TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Todos os caminhos e arquiteturas, levam você a nuvem.

Hoje os desafios residem em como utilizar todo esse poder disponível para alavancar sua equipe, seu processo de desenvolvimento, seu processo de entrega de software, permitindo dessa forma que o custo computacional cresça na mesma escala que seu negócio.

Na trilha de Cloud Computing teremos diversas palestras e discussões sobre como a agilidade, escalabilidade, resiliência e elasticidade disponiveis na nuvem podem ser implementadas no ambiente em que você trabalha ou em que gostaria de trabalhar.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Acelerando projetos de IA utilizando nuvem
Diego
Análise de faces em tempo real, análise de sentimentos em texto, transformação de texto em áudio, de áudio em texto... Veja como usar estas coisas em seus projetos
Serverless na pratica
Rafael Barbosa

Serverless é uma das tecnologias com maior crescimento do ultimo ano, mas você sabe quais são as limitações? Em que te ajuda? O que levar em consideração antes de montar uma arquitetura utilizando essa tecnologia? É isso que irá ser apresentado nesta palestra incluindo perguntas a qualquer momento, e uma demo interativa construída durante o tempo de apresentação.

11:10 às 12:00 É hora de pensar em soluções portáveis na cloud!
Isaac Felisberto de Souza

A Cloud é uma realidade e diante de tantas opções agora é necessário pensar em soluções portáveis entre elas. Assim como no passado foi necessário pensar em modelos Multi Plataformas para SO?s, browsers e celulares, agora é a vez da Cloud. Questões como: build, packaging, deploy, health checks, agendamento de processos, uso de banco de dados, mensageria, cache, dentre outros, precisam ser tratados com atenção. Venha ver como tratar essas questões fazendo uso de metodologias como o Twelve-Factor App e estratégias como uso de containers para construir soluções compatíveis com as diversas Clouds existentes.

12 passos para que sua aplicação na cloud-native seja um sucesso.
Rafael Benevides

Você se sente desafiado em uma infraestrutura automatizada, virtualizada e altamente escalável como a Cloud? Agora temos uma série de restrições e também de possibilidades que necessitam uma mudança na forma como arquitetamos as nossas aplicações. Felizmente já existe uma série de boas práticas fornecidas pelo pioneiros da Cloud. Algumas destas boas práticas foram consolidadas como ?12 Factor Apps? (12factor.net). Agora a pergunta é: Como aplicar estas práticas em um mundo onde tudo roda em cima de containers? Mergulhe conosco na metodologia 12-factor e aprenda como cada um destes fatores podem ser aplicados utilizando tecnologias como Kubernetes independente da tecnologia que você adote.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Service Mesh Magic in the Cloud
Frank Munz

Services Meshes are the new hype without any question.. But what do they really bring to the table? A service mesh adds new qualities to your container orchestration: It connects, secures, observes and controls service invocations in a language agnostic way that doesn't require any code changes. This presentation gives you a gentle intro to service mesh. Starting with the shortcomings of Docker and Kubernetes. I will show in a live demo and have a look at how a service mesh bridges to the world of chaos engineering by giving us the possibility to inject errors. To conclude I will analyze if and how a service mesh should evolve into becoming a standard component of a public cloud

14:10 às 15:00 Qualidade e entrega de valor na Cloud, será que estamos no caminho certo?
Stephannie Silveira Nolasco
Por que devemos nos preocupar com a qualidade? Como garantir a qualidade em ambientes Cloud? Hoje muitas empresas querem migrar para a nuvem, mas se esquecem de alguns dos pontos mais importantes, sendo um deles a qualidade e entrega de valor. Como fica a qualidade do meu ambiente e aplicações, em nuvem? Aqui vamos abordar teorias e práticas dos pilares de qualidade baseando-se em cases reais para você que esta nesta jornada para a nuvem.
Cloud Native Computing Foundation - A Mantenedora do Kubernetes
Paulo Alberto Simoes

Nessa sessão vamos conhecer a CNCF - A Cloud Native Computing Foundation - a Fundação Open Source mantenedora do Kubernetes e de diversos outros projetos muito importantes para as solução nativamente projetadas para Cloud.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 As vantagens de ter um Plano de Continuidade de Negócio nos dias de hoje!
Ruy Ronaldi Machado De Oliveira Junior

Boa parte das empresas não estão preparadas para enfrentar eventuais paradas, indisponibilidades e até mesmo a perda de seus dados. Esse perfil se encaixa com a realidade da sua empresa? Nessa palestra vamos abordar - Quais os principais fatores dentro da infraestrutura hoje podem ocasionar essas situações - Quais as melhores práticas que podem ser utilizadas para mitigar esses eventos - Abordar as recomendações segundo a ISO 27002 da ABNT.

Desenvolvendo e monetizando Games com ferramentas Cloud
Juliano Cristian

Saiba como utilizar ferramentas cloud para desenvolver, testar, e disponibilizar o seu Game na nuvem de forma monetizada.

16:40 às 17:30 Garantindo eficiência ao utilizar os serviços de aprendizado de máquina baseados em nuvem
Douglas Augusto Ferreira Araujo
O mau uso de serviços de aprendizado em máquina baseados em nuvens podem gerar grandes gastoso e ainda assim não resolver o problema inicial. É importante o entendimento desses produtos para garantir melhor eficiência na utilização. Nesta palestra irei demonstrar uma maneira de classificar os produtos e serviços de machine learning que as nuvens têm ofertado, indicações de quando usar cada um desses modos e o que cada um dos principais provedores têm a oferecer.
17:40 às 18:30 Anatomia de um CyberAttack
Marcos Sungaila

A segurança de sistemas de informação passa por várias camadas, desde o acesso físico aos equipamentos que rodam suas aplicações às regras de acesso definidas em seu sistema ao conjunto de softwares instalados em seu ambiente. Um dos grandes problemas por que passam os desenvolvedores é como permitir que ambientes sejam atualizados sem interferir na operação de suas aplicações. Entender como a atualização dinâmica de componentes como kernel e libs podem reduzir drasticamente as vulnerabilidades de seu ambiente e manter suas aplicações seguras é essencial no desenvolvimento de softwares.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 27 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, gestores, sysadmins, startups


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Diego
Diego
LAMBDA3
Frank Munz
Frank Munz
Amazon Web Services
Juliano Cristian
Juliano Cristian
Game Developers SC
Marcos Sungaila
Marcos Sungaila
Oracle Brasil

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet