TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Aumentar a eficiência do negócio ou da organização, aproveitando as oportunidades que surgem e solucionando problemas que impedem a mesma de cumprir sua missão.

Seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios cada vez mais contribui para a melhoria do processo de criação de soluções de negócio baseadas em software, assim como a obtenção de melhores resultados focados em agregar valor com o mínimo de investimento.

É sob a análise destes temas, com palestras instrutivas no tema, aprendizados e casos de sucesso, que esta trilha propõe reunir quem se desafia a conceber soluções para problemas do dia-a-dia de indivíduos e organizações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como entender melhor o problema com o Lean Analysis Canvas
Marcelo Neves
Você conhece o Lean Analysis Canvas? É uma ferramenta que eu criei para a resolução de problemas e que tenho certeza que vai te ajudar a ser mais assertivo no dia a dia. Nem toda solução é software e nem só de software se faz uma solução. Venha conhecer o Lean Analysis Canvas e como utilizá-lo no dia a dia.
Como o mercado avalia e estima o ROI de projetos de BI e Data Science
Davidson Oliveira

Exposição geral sobre como as empresas estão tomando a decisão de investir cada vez mais em BI e Datascience em seus negócios e como isso está diretamente ligado ao ROI de cada projeto. Sim, as métricas são importantes e mensuradas individualmente em cada empresa, como será apresentado em alguns cases.

11:10 às 12:00 Mindset do Analista de Negócios dentro Arquitetura Corporativa, técnicas poderosas na prática like a boss costurar no negócio
Fabio Oliveira de Lima
Precisamos entender o quanto a TI é fundamental para qualquer empresa, afinal ela prover a maior moeda do Século 21 que é a informação, TI promove toda a base de sustentabilidade para o negócio, mas como já afirmamos ela não pode e nem deve direcionar o negócio, para isso existe outros Frameworks que direcionam seus valores e como entregá-los. o Analista de Negócio tem um papel fundamental nessa grande torre de babel, seja ela quem com viés de business strategic ou TI, ele faz a liga e toda a prototipação + elicitação.
BACCM aplicado a idea de negócio
Alberto Vásquez
Aprenda como o BACCM pode ser usado como ferramenta para o empreendedor. Nessa apresentaç?o vamos compartilhar a experiência de uma incubadora de empresas.
12:10 às 13:00 BUSINESS INTELLIGENCE: a informação a serviço da estratégia
Izabella Bauer de Assis Cunha
Business Intelligence (BI) vem sendo aplicado há vários anos em empresas dos setores públicos e privados. A ideia é expandir o debate da aplicação tecnológica do BI, para uma aplicação mais estratégica da informação e da inteligência competitiva, com exemplos reais.
Arquitetura do Negócio com ArchiMate
Antonio Plais
A Arquitetura do Negócio é uma das perspectivas da Análise de Negócios, como descrito no BABOK. A Arquitetura do Negócio modela a empresa para mostrar como as preocupações estratégicas das partes interessadas são atendidas e para suportar os esforços de transformação organizacional. Esta palestra falaremos sobre: - a Arquitetura do Negócio no contexto da Análise de Negócios - os conceitos do ArchiMate orientados para o negócio - exemplos práticos do uso da linguagem de modelagem ArchiMate na Arquitetura do Negócio
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Foque no problema e não na solução!
Alyssandra Ruggiero
Ao receber a missão de ir a um cliente que precisa da sua ajuda, um grande impace surge. No que eu devo me consentrar? Em buscar a solução do problema que o aflinge? Ou no problema em si? Vamos discutir um pouco sobre a importância do problema antes mesmo de se pensar na solução. E tentar entender o porquê que o foco no problema neste momento é tão importante até mesmo para se chegar na melhor solução!
O Diário de um PO (Product Owner)
Alexandre Marques Alves Silva
O Diário de um PO é um relato do dia a dia de um profissional de Tecnologia da informação exercendo o papel de Product Owner e os desafios enfrentados para desenvolver softwares com qualidade no menor tempo possível e gerando maior valor para o negócio. Ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre este profissional que vem ganhando notoriedade nos últimos tempos e que é fundamental para um produto de sucesso.
15:10 às 16:00 The PMI Business Analysis Guide - O Retorno
Rodrigo Neves
  • Netflix GP
  • Análise de Negócios para o Ger. de Projetos - Episódio 1
  • O Caminho do Ger. de Projetos
  • A Evolução da Espécie
  • Vamos à Arqueologia
  • Novos Desafios, Novas Soluções
  • The PMI Guide to Business Analysis, O Retorno - Episódio 2
  • Todo Heroi tem crise de identidade...
  • Áreas de Conhecimento
  • Grupos de Processos
  • Relacionamento com o Ger. de Portfólio
  • Fechamento com Charles Darwin
Carreira em Análise de Negócios, desafios do dia a dia e quebra de paradigmas
Otávio Policarpo de Melo

Esta apresentação busca abordar de maneira simples e descontraída o que é e quais são os principais ciclos da análise de negócios, quais são as competências relevantes para um analista de negócios e quais são os principais desafios encontrados no dia a dia (e suas possíveis soluções) dos profissionais que optam seguir por esta carreira.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Priorize com seu cliente as demandas de forma eficaz
Helal Ferrari

Deseja entender de maneira verdadeira a priorização do seu cliente utilizando a matemática? Objetivo dessa palestra vai ser apresentar uma técnica de como tornar isso realidade e de forma simples utilizando uma planilha. Quando você aprender a utilizar essa técnica você não conseguirá mais priorizar com seu cliente somente no "feeling" :-)

Event Storm para modelagem de negócios e definição de prioridades
Márcio Viegas / Lucas Gertel

Event Storm é uma técnica de modelagem de negócio que é feita em grupo de forma rápida e leve. Pouco apreciada devido a sua natureza caótica e intensa, essa técnica demonstra ótimos resultados na diminuição dos abismos de conhecimento do negócio em empresas que possuem processos complexos. Estimular a comunicação e a participação das pessoas de negócio são objetivos da técnica; que possui como resultado a definição da principal prioridade do negócio no momento atual.

17:40 às 18:30 A transformação digital do tradicional para o exponencial
Guttenberg Ferreira Passos
Muitas organizações adotam abordagens tradicionais para suportar suas capacidades de negócio, mas para sobreviver no mundo digital elas terão que se reinventar, com novos modelos de negócio, processos e pessoas. Nesse contexto a Inteligência Artificial contribui para melhorar e expandir os sistemas de serviços, estabelecendo os algoritmos que subsidiarão o processo de tomada de decisão. É preciso mudar a forma como os líderes pensam, construir suas capacidades baseadas em novas características e garantir que a força de trabalho desenvolva competências inovadoras, usar Machine Learning para ajudar a liderar as Transformações Digitais das organizações do tradicional para o exponencial.
Keep Talking and Nobody Explodes: Trabalhando a Comunicação com o PO e o Time
RAFAEL T SANTOS

Você está segurando uma bomba em suas mãos e só tem 5 minutos para desarmá-la. Você não faz parte de nenhum esquadrão antibomba, porém tem a seu dispor, um time de especialistas que possuem os manuais de desarmamento de todas as bombas do mundo. A única coisa que vocês precisam fazer é se comunicar bem, para que todos os módulos sejam desarmados e ninguém saia ferido!

Nesta dinâmica, iremos rodar uma partida do jogo Keep Talking and Nobody Explodes com a plateia e depois iremos discutir sobre alguns aspectos de comunicação (bons e ruins), que são tão importantes na conversação entre o PO e o Time, para um bom entendimento do negócio que estamos desenvolvendo.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Negócios (AN), Product Owners (PO), Analistas de Requisitos, Analistas de Sistemas, Gerentes, Arquitetos de Solução e Negócio, Empreendedores e Desenvolvedores.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alyssandra Ruggiero
Alyssandra Ruggiero
Thoughtworks Brasil
Antonio Plais
Antonio Plais
Centus Consultoria
Davidson Oliveira
Davidson Oliveira
Localiza Hertz
Lucas Gertel
Lucas Gertel
AvenueCode
Marcelo Neves
Marcelo Neves
CANAL VALOR
Márcio Viegas
Márcio Viegas
Avenue Code
RAFAEL T SANTOS
RAFAEL T SANTOS
GovernançaBrasil S/A
Rodrigo Neves
Rodrigo Neves
RBN Consultoria e Treinamento

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira