TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha NoSQL NoSQL, no Limits, lots of Fun!

Volumes de dados e capacidade de processamento como nunca vimos antes: essa é a nossa nova realidade e para tirarmos proveito disso, precisamos também de novas formas de armazenamento de dados.

O movimento NoSQL surgiu em 2009 para trazer novas opções de ferramentas e modelos de dados capazes de atender as necessidades de uma nova geração de aplicações.

Nesta trilha, iremos discutir diversas ferramentas NoSQL, tendências, as últimas novidades da área e como VOCÊ pode usar essa tecnologia para criar aplicações incríveis.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Top 9 mistakes to avoid when developing with NoSQL
Leonardo De Moura Rocha Lima / Otávio Santana

NoSQL databases are becoming popular and are used across several different uses cases in areas like finances, social media, recommendation systems and so on. It is very easy to start using NoSQL databases and develop a prototype that just works!

Bu when you move to production and start scaling your solution, hardships appear - and we've seen it happen time and again. Past experience with SQL databases, poor design and bad design fit are some of the reasons why developers face hurdles with NoSQL.

It doesn't have to happen with you! Come check the top 9 mistakes you should avoid making when working with NoSQL databases and REST assured that your move production won't come back to haunt you.

11:10 às 12:00 MongoDB 4.0 - Novidades diretas do MongoWorld 2018
Leandro Domingues

Venha conhecer as novidades dessa tão aguardada versão. Saiba mais sobre as transações ACID e todos os outros recursos disponíveis!

Extração de Dados na Web com MongoDB e Selenium
Renato Groffe

Nem sempre dispomos de bases de dados ou APIs REST públicas (ou mesmo privadas) para o consumo de informações relativas um tópico específico. Uma prática comum para superar tal barreira consiste na extração automatizada de dados de páginas Web, prática conhecida como Web Scrapping. Acompanhe esta apresentação para entender como o MongoDB e o Selenium WebDriver podem ser utilizados em conjunto na extração de dados presentes em páginas da Web.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Git muito além do controle de versão, uma alternativa para armazenamento de dados
Alexandre Porcelli

É difícil de encontrar um desenvolvedor ou projeto que não utilize Git. Não há a menor dúvida que essa poderosa ferramenta virou a queridinha da comunidade, pois além de ser extremamente poderosa, ainda conta com um ecossistema rico como por exemplo a rede social GitHub. Mas será que podemos tirar ainda mais vantagens desta poderosa e flexível ferramenta? Sim, podemos? e como podemos! Você sabia que o Git pode ser utilizado de diversas outras maneiras, entre elas como um banco noSQL? Git suporta nativamente o modelo de chave-valor, hierárquico e documentos com suporte a versionamento. Nesta palestra vamos explorar os internals do Git e explorar como, na prática, a plataforma Drools & jBPM é

14:10 às 15:00 Recomendação de Textos - Teoria e Prática com ElasticSearch
Allan Sene Oliveira

Um dos conceitos que conseguem ser mais simples e, ao mesmo tempo, complexo em Recuperação de Informação é a Recomendação de Textos com base em Conteúdo. Sistemas de Recomendação estão para todo lado hoje em dia, do Netflix ao Facebook.

Coisa que pouca gente sabe sobre o ElasticSearch, NoSQL que ganhou imenso espaço no mercado nos últimos anos, é uma ferramenta absurdamente parruda para Busca por Similaridade por Conteúdo.

Nessa palestra, explico de forma bastante intuitiva como funciona o TF/IDF, algoritmo mais usado para busca textual e também demonstro com um breve hands on como utilizar desse algoritmo pelo ElasticSearch.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Redis em Aplicações Críticas: Alta Performance e Muita Versatilidade
Luciano Sabença

Pouco a pouco Redis se tornou uma das nossas ferramentas-chaves para nossas plataformas críticas. A principal vantagem do Redis é sua performance e versatilidade: usamos ele como cache, database e lock distribuído. Com Redis nossas plataformas são muito mais resilientes e com alto throughput. Nessa talk, mostraremos como armazenar informações sobre mais de 160 milhões de telefones com menos de 1ms de latência. Além disso, mostraremos como usamos implementamos um load balancer com lock distribuído usando Redis.

16:40 às 17:30 Técnicas avançadas utilizadas por redes sociais que vão turbinar o seu projeto hoje
Elder Moraes / Otávio Santana

Sejamos honestos: a coleta de dados atualmente cresce a um ritmo assustador. Obter resultados a partir de volumes de dados tão grandes é um desafio cada vez maior.

Não há dúvidas que há um tipo de aplicação que faz isso com maestria: redes sociais. Muitas delas possuem bilhões de usuários gerando e consumindo dados a uma velocidade incrível.

Daí vem a pergunta: é possível fazer isso com a sua aplicação?

Nessa palestra você aprenderá técnicas avançadas utilizadas por algumas das maiores empresas do mundo para armazenar, analisar e obter resultados de massas de dados imensas.

Não importa o tamanho do seu projeto, você pode levá-lo a outro nível e deixá-lo pronto para a próxima onda! Hoje!

Dados no Mobile: da orientação a registros ao NoSQL
Marlon Bueno Bochi

O ano era 2001, o Java ME começava a dar as caras. Sua API fornecia meios de persistência de dados. Um dos mais usados era o Record Management System, um sistema baseado em registros. Até 2018 são mais de 15 anos de evolução. As plataformas acompanharam este processos e forneciam APIs para banco de dados relacionais desde suas primeiras versões (+- 2008). Porém, com o avanço do NoSQL o mundo mobile nos traz atualmente diversas soluções, frameworks e bibliotecas para uso de dados não relacionais no Android, iOS e outras plataformas mobile. O objetivo da palestra é apresentar essa linha do tempo, focando no hoje, com pequenos snippets e demos curtas para salientar o poder no NoSQL no Mobile.

17:40 às 18:30 Otimizando análise de logs e rastreamento de usuários utilizando Grafos
Diego Silva
O desenvolvimento de um software é uma tarefa muitas vezes complexa, mas quando ele já está em produção tudo pode acontecer, principalmente quando as funcionalidades são desenvolvidas por equipes grandes e heterogêneas. Dependendo da gravidade do problema, teremos que recorrer aos arquivos de log, muitas vezes com milhões de linhas. Nesta palestra será apresentado um estudo de caso real em que utilizamos a modelagem dos dados utilizando grafo e o banco Neo4j para otimizar as buscas e a rastreabilidade de usuários no uso do software.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquiteto de dados, desenvolvedores e interessados em NOSQL.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Diego Silva
Diego Silva
Universidade Federal de Uberlândia
Leandro Domingues
Leandro Domingues
Cluster Consultoria
Renato Groffe
Renato Groffe
Microsoft

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial