TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud e Containers Otimizando ambientes com maior desempenho

As palestras tratarão de ambientes e soluções voltadas a Cloud para otimização e ganhos no ambiente alinhados ao negócio e a otimização e desempenho com conteinerização de ambientes.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Cloud Native Computing Foundation - A Mantenedora do Kubernetes
Paulo Alberto Simoes
Nessa sessão vamos conhecer a CNCF - A Cloud Native Computing Foundation - a Fundação Open Source mantenedora do Kubernetes e de diversos outros projetos muito importantes para as solução nativamente projetadas para Cloud.
11:10 às 12:00 Liberte sua arquitetura com "cloud native"
André Paulovich

Nesta talk vamos discutir as vantagens e implicações de aderir ao modelo de arquitetura baseado em "Cloud Native", com um chassi de aplicações inteiramente construído com base em recursos opensource, onde nos responsabilizamos por desenvolver todos os mecanismos de scale e resiliência. Mas em contra partida temos liberdade de mover nossa infra-estrutura com pouco ou nenhum esforço entre provedores de nuvens (Azure, AWS, Google e etc), "virando o jogo" comercial dos custos de infra.

2 principais motivos pelos quais você precisa ter um backup do seu ambiente
Bruna Grellt

Se hoje você sofre uma indisponibilidade na sua operação, causada pela sua infraestrutura de TI, qual a previsão de retomada da sua operação? Nesta palestra vou apontar os 2 principais motivos pelo qual você precisa ter uma cópia de segurança dos seus dados, as ferramentas de mercado que podem te ajudar nesta estratégia e algumas dicas.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como eu reduzi cerca de 50% de custo de Cloud em 3 meses!
Flávio Pimenta

Com ações culturais, monitoramento, testes de performance e uso de containers eu reduzi em cerca de 50% o custo de uma conta de cloud em menos de 3 meses. Nesta jornada eu apresentarei ações executadas com relação a conta da AWS detalhando as principais ações culturais e técnicas que trouxeram este resultado: * Uso de tags para billing e organização dos projetos; * Monitoramento de ociosidade reduzindo e agrupando recursos não críticos; * Substituição de vários workloads em BeanStalk para Clusters de Containers em ECS * Revisão da arquitetura de alguns componentes e produtos * Evangelização dos profissionais com nivelamento de conhecimento entre performance e custo.

14:10 às 15:00 Construa suas funções usando Docker
Victor Shinya
A arquitetura Serverless está ganhando espaço em novos projetos. Mas ainda muitas plataformas não suportam linguagens na construção de Functions nativamente. Conheça as linguagens suportadas e veja como criar Functions usando linguagens, como C/C++, com o uso do Docker.
Multi-Stage Build - O milagre da subtração de imagens
Cristiano dos Santos Diedrich

Existem diferentes formas de se criar uma imagem Docker, algumas delas bem rápidas, outras nem tanto, mas no final das contas o que mais interessa a todos, é o tamanho final de cada imagem. Mas por que isso é tão importante? Como gerar imagens menores? Onde isso impacta? Bem, essas são algumas das dúvidas que serão respondidas ao longo da apresentação, assim como veremos na prática algumas técnicas que podem ser utilizadas para ajudar nesse objetivo.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Kubernetes Design Patterns: Padrões para melhorar o desenvolvimento de suas aplicações Cloud-Native
Ricardo Martinelli de Oliveira

Conheça alguns dos design patterns criados para resolver problemas ao projetar aplicações para rodar no ambiente Kubernetes. Além disso, você irá ver algumas aplicações práticas para cada um deles.

16:40 às 17:30 Elasticsearch na OLX: projeto, operação e manutenção de clusters de alta performance
César Lawall / Vinícius Campos

Nesta apresentação falaremos de como alguns times da OLX estão projetando, operando e mantendo clusters de ElasticSearch. A OLX possui alguns clusters, cada um com perfil de uso e objetivos diferentes. A ideia desta palestra é transmitir aprendizados, boas práticas, problemas identificados e soluções para cenários de uso do ElasticSearch.

Durante a palestra dissecaremos os conceitos e estruturas e exemplificaremos cenários de falhas e deterioração de desempenho mais comuns, sempre fazendo um paralelo e apresentando as soluções e alternativas para cada caso.

Tudo o que você verá é baseado na nossa experiência no mundo real, atendendo mais de 7 milhões de usuários únicos por dia.

17:40 às 18:30 Mantendo seu código de infraestrutura com o Terragrunt
Flaudísio Tolentino

Não é de hoje que o Terraform se destaca como ótima ferramenta para implementação de Infraestrutura como Código; mas, em pouco tempo, manter e evoluir um projeto com vários ambientes pode se tornar algo custoso e suscetível a erros. Para isso, o Terragrunt será apresentado como uma possível solução para maior confiabilidade e DRY de seu código do Terraform.

EFK - mais uma peça no quebra-cabeça dos logs
Eduardo Neves
Nessa palestra vou abordar como o FluentD pode te ajudar a dar mais fluidez no seu fluxo de dados e logs e como ele se encaixa em um ecossistema usando Elasticsearh e Kibana!
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todos os níveis profissionais (Iniciante, Intermediário, Avançado) seja Dev, Data ou Infra.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

André Paulovich
André Paulovich
ION Sistemas
Eduardo Neves
Eduardo Neves
Papo De Sysadmin
Flaudísio Tolentino
Flaudísio Tolentino
Mandic Cloud Solutions

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira