TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Acessibilidade Remover barreiras, conectar pessoas, queremos criar pontes para a igualdade.

A acessibilidade digital visa eliminar barreiras no acesso a produtos, serviços e outros recursos tecnológicos, permitindo que pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos e condições de autonomia das demais pessoas.

Em um país onde quase 25% da população tem algum tipo de deficiência que pode impactar seu acesso a conteúdos digitais, a acessibilidade não é mais um diferencial para as empresas de tecnologia, mas um direito de todo cidadão, que ganhou maior respaldo após a Lei Brasileira de Inclusão.

Nesta trilha serão apresentados estudos e cases sobre a acessibilidade digital, desde boas práticas para programação até aplicações das mais diversas áreas.


Contaremos com intérpretes de libras, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 WCAG 2.1
Reinaldo Ferraz
As WCAG são as principais diretrizes que orientam como tornar páginas e aplicações Web acessíveis para pessoas com deficiência. Em 5 de junho de 2018 foi pubicada a versão 2.1 desse documento. Nessa palestra a audiência vai conhecer as principais novidades das versão 2.1, que abordam interfaces de toque, reorganização de conteúdo, interações em animações e muito mais.
11:10 às 12:00 Tornando seu app disponível para milhares de pessoas através da acessibilidade
Daiane Freira Santos / Gisely Lucas

Com o objetivo de conscientizar as pessoas da comunidade do problema de não criar software inclusive e demonstrar exemplos de sua utilização. Através dessa palestra desejamos que os os profissionais da tecnologia presentes entendam a necessidade do desenvolvimento de software acessível e do seu público atual de aproximadamente sete milhões de pessoas no brasil e mais de duzentos e quarenta milhões de pessoas no mundo, o impacto dessa inclusão e como solucionar esse problema.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Acessibilidade em Android: Dicas práticas de como deixar seu app acessível
Paula Caroline da Rosa

Como um usuário com deficiência visual irá usar o seu aplicativo? Como que você pode adaptar qualquer aplicativo para ser acessível? Chegou a hora de entender como você pode, com simples ajustes, tornar um aplicativo acessível, mesmo que ele ainda não ofereça nada de acessibilidade.

14:10 às 15:00 Todo mundo merece viajar mais - Case de acessibilidade da MaxMilhas
Luiza da Rocha Guerra

Cerca de 24% dos brasileiros declararam ter alguma deficiência de acordo com o Censo 2010. São 45 milhões de pessoas aproximadamente que, todos os dias, enfrentam dificuldade de acesso. A MaxMilhas acredita que TODO MUNDO merece viajar mais e, com base nesse propósito, pretende garantir a autonomia de compra de passagem aérea em sua plataforma. Conheça o case de acessibilidade e como a empresa participou de mais de 2,5 milhões de viagens.

Desenvolvendo Apps Acessíveis com React Native no Nubank
Erick Mattos / Ana Luisa Bavati

Acessibilidade: Primeiros passos

  • Entendendo acessibilidade
  • Design acessível
  • Design universal

Acessibilidade e Projetos

  • Importancia
  • Técnicas

Mapa de acessibilidade

  • O que é
  • Como usamos
  • Benefícios

React Native

  • Desenvolvendo apps acessíveis
  • Exemplos de códigos
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Testes de Acessibilidade - Porque todos tem direito à qualidade
LUAN LINARES
Embora esteja em crescimento no Brasil, os testes voltados para acessibilidade são um mundo desconhecido para empresas e profissionais. O intuito dessa palestra é clarear a mente, abordando alguns conceitos e boas práticas no teste de acessibilidade, elevando a qualidade do nosso software e o tornando tangível a todos, independente de sua deficiência.
Acessibilidade Cloud-Powered (Cloud-Powered Accessibility)
JACKSON DINAJAR SARAIVA FEIJO FILHO

Como os projetos de acessibilidade podem utilizar toda a força da nuvem? Nessa palestra, vamos conversar sobre as cloud-technologies podem ajudar na criação de soluções de acessibilidade, pensando na omnicanalidade de serviços cognitivos.

16:40 às 17:30 Signa - Cursos para Surdos
Icaro Rezende / Flavio Gava Milani

A Signa prepara surdos para o mercado de trabalho através de uma plataforma de cursos online construídos em Libras e com legendas! Criamos dois cursos: HTML e FrontEnd em Libras para os surdos.

Artefato para Representação Interativa de Conhecimento Inclusivo
Renan P. Binda
Apresenta-se na palestra um artefato que foi elaborado para representar de forma visual e interativa diretrizes de recomendação em acessibilidade. O artefato é uma sistematização dos procedimentos centrados no usuário e nos processos interativos abordando a dimensão comunicacional e estética para projetação. Dessa forma, será mostrado as etapas da aplicação do artefato e os resultados desta aplicação, ou seja, os métodos e técnicas utilizados para traduzir um conjunto de diretrizes em um aplicativo para dispositivos móveis direcionado a designers e conteudistas.
17:40 às 18:30 Corações da Lila: um jogo sobre acessibilidade e inclusão
Larissa Yasin Gonçalves / Isadora Giongo Brandalise

A utilização de jogos é uma alternativa lúdica para introduzir novos conceitos em uma equipe. Pensando nisso, desenvolvemos o Corações da Lila, um jogo de cartas print&play para conscientização em relação ao dia-a-dia de pessoas com deficiência (PCDs). Para aprender como aplicar na sua equipe e descobrir quem é a Lila, venha jogar com a gente!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

LUAN LINARES
LUAN LINARES
Beta Learning
Renan P. Binda
Renan P. Binda
LeFul Design House

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet