TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Gestão de Produto Para os apaixonados por oferecer produtos que encantam e entregam valor aos usuários!

Gestão de Produtos é um assunto novo e que tem chamado a atenção de diversos profissionais, e nesta trilha dedicada à esse assunto vamos falar juntos sobre todas as áreas que permeiam a o ciclo de vida dos produtos: discovery, elaboração, desenvolvimento, UX, validação, ativação e muito mais!

Vamos ainda falar de ferramentas, boas práticas e compartilhar experiências para o fortalecimento dessa área que permeia o marketing, comercial e desenvolvimento e que tem por objetivo oferecer produtos que encantam e entregam valor aos usuários.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Research is the new black
Pedro Vargas / Nicolas Martínez Sala
Uhum, Research is the new black. E não vemos isso mudando tão cedo. Quanto mais o tempo passa, vemos que as equipes ligadas a "Pesquisas" (UX Research, User Research, etc.) formam parte de um cluster que vem ganhando ainda mais força no mercado. Nesta palestra vamos compartilhar a trajetória da equipe de Research da Nuvem Shop; da sua criação dentro da equipe de Produto, até os desafios atuais. Se na sua empresa já existe uma área similar, vai ser um momento para você criticar sua atuação e compartilhar experiências. Se sua empresa ainda não teve esse "click", você vai sair com uma ideia de como pode facilitar sua criação e desenvolvimento.
Como derrubar uma campanha publicitária com Design Research
Isabela Miranda / Luciana Martins
Nesta palestra vamos contar como foi possível convencer uma área de uma empresa de telecom a desistir de uma campanha que já estava paga (em horário nobre na televisão) com insumos de design research. É marketing ou Inovação? Nada disso, é sobre entender o usuário, lançar o produto, e desistir da campanha. Contaremos como áreas distintas podem trabalhar juntas com design research e modificar a proposta de um produto com dados e iniciativa.
11:10 às 12:00 Adotando práticas contínuas de Product Discovery
Mario Baumgartner

A descoberta contínua de produtos é a próxima evolução de como criar produtos que agregam valor de fato aos clientes e ajudam as empresas a alcançarem suas metas e objetivos. Esta palestra trás o estudo de caso da Conta Azul e como adotamos essas práticas em um de nossos produtos. Ao invés de realizar uma ?Fase de Descoberta de Produto?, onde elaboramos várias semanas de itens validados de backlog de produtos e os entregamos à engenharia, iremos através desta palestra, incentivar as equipes a fazer descobertas contínuas de produtos - onde estamos constantemente identificando, validando e descrevendo novos itens de backlog de produtos.

Como evoluir soluções B2B do continuous discovery ao continuous delivery
Luiza Pais Corrêa / Thiago Luiz
Como time, acreditamos que quanto mais cedo lançarmos nossas ideias mais rápido validaremos nossas hipóteses. Com base nesse princípio, adotamos um novo mindset baseado em experimentação que possibilitou melhorias significativas no processo de “Discovery” e “Delivery”. Esse novo modelo foi estruturado com base em três pilares: foco no cliente, ciclos curtos e colaboração. O foco no cliente diz respeito sobre observar e ouvir nossa persona semanalmente. Ciclos curtos trata da entrega de valor regularmente e aprendizagem contínua. Colaboração reforça a necessidade de todas áreas envolvidas com o produto para discutir melhores soluções.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Lean Market validation - evitando que seu produto morra antes mesmo de nascer!
Poliana Pires
Construí o meu MVP. E agora, é só lançar? A verdade é que não importa se o seu produto parece bom, bonito e o quanto você gastou para colocar ele no ar se não existe mercado para ele! Nesta palestra, através de metodologias amplamente testadas pelo maior Startup Studio do Brasil, você irá conhecer uma abordagem lean para a validação do mercado de um novo produto, evitando um dos maiores motivos de falha de qualquer startup!
Expectativa vs Realidade – A construção de um produto na prática
Isadora Serpa
Vou compartilhar como estamos construindo do zero o novo App Mobile do Sicredi, instituição financeira centenária que está vivendo a transformação digital. Vou contar de que forma estamos implementando técnicas como: Design Sprint, Lean Inception, pesquisa com usuário, prototipação entre outras, destacando na prática os aprendizados, erros e acertos durante o processo. Além disso, vou falar como validamos hipóteses e geramos aprendizados com pequenas entregas de valor.
14:10 às 15:00 Tracking 101: Know what your users are doing
Wil Fernandes
Using Digital Analytics we can track what online behavior led to conversions and use that data to make informed decisions about how to reach new and existing users. At this presentation, we'll learn how to implement a basic tracking, understanding the concepts behind Google Analytics and Google Tag Manager, and how to create a strong architecture to track what your users do.
Respeite os Dados: O mantra que mudou a forma de desenvolver produtos na Hotmart
Bruno Andrade
Na medida que um time ganha maturidade a necessidade de tomar decisão baseada em dados se torna eminente. Focar em KPIs para direcionar um negócio é de fato importante mas no dia a dia, uma série de pequenas escolhas são feitas e embasa-las em dados é a melhor chance que temos de chegar lá. Entregar a todas as pessoas uma forma de consumir dados de maneira ágil e escalável é a maneira como a Hotmart tem feito para fazer com que até mesmo as pequenas decisões sejam feitas de olho nos números. Nessa palestra você verá como vem sendo o processo de desenvolvimento de produtos de acesso a dados para tomada de decisão em todas áreas da empresa transformando um mantra em um hábito.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Technical Product Management no Nubank
Vinicius Andrade / Alexandre Freire
Como é feita a Gestão Ténica de Produtos no Nubank? Discutiremos o que muda quando o seu principal cliente são as equipes de desenvolvimento de produto, como vincular os objetivos e metas dessas equipes com os da empresa, e outros desafios que temos que encarar.
SaaS B2B - Não tenha medo das "customizações", elas podem ser uma oportunidade.
Arthur Éden
Sabe aquele momento em que o time de vendas te aborda e diz que o maior cliente que a empresa está para fechar e precisa de uma customização para assinar o contrato? Toda pessoa de produto, principalmente quando estamos falando de SaaS B2B já passou ou ainda vai passar por isso. As customizações quase sempre são recebidas pelos times de produto e tecnologia das empresas de SaaS como um grande problema, porém, quase sempre existem possibilidades de melhorar o seu produto ou até mesmo criar novos negócios a partir dessas solicitações. Apresentaremos algumas possíveis soluções e exemplos de como lidar com as solicitações e transformá-las em oportunidades
16:40 às 17:30 Entendendo seu negócio a partir de DDD (Domain-Driven Design)
Haendel Sindra
Como utilizamos DDD (Domain-Driven Design) para reestruturar nosso modelo e criar o datalake Subscription Management da RD a partir de uma visão de produto. Iremos abordar: - Como a definição de contextos podem trazer clareza de negócio a partir de uma visão de produto. - Como utilizamos as premissas de DDD com foco na resolução dos problemas dos nossos clientes - Como tomar decisões de forma otimizada para escalar o produto a partir da simplicidade e desacoplamento de negócio.
Análise Kano - Uma ferramenta de priorização de features
Andlei Lisboa
A Análise Kano é uma ferramenta de Pesquisa com o Usuário que permite ao time de produto validar se determinadas funcionalidades são realmente desejadas pelos usuários. Com sua utilização, o time consegue visualizar, de maneira bastante pragmática, as perspectivas dos usuários sobre as funcionalidades do produto em dois aspectos: a satisfação e o sentimento. As respostas da pesquisa apontam as funcionalidades em 5 categorias: Anti-funcionalidade, de Performance, Indiferente, Atrativa e Obrigatória, contribuindo para que o time decida sobre a prioridade em desenvolvê-la ou não.
17:40 às 18:30 Transformando times de desenvolvimento mercenários em times de produtos missionários
Pablo Silva
O mundo do monopólio acabou já faz algum tempo. Num mercado altamente competitivo, o tempo que se tem para acertar é bem pequeno e pode ser questão de vida ou morte para as empresas. Por isso, times mercenários, isto é, aqueles que são focados em outputs e não em outcomes estão com os dias contados. Nesta talk, vamos contar a jornada que a Vindi passou para transformar os times de desenvolvimento mercenários em times de produtos missionários e o qual o impacto que essa mudança teve na empresa.
Gerenciando Produtos em uma Fintech com operação 100% remota
Fernanda Sozinho / João Gabriel Fraga
No mundo atual muitas empresas começam a adotar o modelo remoto ainda que parcialmente em suas operações. Muitas vezes a atuação estratégica das empresas muitas vezes continua on-site, por ser crucial a boa comunicação de todos ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos. Nessa palestra vamos contar sobre como a PayCertify, uma fintech americana especializada em processamento de pagamentos e prevenção de fraude, executa sua operação de produtos com 6 squads 100% remotos, envolvendo 40+ pessoas de mais de 5 países e fusos horários distintos, garantindo entrega de valor e excelência técnica.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019

10 às 19h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas que trabalham ou tem vontade de trabalhar como gestores de produto, curiosos que gostariam de entender mais como funciona e pessoas de marketing e comercial .


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Haendel Sindra
Haendel Sindra
Resultados Digitais
Isadora Serpa
Isadora Serpa
ThoughtWorks
Pablo Silva
Pablo Silva
Head de Produto
Pedro Vargas
Pedro Vargas
Nuvemshop
Poliana Pires
Poliana Pires
Take Blip
Thiago Luiz
Thiago Luiz
Saraiva Educação

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira