TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Java Venha conhecer as novidades e tendências de arquitetura na plataforma Java

A trilha tem com objetivo apresentar novas tecnologias, arquitetura de sistemas, práticas e modelos aplicados a desenvolvimento de sistemas em Java que irão maximizar sua produtividade, melhorar o desempenho e a vazão de seus sistemas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Programming Platform Growth: Table Stakes or Deal Makes?
Ed Burns

This talk draws from Ed's 25 years of professional programming experience, spanning many languages, operating systems, and platforms, to survey what it takes to make a platform successful in terms of widespread use. Ed will look at Java, Python, Node, Go, and Swift and evaluate the ingredients that brought each one its own form of success.

What separates successful platforms from others in terms of how each one deals with technical and non-technical concerns?

Success is never an accident, and when it comes to programming platforms thare are many checkbox-type things your platform must have to ensure success. But implementing these things requires lots of grit, determination, and polish.

11:10 às 12:00 Microprofile: Enterprise o suficiente para microserviços
Rafael Benevides

Existem muitos desafios em uma arquitetura orientada a microserviços que não podem ser facilmente solucionadas com Java/Jakarta EE, mas a especificação Microprofile fecha esta lacuna. MicroProfile é uma iniciativa criada pela comunidade Java para fomentar uma inovação rápida em torno de Microserviços e Java para Enterprise. Esta sessão irá mostrar os detalhes em torno da especificação Microprofile, como ela melhora o Java para aplicações cloud-native, e finalmente como implementar uma aplicação Java usando MicroProfile com o projeto Thorntail.

Métricas e alertas de aplicações com Micrometer e Prometheus
Caio Santarossa

Um tópico muito importante dentro de observabilidade de aplicações é o monitoramento e a capacidade de gerar alertas de determinadas situações. Nesta palestra pretendo mostrar como utilizar o Micrometer para expor as métricas de sua aplicação java, como configurar o Prometheus para coletar estas métricas possibilitando gerar alertas e como acompanhar o monitoramento em tempo real de CPU, memória, threads, etc. utilizando o Grafana.

12:10 às 13:00 Preparando nossa aplicação para falhar com feature toggle e configurações distribuídas
Emmanuel Neri de Souza

Infelizmente aplicações falham e quando isso acontece precisamos agir rápido para minimizar o impacto negativo na nossa solução, com isso há algumas técnicas e tecnologias para auxiliar nesse incidentes, umas dela é o conceito de feature toggle, mas como fazemos isso em aplicações distribuídas? Onde as funcionalidades podem estar espalhadas entre aplicações, baseado nisso, vamos falar sobre a aplicação de feature toggle em conjunto com o conceito de configurações distribuídas, utilizando como tecnologia o Spring Cloud Config, com objetivo de estruturar nossas funcionalidades para falharem.

Micronaut: Mudando a maneira como construímos microservices
Luram Archanjo
Ao longo dos anos a arquitetura de microservices vem sendo amplamente adotada em conjunto com o Spring Boot. Mas recentemente, estamos presenciando a ascensão dos microframeworks como Micronaut, que inovou o modo de como construímos microservices provendo baixo consumo de memória, rápido startup, non-blocking e outras importantes características que irei demonstrar e conceituar nesta palestra.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Microprofile - Facilitando o desenvolvimento de Microserviços
Ivan Junckes Filho / Daniel Cunha

Microserviços tem sido um assunto importante nos últimos anos. Ajuda a resolver problemas que tínhamos com aplicações monolíticas, mas também traz novos desafios. Eclipse MicroProfile (MP) é uma iniciativa global que fornece um conjunto de ferramentas, abordando esses diversos desafios. Estaremos ensinando como utilizar essas implementações na prática durante esta apresentação e mostraremos exemplos, passo à passo, sobre como adicionar monitoramento com o MP Health e com MP Metrics, segurança com MP JWT (JSon Web Token), configurações personalizadas com MP Config, também ensinar como facilmente fornecer documentação com o MP OpenAPI e Swagger UI fazer o deploy utilizando docker e Apache TomE

15:10 às 16:00 ArchUnit: testando a arquitetura de sua aplicação Java.
Fábio Domingues
Definir e seguir a arquitetura quando seu time ainda é pequeno pode parecer tranquilo, porém, com o passar do tempo os times crescem, e sempre vem aquela pergunta: como garantir que certas regras estão sendo seguidas? Com o ArchUnit é possível testar o código para checar se estas regras estão sendo respeitadas.
JNoSQL: Como o JNoSQL Aproxima o Jakarta EE do Mundo Cloud
Rhuan Rocha

No último ano vimos varias novidades no ecossistema Java com o propósito de prover soluções para o Cloud Native Java. Neste contexto, as principais iniciativas que surgiram nas comunidades foram o Jakarta EE e o Microprofile. Nesta palestra veremos o que é o JNoSQL, e como ele impacta o Jakarta EE e deixa o Jakarta EE mais compatível com o Cloud Native Java.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Coloque código escalável em produção rapidamente com Serverless
Leandro Del Sole

Será introduzido o conceito de Serverless, suas vantagens, desvantagens e aplicabilidade geral, além dos aspectos específicos da utilização com Java. Será explorada também as alternativas que temos disponíveis para aplicar Serverless e as ferramentas auxiliares, para que seja possível criar uma aplicação completa. Por fim, haverá a demonstração do código Java de uma aplicação prática utilizando os conceitos apresentados.

Gerenciamento de transações em ambientes escaláveis sem queda de performance
Elder Moraes
Eba! Temos um ambiente elástico com escalabilidade automática! Agora tudo está resolvido: podemos distribuir e orquestrar nossos serviços sem qualquer preocupação. Não é bem por aí. Já parou para pensar em suas transações? Será que elas escalam junto com seu ambiente? O modelo ACID pode não ajudar muito. Transações distribuídas menos ainda. Como fazer então? Para isso existe o padrão de Sagas! Com ele é possível não apenas resolver esse problema, mas também manter-se alinhado à abordagem cloud native. Se combinarmos com a arquitetura serverless, fica ainda mais interessante. Junte-se a nós e vamos juntos aprender a como superar esse desafio de forma inteligente.
17:40 às 18:30 Coding That Sparks Joy com Quarkus
Edson Yanaga
O que você sente quando está programando em Java? Tédio? Horas do seu dia esperando o seu build completar, aguardando a sua aplicação reiniciar, e vendo o browser tentando recarregar a sua página? Chegou a hora de deixar algumas práticas no passado. Participe dessa palestra e faça parte dos próximos 20 anos de computação com Quarkus. Você ficará impressionado como suas antigas APIs e algumas novas vão iniciar em milisegundos, e consumir apenas alguns poucos MB de memória. Com o Quarkus você ainda é capaz de fazer live reloading em modo de desenvolvimento: uma feature que fará você ficar explodir de alegria! A vida é muito curta para esperar o seu jar gordo e lento re(iniciar).
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 23 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos Java e desenvolvedores envolvidos na definição de tecnologias e arquitetura de aplicações Java


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Daniel Cunha
Daniel Cunha
Tomitribe
Ed Burns
Ed Burns
Oracle
Luram Archanjo
Luram Archanjo
Mercado Livre

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet