TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Coaching Agile Coaching: Valorizando mais pessoas do que processos para potencializar o ambiente de alta performance.

Nesta trilha, você poderá ouvir sobre experiências de outros e outras Agile Coaches e poderá aprender com os erros e acertos alheios, além de compartilhar o que esta realizando na organização que atua.

Mostraremos na prática o princípio "Pessoas mais do que processos" do manifesto ágil através de cases de atividades relacionadas a pessoas exercendo papel de Agile Coach nas organizacoes, treinando, ensinando, mentorando e desenvolvendo outras pessoas, tanto tecnicamente através dos frameworks do guarda-chuva Agile, como pessoal e profissionalmente através de técnicas de gestão, coaching e mudança de mindset.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A Jornada do Agile Coach
Willian R. Ramos

Esse case faz uma comparação da "Jornada do Herói", usada por escritores e roteiristas, com a "Jornada do Agile Coach" que ao receber o desafio em uma empresa que não existiam pessoas com esse foco e engatinhava no mundo da agilidade, teve que superar as desconfianças, a inexperiência e entre erros e acertos estruturou um time de Agilidade com propósito e resultados reais.

Melhorando a performance dos times através do Coaching
Erasto Meneses
Muitas vezes acreditamos que uma simples mudança de ferramentas, métodos de trabalho ou mudança de processos e suficiente para conseguir melhorar a performance dos times, e na maioria dos casos, mesmo com todas estas mudanças as melhorias não acontecem e os resultados não são atingidos gerando frustração. O motivo é simples, são as pessoas as que fazem acontecer e porem, elas são as que precisam mudar através de técnicas especificas que ajudarão transitar no dia a dia dentro de um time multicultural e multifuncional.
11:10 às 12:00 Transformação ágil na HostGator 1 ano depois, Transformou?
Dieine Silva / Gabriela Waltrick Della Giustina

Nesta palestra compartilharemos com vocês os aprendizados, desafios e erros que já enfrentamos nestes 12 meses de trabalho de implantação de cultura ágil na HostGator America Lat e a necessidade que surgiu de termos um time focado apoiando esta transformação. A mudança teve seu início com as equipes de dev e de produtos, e a medida que os ganhos se tornavam visíveis, uma mudança contagiou a organização de forma que as áreas de Suporte, TI, Mkt e demais áreas da HostGator passaram a vivenciar a transformação de forma intensa. Mas após um ano transformou? Estamos medindo? Quais foram nossos erros e acertos? Tivemos que ir além? Até onde? São estas e outras questões que compartilharemos.

NeuroAgile: A neurociência pode revolucionar o nosso olhar sobre a agilidade?
Gisele Morilha Gonçalves

É possível estruturar equipes de desenvolvimento mais produtivas e colaborativas entendendo o funcionamento do cérebro? As recentes descobertas sobre memória, emoções, produção hormonal, cronotipos e aprendizagem podem fundamentar e potencializar os resultados das práticas ágeis nos ambientes de desenvolvimento. O desdobramento da neurociência em diferentes áreas do conhecimento, como a NeuroEconomia e a Neurogestão possibilitou o entendimento e aplicação de tecnologias antes restritas ás especialidades médicas ao meio ágil. O surgimento do primeiro experimento NeuroAgile e os seus insights sobre a formação de equipes, pair work, colaboração, comunicação e produtividade.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como um Agile Coach pode ajudar a criar uma startup full-remote e distribuída?
Thomas Kuryura
Já ouviu falar sobre um Agile Coach trabalhando com um time remoto? E um Agile Coach ajudando a criar uma startup remota do zero? Nesta apresentação vamos falar da jornada que realizamos na pequena startup Agility Scales fundada por Jurgen Appelo o criador do Management 3.0 e como ajudei como Agile Coach da empresa a atingir a auto-organização e não necessitar mais desse papel.
Existe vida pós-coaching?
Bruno Alves dos Santos

Mostrar a experiência do time de desenvolvimento de software do CIASC que foi acompanhado por consultorias ágeis e agora está se virando sozinho. O que aprendemos , quais boas práticas conseguimos implantar, o que poderia ter sido mais aproveitado na consultoria são os pontos que pretendo mostrar para a comunidade.

14:10 às 15:00 Agile Coaching : Muito mais sobre pessoas do que sobre processos
Guayçara Gusmon Gonçalves
Agile Coaches diferenciados sabem que sua principal ferramenta de trabalho são pessoas e não processos. O valor do coaching ágil está em gerar verdadeiro aprendizado nos times, atuando na quebra de valores e agregando a cultura da agilidade, para só então solidificar as práticas ágeis. Se você está nessa carreira, não seja apenas um agente transformador de processos, e sim de PESSOAS, e a forma delas interagirem com eles. Caso você ainda não desempenha este papel, venha conhecer e se apaixonar pelo perfil agilista responsável por transformar mindset tocando profundamente pessoas.
Coaching, Mentoring e Advice, sua importância e como pode ser aplicado
Marcos Wunderlich

Apresentação das metodologias de Coaching, Mentoring e Advice, sua importancia e como pode ser aplicado de diferentes modos num contexto de equipes ágeis. Apresentação de um conjunto de ferramentas sistêmicas e humanizadas para práticas de Coaching, Mentoring e Advice em atividades de equipes ágeis. Destaque para a obtenção de resultados mediante a integração e sinergia entre o Fator Técnico e o Fator Humano junto aos clientes de Coaching, Mentoring e Advice. Como se aplicam as diferentes ferramentas em equipes ágeis, tais como Ampliação de Visão, Gestão de Mudanças, Estrutura Mental, Mentalidade, Gestão de Conflitos, Sinergia e Jogos de Poder e outras para obtenção de alta performance.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Um Desenvolvedor, um Agile Coaching e os desafios do Agile!
Jorge Leite / Leandro Pereira da Silva

Atualmente falamos em processo, em kanban, em planejamento, em inception e uma série de outras ferramentas de condução ou de elaboração e inspeção de projeto e de times, mas realmente temos efetividade sem práticas de desenvolvimento de software ágil? Ou pior ainda, aonde o ágil foi parar em muitas das organizações que conhecemos, estamos realmente tendo os resultados que precisamos e que as organizações buscam? Nessa palestra traremos o ponto de vista de um Agile Coaching e de um Dev facilitador , trabalhando em empresas diferentes e realidades diferentes para que possamos refletir nas práticas e resultados que o mercado vem obtendo com as técnicas adotadas pelas equipes de desenvolvimento

As 5 Disfunções de um Time e como Evitá-las
RAFAEL T SANTOS / Maurício Pinheiro / Pedro Cortez

Times engajados, motivados e comprometidos são fundamentais para lidar com todo o cenário de complexidade que temos hoje em dia. Mas como podemos fomentar isso?

O modelo de times de Lencioni fala que tudo começa com a confiança e avança por 5 estágios (não necessariamente sequenciais) passando pelo conflito construtivo, pelo comprometimento, pela responsabilização mútua, até chegar aos times compromissados com os resultados.

Nesta palestra iremos apresentar as 5 disfunções dos Times e um conjunto de ferramentas que costumamos utilizar no nosso dia a dia para lidar com os comportamentos disfuncionais.

16:40 às 17:30 Lições aprendidas após um ano e meio elevando a maturidade de organizações
Wesley Zapellini

Nos últimos 18 meses tenho atuado como Agile Coach e Consultor, ajudando organizações e times de desenvolvimento de produto a evoluir a maturidade de suas práticas e obter melhores resultados. Tive a oportunidade de vivenciar experiências muito enriquecedoras pessoal e profissionalmente.

Nesta sessão pretendo compartilhar estas experiências enquanto agente de mudança, na forma de lições aprendidas e recomendações.

Abordarei assuntos relacionados a todo o ciclo de vida de uma mudança/evolução, desde a "venda" da ideia até o encerramento das atividades.

Se você está realizando ou vai realizar uma mudança no seu ambiente de trabalho e gostaria de se preparar melhor, venha comigo!

Dinâmica entre os participantes: Networking e Coaching
17:40 às 18:30 OKRs: um ano de lições aprendidas e a decisão de continuar esse exercício em 2019
Mariana Graf / Natalia Manha

No final de 2017, decidimos começar o uso de OKRs (Objectives and Key Results) como ferramenta de alinhamento organizacional entre os níveis estratégico e tático. Desde então encontramos diversos desafios, desde a definição desses objetivos e resultados chaves no nosso próprio time de Governança de Portfólio e Agile Coaches até o aprendizado da facilitação dessa prática com diretores, áreas de negócio e times. Depois de um ano desse exercício, nosso objetivo é compartilhar aprendizados e a nossa decisão de continuar o trabalho com OKRs em 2019.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 23 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

agile coachs, scrum masters e lideres experientes, scrum masters em início de carreira , profissionais que querem aprender sobre a jornada de como se tornar um profissional da agilidade


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Dieine Silva
Dieine Silva
RDStation
Erasto Meneses
Erasto Meneses
Lean Insitute Brazil
Jorge Leite
Jorge Leite
SecurityScorecard
Marcos Wunderlich
Marcos Wunderlich
Instituto Holos
Maurício Pinheiro
Maurício Pinheiro
Pelo Tecnologia
Natalia Manha
Natalia Manha
PagSeguro
RAFAEL T SANTOS
RAFAEL T SANTOS
GovernançaBrasil S/A
Wesley Zapellini
Wesley Zapellini
Plataformatec
Willian R. Ramos
Willian R. Ramos
Ahgora Sistemas

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet