TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Data Science A Ciência por trás dos dados!

Apesar de não haver um consenso entre os especialistas sobre a definição de Ciência de Dados, essa já é considerada a carreira mais sexy do século.

O objetivo desta trilha é mostrar ideias que vão além de simples extração de dados para tomada de decisão.

A premissa é que possamos trocar experiência com profissionais que desbravaram a área e que geraram valor em seus empreendimentos fazendo dos dados o ativo mais importante.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 "Como trazer Data Science para sua realidade?"
Gabriela Torres
Relato de como uma engenheira civil se apaixonou por dados e trouxe isso para sua realidade. Nessa apresentação falo um pouco sobre essa jornada, trazendo pontos como: por onde começar, habilidades necessárias, exemplos de ferramentas e, principalmente, como criar oportunidades dentro da sua realidade.
Os desafios e oportunidades da cultura "Data Driven"
Danilo Costa Marim Segura

Cada vez mais as empresas sentem a necessidade de tomar suas decisões embasadas em dados, uma vez que o "feeling" começa a não ser o bastante para manter a sua competitividade. Os desafios que uma cultura orientada a dados trazem vão desde a coleta, armazenamento e organização de dados até a aplicação de técnicas de BI e inteligência artificial para explorar seu potencial e criar novos produtos e garantir que toda a organização tenha visão sobre seus indicadores. Esta apresentação mostra toda a jornada para revolucionar as empresas com dados, mostrando tanto os desafios de governança, técnicos e cases práticos de como extrair valor das informações de forma clara com foco em resultados.

11:10 às 12:00 Managing data projects: Data science vs business intelligence
Marcus Oliveira
In this talk I will talk about how to manage data projects, where I will show you through examples of my personal experience working as data manager and scrum master in startup SolarView. I will address the differences and similarities when working on data science and business intelligence projects and why these two technologies should be treated as data projects and not as different things. I will talk a lot about the positions within data teams and their specific issues. And mainly talk about how to generate real value for business through data science projects, and also how to use data to improve agile methodologies processes
12:10 às 13:00 Pipeline de Data Science
Pedro Lelis

Apresentação de um pipeline end-2-end que todo Data Scientist deveria seguir em seus projetos. Em cada etapa do pipeline é apresentado conceitos fundamentais sobre Data Science e/ou Machine Learning. As explicações são para iniciantes na área: sem muita matemática, porém com bastante animações e códigos para implementar em Python as etapas do pipeline. No final, serão apresentadas algumas bibliotecas para Data Science no Python.

Pipeline de Data Science: 1. Amostragem de Dados; 2. Limpeza de Dados, Engenharia de Features e Normalização; 3. Escolha do Algoritmo: Supervisionado e Não-Supervisionado; 4. Otimização: Método do Gradiente; 5. Train/Test Split, Métricas, Underfitting e Overfitting.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 DataPorn
Mayumi Sato

Com mais de 10 milhões de pessoas cadastradas, o Sexlog é a maior rede social de sexo e swing do Brasil e uma das referências no mercado de recorrência. Ao tratar de assuntos permeados de tabus, usou os dados para criar novas estratégias que vão desde a comunicação, gestão do produto e decisões de negócio. Conheça o case e as aplicações de análise de dados práticas em seu dia a dia e inspire-se!

Predição de Risco de No-Show
Gustavo Leyendecker

Serão apresentados os resultados de estudo para criação e aplicação de um modelo de dados para a apuração do risco de faltas não justificadas em consultas e exames médicos. Serão apresentados os atributos internos e externos considerados no estudo e serão discutidos os casos de uso onde o modelo pode ser aplicado e como calcular o retorno previsto em sua implantação.

15:10 às 16:00 Dados em tempo real analisando sentimentos da platéia com Power BI, Azure e O365
Fernando Garcia

Utilizando apps presentes no Office 365, essa DEMO irá construir um formulário (Microsoft Forms) para garantir o input de dados da platéia em um Real-time data set que será visualizado em tempo real no Power BI com análise de sentimentos via Azure Cognitive Services para o público presente.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 NLP usando Azure Serviços cognitivos e Azure Databricks
Tatiana Nascimento

A integração de serviços cognitivos e o Azure Databricks, mostrando a unificação de data science e engenharia de dados em Big Data.

17:40 às 18:30 Encontrando padrões de compras em e-commerce
Mirelle Bueno

Nesta palestra será apresentando um passo a passo simples para a construção de um algoritmo em Python que irá buscar padrões em compras utilizando a base de dados de um e-commerce, além disso, será apresentado o que é mineração de dados, os passos para o tratamento dos dados para que seu algoritmo tenha maior acertabilidade. Você só precisa ter um conhecimento básico em python, o resto deixa comigo!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais de qualquer área que desejam transformar seus negócios com técnicas, ferramentas e boas práticas acerca dos Dados.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Fernando Garcia
Fernando Garcia
Canal Planilheiros

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet