem ser compostos conjuntamente.

No ambiente de microsserviços, há questões de descoberta de serviços, balanceamento de carga, tolerância a falhas, monitoramento de ponta a ponta, roteamento dinâmico que podem ser difíceis de lidar no nível do serviço.

Para isso apresentamos o Kiali (kiali.org) que conjuntamente com o Istio, Jaeger, Prometheus, possui uma solução para visualizar a topologia dos seus serviços (service mesh), taxa de requisição, latência, distribuição de carga, tracing distribuidos e entre outras funcionalidades que não requerem modifcação do código da aplicação

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos e Desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Eizo Nishime
Eizo Nishime
QuintoAndar
Luiz Costa
Luiz Costa
Beep Saúde

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial