TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium SÁBADO Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Crescendo o time de devs Mobile do Nubank em busca de mais autonomia
Vinicius Andrade

Essa apresentação mostrará o case do NuBank de crescimento do time de desenvolvedores mobile. Com o crescimento da empresa e lançamento de novos produtos enfrentamos dificuldades com um time de mobile centralizado. Serão discutidas as dificuldades desse modelo centralizado e as ferramentas utilizadas para evidenciar as dificuldades. Discutiremos as soluções implementadas e como nossos squads estão organizados hoje, os problemas que temos encontrado nesse novo modelo de trabalho, e as perspectivas pro futuro.

Descubra o porque o Lean funciona
Roberto Brasileiro

Porque o Lean funciona? Muitas empresas e pessoas utilizam conceitos do Lean. Porém são pouco que focam no realmente importa, para que gere os resultados esperados. Vamos decifrar o Lean?

11:10 às 12:00 The quest to the language Graal: one JVM to rule them all
Elder Moraes

É, Frodo... não é fácil ter que trabalhar em projetos com múltiplas linguagens que não se integram nativamente. É como uma jornada rumo a Mordor: cheia de perigos, ciladas e batalhas épicas contra hordas de Bugs (pode chamar também de Orcs). Nessas horas, todo programador gostaria de ter amigo igual ao Sam. Alguém que lhe desse interoperabilidade entre Elfos, Anões, Java, Python, Scala, Node.js... e que ainda permitisse você criar uma nova linguagem! Esse amigo existe. E não é o Sam. O Sméagol o chamaria de Precioso, mas seu nome é Graal VM. E nessa sessão mostraremos como ele vai revolucionar a forma como você pensa e constrói software.

12:10 às 13:00 Lei Geral de Proteção de Dados no contexto dos Chatbots
Samantha Morais Nunes
A Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira baseada em princípios que regulam a proteção dos dados pessoais, garantindo direitos aos cidadãos e estabelecendo regras claras sobre o tratamento de dados realizadas por órgãos públicos ou privados. Foi sancionada dia 14 de agosto de 2018 e entrará em vigor em fevereiro de 2020, e levando em consideração o uso dos chatbots, quais serão os impactos? Para se adequar o primeiro passo é conhecer o que é a LGPD, portanto nesta palestra vamos discutir sobre os principais pontos dessa lei e por onde começar para sua empresa estar em conformidade levando em consideração o cenário de uso de chatbots.
13:10 às 14:00 Zero to Hero - Node.js Asynchronous
Claudiney Junior
Nada pior do que nao entender exatamente uma das maiores vantagens do Node.js. Nesta talk falaremos desde o princípio do Event Loop até o famigerado Async/await com exemplos práticos, hands on e muita conversa com os participantes.
14:10 às 15:00 Handling navigation using an event-driven Flow Coordinator
Alexandre Mantovani Tavares
Nessa palestra vou explicar brevemente o conceito de Flow Coordinator e apresentar uma das maneiras de simplificar a navegação em apps e aprimorar a reutilização de componentes, como View Controllers, usando um fluxo baseado em eventos.
Android way to pro - Roadmap 2019
Diogo Cabral / Ana Gomes
Quando pensamos em aprender ou nos aprofundar em alguma tecnologia nos deparamos com dois problemas: a grande quantidade de conteúdos a serem consumidos e a priorização do estudo desses conteúdos para que o aprendizado seja o mais linear possível. Com o Android não é diferente, pois a plataforma apresenta uma vasta gama de técnicas, ferramentas, formas de organizar seu código... e assim acabamos nos fazendo a mesma pergunta: como nos atualizar e continuar aprendendo enquanto as novidades continuam sendo lançadas? Nessa talk vamos mostrar o Android Roadmap 2019, um learning path criado de forma colaborativa, visando servir como um guia para quem deseja ampliar seus conhecimentos na área.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Panorama Chatbots: um olhar para o cenário atual e perspectivas para os contatos inteligentes do futuro
Caio Felipe Pereira Calado

Quando foi a última vez que você fez uma ligação? Já parou para pensar que a maneira como você se comunica com as pessoas pode influenciar na maneira como que as empresas se comunicam com você?

Isso é apenas o começo de uma revolução que está acontecendo há muito tempo, mas só agora estamos começando "a viver" ela através da transformação digital.

A transformação que combina diferentes tecnologias para criar interações em escala: ocasionando não apenas redução de custos, mas entregando boas experiências.

Mas o que são esses chatbots ou os contatos inteligentes? Como eles funcionam? Como pessoas, MPEs e grandes empresas podem tirar proveito e criar boas experiências através de conversas?

Transformação Digital e o Futuro do Trabalho: como se preparar?
JP Coutinho
Com o cenário de Transformação Digital temos visto uma mudança na matriz de papéis e responsabilidades já nas startups e também nas empresas. Novas estruturas, novos cargos, novas responsabilidades, mas acima de tudo, novas competências e habilidades serão exigidas dos profissionais. Que tipo de conhecimento será relevante num mundo onde as máquinas terão mais conhecimento que as pessoas? Como se capacitar e desenvolver as habilidades esperadas do profissional do futuro? Nessa palestra vamos conversar sobre esse contexto.
16:40 às 17:30 AI para Desenvolvedores .Net
Angelo Luis Rodrigues da Silva / Thaissa Bueno Sanches

Nessa palestra você vai aprender como adicionar Inteligência Artificial aos seus aplicativos .Net utilizando os Serviços Cognitivos da Microsoft e o framework para Machine Learning ML.Net

17:40 às 18:30 Testando em Realidade Virtual
Elane Vasconcelos

Nos últimos anos temos visto um aumento de aplicações e jogos em Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Das plataformas mais básicas as mais avançadas, todas precisam passar por testes para serem lançadas. Se você tem interesse em conhecer mais dessas plataformas e as melhores práticas de como testá-las, essa sessão é pra você.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 15 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Claudiney Junior
Claudiney Junior
Banco Original
Diogo Cabral
Diogo Cabral
ThoughtWorks
JP Coutinho
JP Coutinho
JP Coutinho
Roberto Brasileiro
Roberto Brasileiro
MétodoÁgil.com

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira