TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Modern Web Venha conferir as tendências da Web moderna

Se você é entusiasta, profissional, estudante ou todos juntos, não importa! Esta trilha vai te oferecer uma visão de tudo que está acontecendo no mundo Web, tanto no Backend quanto no Frontend!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Programação funcional com Javascript - Seu código conciso sua aplicação mais performática
Claudiney Junior

A web moderna tende à programação funcional e javascript está dominando o mercado, vamos ver vantagens da programação funcional e como podemos aplicar isso no desenvolvimento javascript. Como pensar de maneira funcional, seus princípios e exemplos de programação funcional com javascript em um hands on.

Por que GraphQL não é a solução de tudo?
Cleber Campomori

É fato que o GraphQL veio para ficar, já que este soluciona uma série de pontos que tecnologias como o REST e o SOAP não conseguem naturalmente lidar muito bem... Mas, será que o GraphQL é realmente a solução para todos os problemas que você tem com suas APIs?

11:10 às 12:00 Para onde caminha a Web?
Leandro Guarino de Vasconcelos
As pessoas vivem na Web e nós precisamos aprender como elas se comportam e quais são seus interesses. Precisamos entender que a Internet deixou de ser uma rede de computadores e passou a ser uma rede de pessoas. Agora, temos a geração da exclusividade. Então, por que fazemos o mesmo site e a mesma interface para todas as pessoas? A palestra resume o que vem por aí na Web e traz conceitos de Web Adaptativa, Web Mining e uso de logs para análise do comportamento do usuário.
12:10 às 13:00 Minha API deve ser Rest?
Everton Emilio Tavares

No início o XML era predominante nas API's, com SOAP. Com o Rest surgiu também o JSON, que agora é a opção preferencial. Mas será que ele é a melhor opção? Quando devemos considerar utilizar outras formas de moldar nossa API?

Nessa palestra iremos ver o REST, alternativas de utilização com Protocol Buffer e FlatBuffers, alem de alternativas a ele, como GraphQL, Falcor, OData, jrGQL ou da criação do próprio protocolo.

Crie PWAs resilientes a falhas de conexão com a Internet usando Service Workers
João Ronaldo Del Ducca Cunha

Os Progressive Web Apps estão cada vez mais comuns e proporcionam uma melhor experiência do usuário quanto ao desempenho e também engajamento, permitindo que estes tenham acesso a recursos como Push Notifications, conteúdo Offline, entre outros. Muitos desses recursos tem sido viabilizados através do Service Worker, que está sendo disponibilizado nos Web Browser em conformidade com especificações definidas pela W3C em conjunto com as empresas que desenvolvem estes Web Browsers, como Google e Microsoft. Nesta palestra será abordado o conceito de Service Workers e também será demonstrado o uso dos recursos como conteúdo Offline e Push Notifications para PWAs.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Aprenda o poder dos observables e asynchronous data streams com RxJs em projetos Angular
Luiza Prata Soldi Passos

Se você está interessado, é porque já percebeu o grande aumento de quantidade de aplicações Angular usando RxJS ou Reactive X para Javascript. Nesta talk/apresentação mostrarei tópicos para que você possa começar a trabalhar em times ágeis utilizando Angular e RxJS: - RxJS Observables e Observers; - RxJS Subjects, Behavior Subjects e Replay Subjects; - RxJS Operators e - Vantagens e desvantagens do Reactive X. Ao final desta talk/apresentação você se sentirá mais confiante e confortável para utilizar código assíncrono, além de se divertir com essa biblioteca interessante!

Server side rendering com Vue.js
Igor Luiz Halfeld

Server side rendering é algo já realidade hoje, e quero mostrar como fazer isso com Vue.js que é um framework que já deixou de ser hype há um tempo. Vamos fazer o Server side rendering "a mão", configurando o webpack e usaremos também o Nuxt.js, que é construido em cima do Vue.js visando facilitar o SSR.

15:10 às 16:00 Blazor - C# rodando no navegador padrão, sem plugins e sem as mãos
Antonio Maniero

Entenda o que é, porque ele nasceu, como vive, o que ele come, como se reproduz...

O WebAssembly trouxe uma revolução para o frontend web e "nenhuma" linguagem ficará de fora. C# já está bem encaminhada.

Vamos entender como funciona e experimentar o que já está disponível para usar hoje e enriquecer seu SPA, PWA ou aplicações mais sofisticadas.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Levando a Performance de sua Web App a Sério
William Grasel

Aplicações Web estão crescendo cada vez mais em complexidade, fazendo muita coisa que até pouco tempo atrás só era possível em aplicativos nativos. Se bem otimizadas, nossas Web Apps podem carregar em poucos segundos mesmo nas piores conexões, algo que mesmo uma "Instant App" nativa jamais vai conseguir alcançar. Porém para que isso aconteça temos que entender de verdade o funcionamento da Web como plataforma, quais são as ferramentas e melhores práticas que estão disponíveis para garantir a performance de sua aplicação.

17:40 às 18:30 Servindo milhares de usuários com NodeJS, React, Redux e Docker na AWS.
Enio Lopes

Aqui na uSwitch nós estamos migrando uma de nossas maiores aplicações para NodeJS com React e Redux isomórfico.

Vou descrever como tem sido nossa jornada escrevendo e mantendo um projeto dessa magnitude, quais os principais desafios encontrados e o que poderíamos fazer diferente.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estudantes, Profissionais e Entusiastas do Desenvolvimento Web


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Antonio Maniero
Antonio Maniero
Jumbo Tecnologia e Gestão
Claudiney Junior
Claudiney Junior
Banco Original
Enio Lopes
Enio Lopes
uswitch
Igor Luiz Halfeld
Igor Luiz Halfeld
TC (tradersclub)
João Ronaldo Del Ducca Cunha
João Ronaldo Del Ducca Cunha
Instituto de Pesquisas Eldorado

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial