TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Quarta Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.



Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O poder da abstração - Desfios técnicos e culturais na mudança de paradigma de OPS para DevOPS
Daniel Requena

A tecnologias que sustentam a cultura de trabalho DevOPS mudaram drasticamente as expectativas das áreas de negócio, mas como chegamos nesse ponto? Nessa apresentação, vamos falar sobre como a abstração revolucionou todas as áreas do conhecimento, em especial o desenvolvimento de software e mais recentemente o mundo de infraestrutura. Nesse novo cenário de abstração, quais os desafios profissionais, técnicos e principalmente culturais para um "Sysadmin Raiz" virar a página de OPS para o DevOPS?

11:10 às 12:00 Desenvolvimento moderno de aplicativos Android: um guia [quase] completo
Nelson Glauber

A plataforma Android evolui a uma velocidade incrível, trazendo cada vez mais recursos para os usuários. Com isso, a complexidade dos aplicativos vem crescendo e cria-los está sendo uma tarefa cada vez mais desafiadora. Por essa razão, novas técnicas, ferramentas e APIs são lançadas frequentemente visando aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos aplicativos desenvolvidos. Nesta apresentação veremos as abordagens mais atuais e as principais mudanças na forma de implementar aplicações Android de modo a torná-las mais robustas, performáticas e manuteníveis.

12:10 às 13:00 Gerenciamento de dados nos micro-serviços do iFood
Matheus de Oliveira

Arquiteturas com micro-serviços está cada vez sendo mais usada, mas a parte de gerenciamento de dados entre os micro-serviços ainda é um tema complexo. Como fazer a movimentação de uma arquitetura monolítica para micro-seviços? Como tratar a camada de dados?

Vou apresentar a experiência do iFood, e como a divisão em micro-serviços tem nos ajudado a escalar o ambiente de forma a suportar o equivalente à uma Black Friday para muitos e-commerces, mas toda semana.

Veremos os desafios e problemas que enfrentamos, como fazemos para trocar mensagens e dados entre diferentes serviços, e um pouco das tecnologias de dados usadas como PostgreSQL, Kinesis, Redis, ElasticSearch, entre outros.

13:10 às 14:00 12-factor apps: Boas práticas na construção de serviços
Graziella Bonizi

Como desenhar uma solução de serviços pronta para produção? Que decisões relacionadas à arquitetura e DevOps deveria ser tomadas no início do projeto para que seu ciclo de vida seja eficiente? Mostrarei um exemplo de aplicação utilizando .Net, Docker e Azure respeitando os princípios da metodologia de 12 fatores para construção de serviços: (1) Codebase, (2) Dependencies, (3) Config, (4) Backing services, (5) Build, release, run, (6) Processes, (7) Port binding, (8) Concurrency, (9) Disposability, (10) Dev/Prod parity, (11) Logs e (12) Admin Processes.

14:10 às 15:00 Futurismo Estratégico para Inovação Acelerada
Jaqueline Weigel

Inovar virou transformar. Considerar tendências e mega tendências, criar projetos de inovação estruturados e sequenciais com base na criatividade coletiva é o desafio de todos os negócios atuais. Olhar para o futuro exige técnica e antecipar-se a ele preparo. Esta é a proposta deste curso: COMO trazer o futuro desejado para o presente real.

Como a disciplina e os métodos de Foresight e Prospectiva Estratégica podem auxiliar empresas a anteciparem o futuro. O contexto da mudança no mundo, o impacto nos negócios e a nova era digital e pós digital.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Big Bang e Agile: é possível que essa união funcione?
Andre Nascimento

Pare e reflita, como agilista você consideraria transformar toda uma organização ou área de uma só vez? Você consideraria realizar um piloto com mais de 100 pessoas como ponto de partida? E mover 1000 pessoas em mais de 5 andares de um edifício em um mês?

É, parece caótico, não? Mas as vezes é a melhor forma de fazer !!!

Como agilistas somos adeptos do mindset de inspeção e adaptação. E nossa forma de pensar, nosso DNA, começar pequeno, iterar e crescer de forma orgânica. E é como temos visto a boa parte das empresas fazendo. Mas e se pequeno significar 70+ equipes com disciplina e práticas básicas que bastam a cultura e ajudam a desenvolver? E se isso pudesse funcionar?

16:40 às 17:30 Priorização: A regra do jogo
Andre Bueno

Como priorizar grandes projetos em seu portfólio envolvendo vários intervenientes ao mesmo tempo? E sem que vire um grande circo? Vamos ver um estudo de caso de uma empresa do mercado financeiro, onde ouvir mais 100.000 clientes e stakeholders virou um divertido jogo, e sem martírios.

17:40 às 18:30 Como desenhar conversas para chatbots?
Caio Felipe Pereira Calado

O que pode ser diferente na criação de um chatbot? Para entender mais sobre o conceito de chatbots, precisamos entender melhor as conversas em sua essência, ou melhor, em sua cibernética como um todo: ?onde temos um objetivo e precisamos ter ações para conquistá-lo? (PANGARO, Paul). Conceito fundamental para a criação de chatbots.

Trabalhar com interfaces conversacionais é um desafio constante. Desenhar conversas exige ir um pouco além do digital para entender as pessoas e as suas jornadas.

Durante esta apresentação, vamos conversar sobre um processo enxuto de criação de chatbots e sobre as diferentes áreas que podem atuar na construção das conversas dos chatbots.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 265,00 /R$ 132,50 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.


Palestrantes desta trilha

Andre Bueno
Andre Bueno
AgileIT Coach Institute
Daniel Requena
Daniel Requena
Rivendel Tecnologia
Jaqueline Weigel
Jaqueline Weigel
W Futurismo

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial