TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha TDC4Women Mulheres compartilhando experiências para conquistar mais espaço na tecnologia

Vamos falar sobre o papel da mulher na tecnologia, trazendo histórias de sucesso de mulheres técnicas e/ou líderes das diversas áreas da tecnologia.

Incentivando mulheres a entrar nessa área e crescer para ocupar espaços de liderança.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Treinamento de liderança centrada e vieses inconscientes para mulheres do mercado de tecnologia
Stefanni Fernandes

Com base no "Diversity Matters", estudo publicado pela McKinsey o qual comprova que empresas com diversidade no seu quadro de funcionários performam 35% mais do que empresas sem diversidade, lançamos o treinamento de liderança centrada para mulheres, que envolve estudos de psicologia positiva e entrevistas com líderes das principais empresas do mercado. Neste treinamento, daremos foco em duas principais frentes: 1) Energização - onde apresentamos a importância de sabermos utilizar nossa energia para estarmos em alta performance e 2) Identificação de vieses inconscientes - onde através de exercícios, dinâmicas e dados, abordaremos a origem e como lidar com vieses inconscientes para mulheres

Agile Coach - Desafios que encontramos enquanto mulheres nessa carreira
Rafaela Fonseca / Monira Lima

Muitas vezes quando falamos dos desafios de mulheres na área de tecnologia pensamos apenas no desenvolvimento de software, mas sem dúvida, é muito mais do que isso. As posições de coaching e de liderança também têm suas particularidades e desafios que enfrentamos diariamente. Nessa palestra vamos abordar alguns problemas reais que vivemos no dia a dia do nosso trabalho relacionados ao fato de sermos mulheres e como podemos nos posicionar e mudar o mundo ao nosso redor. Além disso, também vamos trazer as experiências, comportamentos e valores que já vivenciamos em ambientes onde o espaço, o empoderamento e o respeito pela mulher estão cada vez mais em pauta!

11:10 às 12:00 Estamos ensinando o politicamente incorreto aos chatbots?
Maíra Fernanda de Araújo Santana / Carolina Tozzi

Os chatbots são robôs que simulam uma conversa com o usuário. Muitos serviços e negócios têm feito uso de tal, pois assim o processo de atendimento ao cliente se torna mais rápido. Técnicas de machine/deep learning são ferramentas utilizadas para refinação e melhoria da experiência dos usuários. Um dos pontos de fortaleza de chatbots, também pode se tornar um problema e chegar a resultados, no mínimo, indesejados. Em 2016, a Microsoft implementou uma IA que interagia com as pessoas no Twitter, mas em poucas horas as respostas de Tay passaram a ter discurso anti-semitas, xenofóbicos e misóginos. Nesta palestra, abordaremos efeitos de chatbots que se tornaram preconceituosos.

A representação do gênero feminino nos jogos digitais
Nágilla Regina Saraiva Vieira

Essa palestra tem como finalidade exemplificar como o gênero feminino é representado nas personagens de alguns jogos digitais através de imagens e vídeos. Para isso, serão trabalhadas o modo como as Representações Sociais do gênero feminino foram e são construídas nos jogos digitais, incluindo os movimentos femininos já existentes que problematizam essas representações, e também será abordada a maneira como a construção histórica desse gênero aconteceu em nossa sociedade.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Trabalhando com code review e pull request
Andriele Menegotto da Silva / Juliana Fernandes

Pull Requests & Code Reviews são práticas que podem ajudar um time a se manter coeso em termos de arquitetura, manter um nível alto de qualidade de código, compartilhar contexto e adotar cultura de Open Source interno. Nesta palestra nós vamos falar sobre como, em um time distribuído, saímos de um modelo de Trunk-Base Development workflow e adotamos a prática de trabalhar com Short-lived Branches, Pull Requests e Code Reviews. Contaremos um pouco sobre as ferramentas e boas práticas que utilizamos e sobre as vantagens de se trabalhar com Pull Requests.

Tech Recruiter ou Ativista? Como participar das comunidades me fez trabalhar melhor
Andreza Rocha

No imenso mar de oportunidades na área de TI, como criar, manter e desenvolver relações positivas com as Comunidades? Vou apresentar como participar ativamente me fez ter mais empatia e melhorar os processos seletivos tornando-os mais inclusivos e respeitosos.

14:10 às 15:00 Mulher Negra e a Tecnologia da Informação
Caroline Dantas

Pode não ser coincidência não ter mulheres negras presentes em eventos de tecnologia. Mesmo ocupando uma grande parcela da população, vemos que esse estrato da sociedade não ocupa esses espaços. Vamos discutir o porque isso acontece e como não mudar a base do problema nos distancia da solução para uma sociedade mais igualitária.

QA 4Women - Porque Qualidade também é coisa de mulher! <3
Mariana Elisa Moisés

Irei falar sobre a carreira em QA, como começar ou migrar pra área, desmistificar o que um Tester/QA faz, os fundamentos da Qualidade de Software e formentar a vontade de mais mulheres optarem pela carreira técnica!

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Elas por Elas: a experiência de inspirar meninas a seguir na área de Computação
Erika Pessoa

Discutir sobre a baixa participação de mulheres nas áreas tecnológicas é necessário, mas precisamos avançar. Já passou da hora de focarmos em ações que permitam mudar esta situação. E essa mudança passa pela participação de mulheres e homens em iniciativas que promovam o engajamento de meninas, ainda em idade escolar, em projetos ligados as áreas de TI. Se você já pensou em ser uma atriz ou um ator nesse processo e ainda não sabe como, venha conhecer a experiência de inspirar meninas a seguirem na área de computação através da participação no Technovation Challenge.

Desenvolvimento Full Stack @ OLX
Alicia Zavalis / DANIELA PACHECO S SOUTO MAIOR

O que é full stack e quais as habilidades necessárias para evoluir esse perfil?

Como é ser full stack na OLX Brasil?

"Show me the code!" - Of course, ma'am

16:40 às 17:30 Da periferia para tecnologia - Empodere-se
Inaray Sales

Através da minha história de vida, quero mostrar como as mulheres podem empoderar-se de conhecimento, autonomia financeira e muita, mas muita liberdade de ser quem quiser onde quiser. Mesmo nascendo na periferia, mesmo sendo abandonada e maltratada pelo pai por querer estudar tecnologia, mesmo sofrendo abusos emocionais dos homens da minha família, e sendo separada com um filho pequeno para cuidar. O céu não é o limite quando você quer alcançar a lua.

O que é esse tal de back-end e arquitetura de software?
Daniela Marques de Morais

Há poucas mulheres em tecnologia e muito menos nas carreiras de back-end, as mulheres estão cada vez mais ocupando cargos de UX/UI, front-end, testers e não em carreiras como engenheiras de software. Afinal, como é o dia a dia de uma pessoa desenvolvedora back-end e quais problemas ela tem que resolver?

Nessa talk será abordado alguns incentivos para que as mulheres ocupem cada vez mais os espaços técnicos e algumas dicas de como seguir nessa carreira.

17:40 às 18:30 Silenciosamente Poderosas
Sylvia Moss / Fernanda Araujo Fernandes

Qual a personalidade ideal para a um cargo? Vamos discutir sobre o espectro de introversão e extroversão e como os estereótipos interferem nas oportunidades profissionais. Pessoas introvertidas têm seus poderes e são essenciais nas equipes, muitas vezes em cargos de liderança. Pessoas como Marissa Mayer (Presidente e CEO da Yahoo), Bill Gates (Microsoft), Martin Fowler (ThoughtWorks) e Mark Zuckerberg (Facebook) são muito famosas na tecnologia e são declaradamente introvertidas. Após uma breve apresentação de conceitos, abriremos a discussão para trocarmos experiências e opiniões com a plateia, utilizando um formato de Fishbowl.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Mulheres da área de tecnologia e que querem entrar na área de tecnologia.


Investimento

presencial:R$ 132,50

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Andreza Rocha
Andreza Rocha
Nasc / BrazilJS
Carolina Tozzi
Carolina Tozzi
ThoughtWorks
Inaray Sales
Inaray Sales
Sandander Tecnologia
Nágilla Regina Saraiva Vieira
Nágilla Regina Saraiva Vieira
Universidade Federal de Uberlândia
Rafaela Fonseca
Rafaela Fonseca
Knowledge21
Sylvia Moss
Sylvia Moss
ThoughtWorks

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial