TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium SEXTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Delegation Board - como empoderar seus colaboradores através dessa poderosa ferramenta.
Rafaela Sampaio

Para que possamos delegar, é necessário deixar claro quem decide e o quê. O Delegation Board é uma poderosa ferramenta do management 3.0, que mostrar exatamente este nível.

Os níveis vão desde a situação em que o Líder possui total autonomia para tomar a decisão, até o último nível, em que o poder da decisão está nas mãos do colaborador, sem a interferência do gestor.

Você conhece as pessoas do seu time?
André de Souza Pedralho
"Era uma vez, um gestor de um time altamente qualificado, com uma demanda urgente e importante. Reuniões de planejamento são feitas e o projeto iniciado." Esta história tem tudo para ter um final feliz, o projeto terminar no prazo esperado, o usuário ter o problema resolvido e a empresa faturar de acordo com a entrega. Mas também pode ser um desastre e ter o resultado oposto. As chances de sucesso serão maiores se todos os envolvidos souberem como se motivarem a agir e comunicar de maneira eficaz. Nesta palestra, mostrarei que entender a diversidade comportamental do time é a chave para isso.
11:10 às 12:00 Inside Uber's Mobile Architecture
Aline Borges

Quais são os desafios de desenvolver um app global, com milhões de usuários conectados a todo momento? Como organizar uma equipe de mais de 200 desenvolvedores em um único aplicativo? E o mais difícil, como se manter ágil para desenvolvimento de coisas novas, mas com a confiança para não quebrar o que está nas mãos das pessoas?

São desafios grandes, que merecem uma atenção grande. Nessa talk, quero apresentar como organizamos a arquitetura com RIBs e os benefícios que ela pode trazer nessa escala.

12:10 às 13:00 BUSINESS INTELLIGENCE: a informação a serviço da estratégia
Izabella Bauer de Assis Cunha
Business Intelligence (BI) vem sendo aplicado há vários anos em empresas dos setores públicos e privados. A ideia é expandir o debate da aplicação tecnológica do BI, para uma aplicação mais estratégica da informação e da inteligência competitiva, com exemplos reais.
Arquitetura do Negócio com ArchiMate
Antonio Plais
A Arquitetura do Negócio é uma das perspectivas da Análise de Negócios, como descrito no BABOK. A Arquitetura do Negócio modela a empresa para mostrar como as preocupações estratégicas das partes interessadas são atendidas e para suportar os esforços de transformação organizacional. Esta palestra falaremos sobre: - a Arquitetura do Negócio no contexto da Análise de Negócios - os conceitos do ArchiMate orientados para o negócio - exemplos práticos do uso da linguagem de modelagem ArchiMate na Arquitetura do Negócio
13:10 às 14:00 A definir
14:10 às 15:00 ETL em Real Time com Apache Kafka no Azure
Luan Moreno M. Maciel

Nessa sessão será ensinado os componentes principais para o entendimento e desenvolvimento de pipelines em real-time não somente em nuvem mas em on-premises também.

Se você deseja saber como extrair dados de fontes heterogeneas em real-time, aplicar transformações e regras essa sessão é para você.

Entenda porque o Apache Kafka hoje está presente em mais de 30% da Fortune 500.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Personas e empatia: como contar histórias de usuários
Pricila Resende Rodrigues
Escrever histórias requer uma boa dose de criatividade. Mas quando contamos histórias de usuários, precisamos de algo mais. Precisamos de empatia. E é claro, precisamos das personas que ilustrarão nossas histórias. Mas e então, como podemos contar uma história de usuário que ajude o time a entender melhor as personas envolvidas? A receita é simples: junte as personas, suas necessidades e motivações, com o contexto de uso e funcionalidades do produto. Depois, adicione empatia e pronto, comece a escrever histórias…
16:40 às 17:30 Razões para ReasonML
Ana Luiza Portello Bastos
Hoje em dia dependendemos de um tooling excessivo para garantirmos boa qualidade e confiabilidade no nosso código e para isso desenvolvedores passaram olhar além vendo como solução linguagens compiladas e dialetos que resolvem parte de nossas necessidades. ReasonML é uma linguagem funcional e tipada mantida pelo Facebook, que é uma sintaxe nova para o OCaml, que sem nos intimidar pode resolver nossos problemas e otimizar nossa aplicação sem nos tirar do já familiar ecossistema Javascript. Além de ter um bindings com a biblioteca React a linguagem permite que possamos de forma elegante fazer aplicações de ponta-a-ponta no front, back e até mesmo mobile.
17:40 às 18:30 Inteligência Artificial no Governo Federal
José Humberto Cruvinel Resende Júnior / Gustavo Monti Rocha
Apresentação de cases e aplicações de Inteligência artificial no Governo Federal através da atuação do Centro de Competência em Computação Cognitiva (C4) no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa vinculada à Receita Federal do Brasil e responsável por diversos sistemas do governo brasileiro.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Antonio Plais
Antonio Plais
Centus Consultoria

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira