TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Entrando no mundo ágil e aprofundando com cases reais de transformações ágeis.

Na Trilha Agile tem o intuito de apoiar o conhecimento de pessoas iniciantes a experientes no mundo ágil, assim teremos pessoas palestrantes iniciantes e experientes com vivências na prática (de falhas a sucessos).

O objetivo é conhecer da origem (valores e princípios), frameworks, cerimônias à resultados obtidos com uso dos métodos ágeis. Queremos saber: O que? Como? E quais resultados obteve?

E também conhecer práticas ágeis além do desenvolvimento de software e mercado TI (como por exemplo nas áreas de RH, Mkt, Suporte e etc.).

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Agile - passado, presente e futuro
Jorge audy
Apresentar brevemente o Agile, pelo sonho de alguns pioneiros, no mítico manifesto com 17 signatários e uma dezena de abordagens metodológicas, passando por um longo período de experimentação, obtenção do reconhecimento e consenso internacional. Muito especialmente, qual o momento atual e cenários esperados ou prospectivos? A partir do histórico mais recente, o que o futuro nos reserva em seus aspectos mais pragmáticos. Se o futuro se constrói hoje, onde estamos e quais os próximos passos, como nos preparamos, não só na TI, mas das organizações em meio a paradigmas exponenciais, em emio a transformação digital, equilibrando a busca pela ambidestria organizacional.
11:10 às 12:00 Movendo Montanhas
Fábio Godoy
Apresentarei na prática os desafios de uma empresa com mais de 200 funcionários na área de desenvolvimento de sistemas, que está passando por uma total reescrita de todos os seus sistemas legados. Os acertos, os erros de um modelo cascata, o surgimento de um mindset ágil, as tentativas de um pouco de cada mundo até o Bimodal como uma conclusão que agora pareceu bem óbvia. Ainda de brinde, o que fizemos para suprir o que consideramos um gap do Scrum na gestão de produtos.
A trajetória da transformação Ágil na TOTVS
Juliana Spanevello Fitz Cainelli
O atual cenário das organizações e do ambiente impulsionaram mudanças importantes como a transformação digital e a indústria 4.0, nossa meta é conhecer a realidade do país e as necessidades das empresas, estamos preparados para transformação e para isso se tornar realidade foi necessário uma transformação em nossos processos de desenvolvimento; Implantamos SCRUM, fomentamos a cultura de pensamento enxuto e criativo, buscando continuamente fortalecer o mindset ágil. O objetivo desta palestra é mostrar como foi nossa trajetória até aqui e quais as dificuldades enfrentadas e os principais desafios
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Meu time não ama agilidade! Mas deveria?
Larissa Naques Melo / Jéssica mollo
"Transformação ágil", escutamos falar disso cada vez mais hoje, muitas histórias de sucesso e muitas de fracassos. E que bom que isso vem acontecendo e nos dando a oportunidade de aprender mais ainda. Em muitos casos, a ansiedade para disseminar a cultura e "doutrinar" o máximo de pessoas, faz com que descarregamos uma enxurrada de informações em nossos times, muitas vezes sem contexto, sem experimentação, sem aprendizado, causando uma reação contrária das pessoas que passam a associar isso a cultura ágil. Veremos juntos como podemos, primeiramente enxergar esse tipo de situação, e como corrigir o curso, engajar os times e atingirmos objetivos satisfatórios.
Como ser ágil com quase 2.000 pessoas e mais de 9 milhões de linhas de código?
Fábio Trierveiler / Guilherme Villanova

Transformar uma empresa não é tarefa fácil. Especialmente, se esta empresa salta de 400 para quase 2000 pessoas ao longo do processo de evolução. Nesta palestra, compartilharemos a nossa experiência em uma transformação contínua ao longo de 10 anos, evoluindo de um processo em cascata caótico, passando pelo Scrum, escalando com SAFe e buscando a melhoria contínua através do Método Kanban e práticas Lean.

14:10 às 15:00 Transformação Ágil – Vivenciei, acreditei, materializei e desmistifiquei!
Dionei Piazza
Depois de 30 anos entregando Sistemas e Automação para as indústrias têxteis, uma organização entende que precisa mudar! Como implementar esta transformação Ágil quando a cultura da empresa é orientada apenas por 'realizar'? Neste talk compartilharei algumas abordagens, técnicas e ferramentas que estou utilizando para alinhar e atender as expectativas, adaptar a atual cultura para o mindset Ágil, formar times, buscar a melhoria dos processos, garantir a qualidade das entregas, além, é claro, de ajudar os clientes em seus negócios.
Sou ágil? Como o departamento de Defesa dos EUA avalia a agilidade em seus projetos!
Vandre Miguel Ramos

Agilidade, automação, processos, tudo isto e muito mais está interligado no mundo do desenvolvimento de software e muitas vezes nos questionamos o nível e maturidade de agilidade em que estamos. Pensando nisso, o departamento de defesa dos EUA criou um documento que auxilia seus times em detectar o uso da metodologia ágil em seus projetos e assim validar a necessidade de mudanças ou não. Toda a avaliação é feita pelo time com uma visão direta dos usuários do sistema, desenvolvedores, gestores e lideres. Nesta palestra irei navegar pelo framework e apresentar sua aplicabilidade no dia a dia.

Releases, releases everywhere
Danilo Lima

Nessa palestra, explicarei brevemente como a transformação ágil influenciou nosso mindset para releases. Como passamos de apenas um release train semanal para mais de 15 releases independentes por semana. Na SumUp, trabalhamos com mais 20 componentes, e um release train para toda a plataforma se torna impraticável conforme o time cresce, amadurece, e o número de componentes aumenta. Quais foram os benefícios que o mindset ágil trouxe para o departamento de engenharia e produto? Como a organização em squads ajudou a moldar nossa estratégia de releases? Apresentarei as motivações de uma empresa multinacional, funcionando em três timezones diferentes, para a autonomia na hora de entregar valor

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como utilizar os métodos ágeis no processo de recrutamento e seleção de pessoas - RH
Anderson Gonzaga de Souza

Nessa palestra irei apresentar um case de aplicação do Kanban no processo de recrutamento e seleção. Esse case é com base em processo real, onde irei apresentar as lições aprendidas durante esse processo.

Utilizamos o Kanban para refletir o fluxo do processo de recrutamento que vai desde: Demanda da vaga, Recrutamento, Seleção e contratação. A gestão através dessa ferramenta trouxe muito aprendizado. A equipe está analisando os indicadores de Lead Time, Touch time e throughput.

Livre-se da Hipocondria Ágil: Utilizando métricas de progresso pra valer na melhoria contínua
Reinaldo Bazzeo Camargo
Falamos muito de experimentação e utilização de métricas para melhoria contínua dos times, porém, quanto desses números levamos em nossas cerimônias de Retrospectiva? Como seu time distingue "percepção de um problema" de um "problema real"? Realmente medimos os impactos de uma ação? Essas perguntas me fizeram rever a maneira que eu conduzia as Retrospectivas dos times. Irei apresentar alguns casos reais de como resolvemos alguns problemas e como evitamos "automedicação" por sofrer de "hipocondria ágil".
16:40 às 17:30 Métodos Ágeis, clientes nem tanto
Paulo Boccaletti / Camila Capellão

E quando sua equipe é ágil mas esbarra em clientes não ágeis? Muitas organizações buscam na agilidade a solução para problemas tais como: desalinhamento estratégico, falta de adaptação às mudanças e baixo nível de comprometimento das equipes. As organizações querem e precisam construir projetos ao redor de indivíduos motivados, priorizando a entrega de valor. Mesmo querendo, ou dizendo que querem, apresentam comportamentos que não condizem com o mindset ágil, gerando impedimentos e resultados que comprometem a credibilidade da metodologia. Te convidamos a debater casos reais, propor soluções e até mesmo levantar hipóteses, visando a entrega de valor.

Comportamentos necessários para formação de times ágeis
Lurdete Fontanivva

A apresentação visa apresentar os principais comportamentos necessários para a formação de um time de trabalho ágil. Seja dentro da TI ou em outras áreas da organização, os comportamentos necessários para desenvolver times ágeis predominam pessoas com mindset de crescimento. Demonstra-se algumas ferramentas para desenvolvimento de novos skills, como acompanhar, mentorar e o quanto o individuo pode se beneficiar destes novos comportamentos. A necessidade dos times entenderem o "algo mais" alem da tarefa a ser entregue em si, entender que eles faze parte de um proposito maior, o valor que poderão agregar ao cliente. Ser time não é somente trabalhar no mesmo projeto ou no mesmo local.

Analisando e evoluindo a saúde de uma equipe ágil
Guilherme Vandresen
Uma equipe motivada é capaz de feitos extraordinários, por isso, monitorar, avaliar e promover esta motivação deve ser um exercício constante em times ágeis. Nesta breve apresentação serão apresentadas algumas ferramentas e técnicas que permitem analisar, monitorar e evoluir a saúde da agilidade e identificar possíveis disfunções que possam atrapalhar o desempenho de um time e como isso foi aplicado em um time de desenvolvimento com várias equipes, os resultados esperados, os desafios e os resultados obtidos.
17:40 às 18:30 O SCRUM além da TI ? Uma Contabilidade ágil, isso é possível?
Rafael Alves

Conheça como foi possível a implementação do SCRUM em atividades operacionais da área fiscal/ contábil. Entenda os desafios da implantação, como o time de contadores foi preparado, as dificuldades dessa implantação, o que deu errado e quais mudanças ajudaram a viabilizar as entregas. Como foram trabalhados os valores do SCRUM para o desenvolvimento de uma nova mentalidade, necessário para enfrentar os desafios e dificuldades que impediam as entregas de valor no dia a dia.

Agile Marketing: o segredo para um marketing de resultados
Nicássia Zimmermann Kuhnen / Joana Schwabe

Quem atua no marketing, seja em uma agência ou dentro de uma empresa, sabe que a rotina da área é administrar o excesso de demandas, jobs de última hora e prazos sempre apertados. Como garantir as entregas no meio do caos? Como engajar o time e estabelecer um planejamento? É possível criar uma rotina organizada sem perder a criatividade envolvida no processo? Nós conseguimos e vamos mostrar pra vocês quais foram os desafios, como aplicamos a técnica, quais métricas estamos usando e, obviamente, os resultados \o/

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 27 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Anderson Gonzaga de Souza
Anderson Gonzaga de Souza
https://www.objective.com.br
Danilo Lima
Danilo Lima
Tech Lead
Fábio Godoy
Fábio Godoy
Betha Sistemas
Fábio Trierveiler
Fábio Trierveiler
Lean Institute Brasil
Guilherme Vandresen
Guilherme Vandresen
Boa Compra UOL
Guilherme Villanova
Guilherme Villanova
Magazine Luiza
Joana Schwabe
Joana Schwabe
Senior Sistemas
Jorge audy
Jorge audy
DBServer
Vandre Miguel Ramos
Vandre Miguel Ramos
mercado livre

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet