TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Go Quebrando paradigmas com Go

Na trilha Go iremos ter o privilégio de conhecer uma das linguagens que mais cresce no mundo, desenvolvida pelo Google em 2009 para resolver problemas de escalabilidade e concorrência, feita para criação de programas de alto desempenho e produtividade.

Mostrar que Go está bem próximo de todos nós podendo utilizar em nossos projetos do dia a dia.

Go quebra os paradigmas de linguagens de programação existentes, inovou criando as goroutines quebrando o conceito de threads gerando diversas polêmicas na comunidade de developers.

O objetivo da trilha é apresentar tudo isto para os gophers e novos gophers.

Amamos Go e não temos dúvidas que iremos contagiar todos vocês.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Overview On Go!
Jefferson Lima
Overview On Go! Irei apresentar o cenário atual das empresas que utilizam Go, o ecossistema Go, projetos desenvolvidos em Go, por que empresas cada vez utilizam Go, onde poderíamos aplica-la em nosso dia a dia mostrar alguns cases que desenvolvemos aqui na empresa e quais foram nossos resultados, mostrar por que Go é poderoso e quais suas vantagens de desvantagens. O objetivo desta apresentação é mostrar o novo paradigma quando o assunto trata-se de linguagem de programação e seus benefícios, e colaborar ainda mais para que todos possam conhecer Go.
INICIANDO EM GO
Diego Santos

NESTA PALESTRA VOU CONTAR COMO FOI PROCESSO DE ESTUDOS E COMO TA SENDO O PROCESSO DE TRABALHO COM GO. CONTAREI QUAIS AS DIFICULDADES QUE ENFRENTEI AO COMEÇAR A APRENDER GOLANG

11:10 às 12:00 Criando Rotas Parametrizadas em GO
Guilherme Caruso

Quando falamos de GO, logo nos vem a cabeça a ideia de códigos limpos e idiomáticos, porém, quando o assunto são routers o assunto muda. Pensando nisso, o desenvolvimento de uma biblioteca simples e idiomática passou a ser uma necessidade cada vez mais. Apresentarei o desenvolvimento de uma biblioteca independente para utilização de rotas parametrizadas, ampliando a utilização e escalabilidade de serviços REST em GO.

Será apresentado o desenvolvimento de uma biblioteca independente para utilização de rotas parametrizadas, ampliando a utilização e escalabilidade de serviços REST em GO

Golang + IOT funciona?
Guilherme Esteves

Se queremos criar aplicações rápidas, com multiprocessamento e tendo a segurança que uma linguagem compilada tem, damos preferência para esse "carinha" que vem ganhando o coração de muitos e que o mercado vem adotando muito bem, Golang! Nos dias de hoje é muito comum que tenhamos vários dispositivos interligados a internet e que facilitam muito a nossas vidas. E será que o conseguimos fazer algo para IOT utilizando golang? Talvez automatizar algo em nossa residência, como acender uma luz, abrir um portão... a imaginação é o limite! Nessa palestra demonstraremos que sim e utilizando uma Raspberry!

12:10 às 13:00 Benchmark Go vs Node em arquitetura Serverless
Arthur Bailão
Depois de decidir utilizar AWS Lambda para construir um serviço de processamento de Webhooks, fiz um benchmark entre Node e Go para decidir o ganhador. Vou mostrar o porquê de serverless, um pouco do código, o experimento e os resultados.
Ops pra Dev - O que aprendi com GO
Zandler Oliveira
Quero apresentar minha experiencia com a tranformação de devops para dev com golang. Os problemas enfrentados, a quebra no paradigma de não usar OO , modelo de deenvolvimento bem como atalhos que consegui atraves de tentativa e erro e ajudar da comunidade
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Um idioma genérico para testar qualquer pacote
Matheus Vinícius Andrade Oliveira Lucas
Testes unitários compõem uma das etapas mais importantes na construção de um projeto e felizmente Go nos oferece maneiras fáceis e práticas de testar nossas aplicações. Nesta palestra irei demonstrar um idioma de teste simples e bem expressivo, construindo um pacote http para requisições à APIs externas sem a necessidade de utilizar servidores genéricos ou pacotes de terceiros.
Fazendo sua primeira integração contínua com GoLang e Serverless
Julio Lustosa
Será apresentando de maneira prática de como fazer sua primeira integração contínua para automatizar tarefas de um microserviço em golang como por exemplo rodar testes, geração do binário e até mesmo fazer o deploy de seu microserviço para o AWS Lambda.
15:10 às 16:00 Processando arquivos csv com em Go usando GoRoutines
Eduardo Luttner

Esta palestra será para mostrar como tirar vantagem das GoRoutines para processar arquivos csv.

O Objetivo é mostrar o passo a passo de como utilizar channels para processar um arquivo que precisa de uma verificações externas assíncronas.

Identificando o Content Type de uma requisição
Fernando Fabricio dos Santos

Ao construir uma API algumas vezes caímos em situações que necessitamos identificar se o conteúdo de uma requisição é compatível com o header Content-Type enviado. O golang tem no pacote net/http uma função para realizar esta tarefa, chamada DetectContentType. Vamos ver como esta função foi implementada, entender o algoritmo de MIME Sniffing utilizado e suas particularidades, como também realizar alguns testes mostrando casos onde ela é e não é efetiva.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Monitore para Go e com Go
Marco Ollivier
Com o passar do tempo e a evolução das soluções, tem sido cada vez mais necessário que nossas aplicações e serviços estejam bem monitorados para garantir a qualidade do resultado que entregamos para os clientes. Nesta apresentação buscaremos ver boas práticas de monitoramento e como podemos coletar o maior número de dados possíveis das nossas aplicações Go em diversas soluções existentes no mercado.
Escrevendo testes unitários de smart contracts em Go
Júlio César da Serra Campos Filho
Existem diversos frameworks de testes para smart contracts desenvolvidos em Solidity, mas nenhum entrega uma experiência parecida com escrever testes em Go. A proposta é utilizar a checagem de tipos da linguagem desenvolvida pelo Google para criar testes mais seguros para smart contracts.
17:40 às 18:30 Explorando Go Modules
Eduardo Figueiredo Gonçalves

Go 1.11 e.12 incluem o suporte para Go Mods, o novo gerenciador de dependências de go que possibilita o versionamento explícito mais simples. Nessa talk pretendo fazer uma revisão sobre os principais gerenciadores de dependência que já passaram pela história de Go.

Domain-Driven Design applied on a Golang Microservice
Vinícius Garcia / Fabio Rodrigues e Souza
Building a good architecture is always a hard task, specially when deciding where you should draw the boundaries between the pieces of your code. After learning a little about DDD and inspired by a great article called "Standard Package Layout" written by Ben Johnson on Medium, our team was able to create a micro-service that is so easy to maintain and update that I now consider DDD to be key concept for writing a good code. In this talk I will explain our design decisions exemplifying them with samples of code and discussing the advantages we found when we needed to add new features and functionalities.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 15 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todos os apaixonados por tecnologia e simpatizantes.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Guilherme Caruso
Guilherme Caruso
QuintoAndar
Guilherme Esteves
Guilherme Esteves
magazine Luiza
Jefferson Lima
Jefferson Lima
s3wf solucoes web
Júlio César da Serra Campos Filho
Júlio César da Serra Campos Filho
Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Julio Lustosa
Julio Lustosa
Engenheiro DevOps
Zandler Oliveira
Zandler Oliveira
Squadra Tecnologia

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira