TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Mobile, Android e iOS O mundo em suas mãos

Estudos tem indicado frequentemente que já temos mais de um smartphone ativo por habitante, somente no Brasil. O brasileiro já acessa mais a internet através do celular do que pelo computador. Pouquíssimas pessoas ainda tem o hábito de parar na rua a espera de um taxi. Ninguém lembra mais o número daquele restaurante perto de casa para pedir comida delivery. Aplicativos de economia colaborativa, como os de motorista particulares, tem ajudado várias famílias a ter uma renda extra, ou até mesmo ter uma renda.

Como podemos ver, o mundo mobile está cada vez mais presente em nossa vida e esse é um caminho sem volta.

Tendo isso em mente, o objetivo dessa trilha é abordar um pouco sobre tudo relacionado ao mundo mobile, independente de plataforma ou linguagem.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Os 10 Segredos dos Aplicativos de Sucesso
Gustavo Torrente

Criar um aplicativo não é um bicho de sete cabeças, pois é possível aprender as linguagens e ferramentas necessárias para um bom projeto. O desafio é desenvolver um App que cumpra todas as competências de sucesso e atraia a atenção do usuário em meio a tanta variedade e opções.

Como turbinar seus testes A/B com Firebase
Reinaldo Moreira da Silva
Testes A/B são extremamente úteis para validar hipóteses. Quando usado com o Firebase, é possível obter um bom incremento na confiabilidade dos dados, na predição e na definição do público-alvo. Ele também viabiliza a seleção de amostras de usuários, de forma que o teste possa ser apresentado a apenas uma parcela dos seus usuários, entre outras vantagens. Desmistifique e veja como é simples porém poderoso testes A/B e como aplicar o Firebase para obter testes que agreguem valor. Essa é uma apresentação que você deve participar! Nela, vamos discutir sobre como utilizar o Remote Config para realização de testes A/B em mobile e como colocar esse sistema em produção.
11:10 às 12:00 The state of cross platform mobile development in 2019
Guilherme Castro

Nativo, Flutter, Kotlin Native, React Native, Xamarin, Aplicações Híbridas, PWA e etc. Atualmente existem inúmeras soluções para desenvolvimento cross-plataform, nessa palestra vou falar dos pontos fortes e fracos de cada solução e os contextos que devem ser levados em consideração para escolher a solução adequada para o seu problema.

12:10 às 13:00 Tornando seu app disponível para milhares de pessoas através da acessibilidade
Daiane Freira Santos / Jackson Smith Matias
Com o objetivo de conscientizar as pessoas da comunidade do problema de não criar software inclusive e demonstrar exemplos de sua utilização. Através dessa palestra desejamos que os os profissionais da tecnologia presentes entendam a necessidade do desenvolvimento de software acessível e do seu público atual de aproximadamente sete milhões de pessoas no brasil e mais de duzentos e quarenta milhões de pessoas no mundo, o impacto dessa inclusão e como solucionar esse problema.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Handling navigation using an event-driven Flow Coordinator
Alexandre Mantovani Tavares
Nessa palestra vou explicar brevemente o conceito de Flow Coordinator e apresentar uma das maneiras de simplificar a navegação em apps e aprimorar a reutilização de componentes, como View Controllers, usando um fluxo baseado em eventos.
Android way to pro - Roadmap 2019
Diogo Cabral / Ana Gomes
Quando pensamos em aprender ou nos aprofundar em alguma tecnologia nos deparamos com dois problemas: a grande quantidade de conteúdos a serem consumidos e a priorização do estudo desses conteúdos para que o aprendizado seja o mais linear possível. Com o Android não é diferente, pois a plataforma apresenta uma vasta gama de técnicas, ferramentas, formas de organizar seu código... e assim acabamos nos fazendo a mesma pergunta: como nos atualizar e continuar aprendendo enquanto as novidades continuam sendo lançadas? Nessa talk vamos mostrar o Android Roadmap 2019, um learning path criado de forma colaborativa, visando servir como um guia para quem deseja ampliar seus conhecimentos na área.
15:10 às 16:00 O que é preciso saber para codar um App Android de consumo de vídeos?
Ueliton Freitas / Fernando Pinho

A resposta para sua necessidade pode estar neste talk ;D

O talk aborda como funciona a infra estrutura necessária de streaming de vídeos com ênfase no que é necessário para um aplicativo Android reproduzir um vídeo. Também serão abordados conceitos que grandes empresas como YouTube, Netflix e Globo.com utilizam para fornecer seus serviços de streaming.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 CD Mobile no Nubank: do commit até loja
Vinicius Andrade / Miguel Lemos
Como o app do Nubank é shipado? Falaremos sobre como funcionam os repositorios, build, deploy e release dos apps. Quais dificuldades enfrentamos com o crescimento da equipe e da variedade tecnologias utilizadas em cada plataforma, e das soluções que implementamos que permite qualquer mudança chegar na loja de forma confiável, sem comprometer a qualidade dos apps.
17:40 às 18:30 Mobile Security
Ramiro Pozzani

Security is in the minds of every good modern developer, and the mobile area could not be different. Unfortunately the security of this type of device and its applications does not yet have the maturity compared to other areas. This talk aims to demonstrate how big players have evolved to make their environments safer. In addition to technical discussions about the main flaws that developers commit when programming for mobile platforms, there will be an explanation about the security of the entire ecosystem, in order to help the attendee better understand how we can all help improve mobile security.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 15 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todas as pessoas que trabalham com desenvolvimento mobile ou tem interesse no assunto.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Diogo Cabral
Diogo Cabral
ThoughtWorks
Reinaldo Moreira da Silva
Reinaldo Moreira da Silva
Desenvolvedor Mobile

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira