TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Mobile Novidades e tendências do universo mobile.

Podemos dizer que o smartphone já é algo ubíquo para a grande maioria de nós, temos um computador, em mãos, com softwares cada vez voltados a solucionar nossos problemas do dia a dia. E ainda, podemos ter a oportunidade de criar essas novas soluções.

Esta trilha é voltada para você que deseja degustar um pouco de todas as vertentes do universo mobile, independente de plataformas, linguagens ou práticas. O objetivo principal da trilha é promover um ambiente de troca de informações e muito aprendizado, tanto para os que são iniciantes, quanto para quem já está a anos no mercado e deseja aprimorar seu conhecimento.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Flutter: do zero a publicação
Cinthia Pineroli Galvão / Cícero Duarte da Silva

Nesta palestra, vamos apresentar o Flutter, o SDK de desenvolvimento multiplataforma do Google para criação de apps com performance de app nativo e visual atrativo, além de mostrar, na prática, os aplicativos gerados para as duas plataformas a partir de um único código fonte. Falaremos ainda da experiência de um trabalho conjunto de desenvolvedores Android e iOS na criação de um app que foi destaque no Google I/O.

11:10 às 12:00 Quer integrar React Native ao seu App? Pergunte-me como.
Paula Moura / José Guilherme Costa Varandas

Nesse estudo de caso, vamos mostrar como o Banco do Brasil adotou o React-Native no seu aplicativo principal, integrando com serviços nativos já existentes. Mostraremos exemplos práticos de como é possível embarcar essa tecnologia em aplicativos nativos já existentes, fazendo a comunicação entre o Javascript e a SDK, além de funcionalidades como exibir telas nativas a partir do Javascript.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Criando e evoluindo funcionalidades nos aplicativos do Pinterest usando uma abordagem orientada a dados
Rocir Santiago

No desenvolvimento de software, existem diversas metodologias e abordagens usadas na criação e manutenção de funcionalidades de um serviço ou aplicação. No Pinterest, usamos uma abordagem orientada a dados (data driven) no desenvolvimento de nossos aplicativos. Nessa palestra discutiremos como coletamos informações do uso de nossos apps, como essas informações nos motivam no que e em como desenvolver funcionalidades, como executamos experimentos e testes A/B e como a análise de dados nos guia na tomada de decisões nas diversas etapas de interação de desenvolvimento de nosso software.

Mobile Market Forecast 2018
Danilo Cleber Becke

Em 2017 mais de 175 bilhões de downloads foram feitos na App Store e Google Play e o mercado de aplicativos gerou mais de US$86 bilhões (sem levar em consideração Ads e commerce). Vamos explorar um pouco o cenário global de aplicativos, falar de tendências para 2018 e tentar entender para onde está caminhando esse mercado gigantesco!

14:10 às 15:00 Uma história de sucesso entre Mobile e Backend: Pagando a dívida técnica e melhorando qualidade do produto.
Thiago Luiz / Lucas Cassiano Ferraz Paolillo

Trabalhar com dívida técnica não é uma tarefa fácil, porém é possível conseguir resultados surpreendentes tendo uma visão mais quantitativa sobre o tamanho da dívida e montando uma estratégia orgânica e estruturada de recuperar a qualidade de um projeto com ferramentas e workflows ágeis para pagar a conta. Nessa talk vamos contar uma história sobre como criamos um ecossistema de alta confiança para que nosso App mobile pudesse crescer e ter sucesso!

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 10 coisas que todo app de sucesso deve ter
Gustavo Torrente

Criar um aplicativo não é um bicho de sete cabeças, pois é possível aprender as linguagens e ferramentas necessárias para um bom projeto. O desafio é desenvolver um App que cumpra todas as competências de sucesso e atraia a atenção do usuário em meio a tanta variedade e opções.

Digital Wallets - Segurança, inovação e tendência
Isabela Terribili

Descubra sobre a tokenização e seu funcionamento essencial na segurança de dados e transações. O que são digital wallets? Quais são suas influências e habilidades no domínio de pagamentos? Como um pagamento digital com cartão de crédito opera por meio de um aplicativo mobile? Aprenda a integração básica com Google Pay e Apple Pay.

16:40 às 17:30 Precisamos falar sobre Visual Studio App Center
Letticia Nicoli

Se você trabalha com desenvolvimento mobile já deve ter visto a quantidade de ferramentas disponíveis no mercado para instrumentar e/ou automatizar sua aplicação, seja ao realizar build + release, acompanhar a aderência dos usuários ou até mesmo bugs ocorridos no app. Gerenciar tudo isso em vários lugares diferentes parece um pesadelo mas temos uma forma de solucionar isso com o Visual Studio App Center! Nessa palestra, irei apresentar como alcançar uma melhoria contínua desde o desenvolvimento até após o lançamento de sua aplicação mobile utilizando os melhores recursos que essa ferramenta tem a nos oferecer.

Learn once, code anywhere
Felipe Costa / Rafael Martins

A OLX é o maior site de compra e venda do Brasil, recebendo mais de meio milhão de anúncios todos os dias e mais de 3 milhões de usuários por mês. Neste talk, vamos compartilhar um pouco da estratégia adotada pela OLX para aumentar a velocidade e consistência do desenvolvimento mobile multi plataforma, detalhando melhor as nossas motivações e contexto, as dificuldades que encontramos e, por fim, alguns resultados obtidos.

17:40 às 18:30 Case VC+: Como tornar seguro um aplicativo mobile payment sem penalizar a experiência do usuário
Marcio Rosa / CANDIDO SALES GOMES

Nessa apresentação falaremos do estudo de caso da fintech VC+, abordaremos o que fizemos para nos proteger e as principais lições aprendidas, assim como abordaremos o que não fazer. Demonstraremos também um Account Hijacking em um dos aplicativos mais conhecidos do mercado (anonimizado)

Criando um framework cross platform com Xamarin e C#
Marcelo Garcia

Nessa talk vou falar sobre como desenvolvi um framework multiplataforma com apenas um projeto utilizando o Embbedinator-4000 , que pluga tanto no projeto iOS quanto no Android, assim facilitando a manutencao e desenvolvimento.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, estudantes e entusiastas de desenvolvimento mobile.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Cícero Duarte da Silva
Cícero Duarte da Silva
Instituto de Pesquisas Eldorado
Cinthia Pineroli Galvão
Cinthia Pineroli Galvão
Instituto de Pesquisas Eldorado
Danilo Cleber Becke
Danilo Cleber Becke
Instituto de Pesquisas Eldorado
Felipe Costa
Felipe Costa
OLX Brasil
Isabela Terribili
Isabela Terribili
Itaú Unibanco
Marcelo Garcia
Marcelo Garcia
Zap Imóveis
Marcio Rosa
Marcio Rosa
VC+ FACILITADOR DE PAGAMENTOS S.A.
Paula Moura
Paula Moura
Banco do Brasil
Rafael Martins
Rafael Martins
OLX Brasil
Thiago Luiz
Thiago Luiz
Saraiva Educação

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial