TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha .Net Uma única plataforma para qualquer solução!

O .NET Framework se tornou uma plataforma aberta que nos permite desenvolver soluções para deversos segmentos, sistemas operacionais, dispositivos.

Venha ver de perto todo o poder desta óptima plataforma, suas grandes possibilidades e tudo o que ela nos fornece para a entrega de valor e soluções excelentes, constantemente!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Arquitetura de Microserviços assíncronos com DotNet Core e RabbitMQ
Felipe William Caputo
Veremos como o uso de microserviços em conjuto com soluções de mensageria usando DotNet Core WebApi em conjunto com o RabbitMQ podem agregar mais resiliência, performance e facilidade na construção de arquiteturas orientadas a microserviços, com casos de uso reais na Softplan. Serão apresentados rapidamente os conceitos do AMQP e CQRS para melhor entendimento da base da arquitetura, passando em seguida pelas bibliotecas usadas e alguns exemplos objetivos de como é simples e poderosa a união de ambas as tecnologias
11:10 às 12:00 .NET funcional com F#
Cleber Campomori

O que é, afinal de contas, o tal do paradigma funcional que todo mundo vem falando ultimamente? Nesta palestra, vamos discutir algumas características interessantes e o porquê de as linguagens funcionais estarem ganhando tanto mercado ultimamente. Toda essa análise será baseada no "braço" funcional do .NET: o F#, uma linguagem construída para ser majoritariamente funcional e que vem ganhando cada vez mais popularidade.

Asp.Net Core 2.2 & GraphQL for .Net
Tuerê Pinto
O poder do GraphQL junto ao Asp.Net Core 2.2 na integração e construção de API's. Levando ao usuário a repostar mais correta a sua pergunta.
12:10 às 13:00 C# no navegador? Conheça o Blazor!
Vinicius Mussak
Já ouviu falar do Blazor? Então venha pra essa talk descobrir como rodar HTML e C# no front-end!
Desacoplando soluções com Mediatr
BRUNO GOUVEA ROLDAO
O objetivo da palestra é demonstrar como podemos modelar aplicações e padrões de projetos utilizando o padrão de projeto Mediator, implementado em .net através do projeto open source Mediatr. Será demonstrado o objetivo do padrão de projetos mediator, como a sua implementação Mediatr funciona, como desacoplamos soluções e implementamos padrões dessa forma e sua importância em um cenário de arquitetura orientada a eventos e/ou microserviços. Serão demonstrados os seguintes padrões em Mediatr: - Command Pattern - Domain Event Pattern - Validator Pattern
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Implementando Métricas e Healthcheck em aplicações .NET
Fabricio Veronez
Cada vez mais precisamos nos preocupar com a saúde de nossas aplicações e saber, em tempo real, como está o seu comportamento. Nessa apresentação, vamos descobrir como criar uma stack 100% opensource para inserir métricas e healthcheck em nossas aplicações.
15:10 às 16:00 Poucas linhas de código para o time, mas uma falha grande para o cliente
Gabriel Schmitt Kohlrausch
Era para ser apenas uma funcionalidade simples, realizar um pagamento através de um gateway (API REST). Contudo, os clientes estavam notificando que alguns pagamentos ficavam como pendentes, outros não recebiam o e-mail de confirmação e outros estavam reclamando que o pagamento apareceu na fatura, mas no sistema consta como pendente. Qual segredo essas linhas de código estavam escondendo? Juntos vamos analisar as inevitáveis falhas que podem acontecer no código e como podemos tratar essas falhas!
Automatizando testes em código .NET legado
Matheus Araujo
Você já trabalhou com código legado? Já teve medo de mudar uma função que ninguém entende por que funciona? Já pensou em quebrar aquele monolito de 3000 linhas por arquivo? Gostaria de implantar TDD nesse código? Não sabe como começar? Calma, respira, vou te mostrar uma jornada para tornar isso possível.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 AI para Desenvolvedores .Net
Angelo Luis Rodrigues da Silva / Thaissa Bueno Sanches

Nessa palestra você vai aprender como adicionar Inteligência Artificial aos seus aplicativos .Net utilizando os Serviços Cognitivos da Microsoft e o framework para Machine Learning ML.Net

17:40 às 18:30 Flexibilizando pagamentos com uma abordagem em serverless.
Gibran Geraldo Silva
Sabe aquele momento em que recebemos um requisito de última hora para adicionar uma nova forma de pagamento para uma aplicação, pois é, tenho certeza que todos nós aqui já passamos por isto, ou é mentira? Nesta palestra iremos percorrer o caminho em que isto aconteceu e como uma solução inicialmente desenhada utilizando azure functions possibilitou uma resposta rápida a esta necessidade com baixo impacto e risco. Serão apresentados as batidas de cabeça, as pedras do caminho e os escorregões tomados, mas veremos também, as escolhas tomadas e onde chegamos com estas decisões.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 15 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos de software, QA e entusiastas da plataforma .NET


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Gibran Geraldo Silva
Gibran Geraldo Silva
Pottencial Seguradora
Matheus Araujo
Matheus Araujo
dtidigital
Tuerê Pinto
Tuerê Pinto
Itaú Unibanco SA

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira