TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevTest Aprimorando conhecimento nos diferentes tipos de testes de software existentes

A trilha tem como objetivo compartilhar dicas, boas práticas e casos de uso, com teoria e principalmente prática, dos diferentes tipos de testes de software existentes.

Testes estes que são criados principalmente por pessoas desenvolvedoras e testadoras, mas também por qualquer outra interessada na qualidade da entrega!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Implementando testes de integração após 10 anos
Caliel Lima da Costa

Sabe aquele sistema rodando a muitos anos que toda vez que se altera algumas coisa outro lado quebra? Eu senti essa dor, após meses de trabalho você não acreditar no resultado.

11:10 às 12:00 Automatizando testes Android e iOS com o mesmo código
Eduardo Finotti

A automação de testes para dispositivos móveis ainda assombra muitos profissionais do meio da qualidade de software. Porém, é tão simples quanto escrever testes pra web.

Em 2 meses foram implementados todos os fluxos principais do aplicativo da Delivery Much, e pasmem: Android e iOS. E agora a cereja do bolo: COM O MESMO CÓDIGO!

Vou mostrar o caminho das pedras, de como iniciar o projeto de automação de testes mobile (Android e iOS), utilizando o framework CodeceptJS + Appium.

Extraindo métricas em testes de performance
Flávio Pimenta
Os testes de performance muitas vezes negligenciados são importantes e podem fazer a empresa economizar muito em infraestrutura e na experiência de uso do cliente. Pretendo mostrar uma demo rápida com o locust que é uma ferramenta nova, escalável e que vem ganhando bastante adoção. Vou mostrar as principais dificuldades em realizar e medir os resultados de um teste de performance de forma a não ter dados viciados.
12:10 às 13:00 TDD sem mistério
Caio Fernando Bertoldi Paes de Andrade

Test Driven Development já foi moda, já morreu e ressuscitou. A maioria dos tutoriais e artigos ficam na superfície da técnica, e não demonstram como utilizar em uma aplicação real. Essa palestra é 99% hands-on onde mostro desde os princípios até a integração com uma aplicação realista.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Garantindo a experiência do usuário com testes de regressão visual
Antonio Moraes Trindade / ramon schmidt rocha
Quantas vezes o layout da aplicação quebrou ou a usabilidade foi afetada, e mesmo assim seus testes funcionais passaram sem acusar o problema? Quantas vezes você testou em apenas uma resolução e a responsividade do seu site não se comportou da forma esperada quando em um smartphone ou tablet? Como podemos garantir que nosso sistema continue responsivo após constantes alterações de interface? Veremos um case prático da aplicação de testes de regressão visual utilizando o Galen Framework e Selenium em um sistema de dashboards.
É só mais um campinho na tela
Vandre Miguel Ramos / Lucas Furlani Rosa

Quem nunca ouviu, "mas é só mais campinho na tela?". Nesta palestra compartilharemos com vocês como estamos conscientizando a equipe e os demais setores da empresa da importância de avaliar o impacto de alterações nos sistemas, mesmo que sendo apenas uma linha de código. Iremos apresentar os aprendizados, desafios e erros que já enfrentamos nestes 12 meses de uso e evolução do processo de desenvolvimento na HostGator America Latina com fases/atividades mais bem definidas e a importância de perpetuar esta visão para os demais setores da empresa. Além disso, apresentar sobre o presente, o crescimento e o futuro desta nova cultura voltada a usabilidade, qualidade, escala e segurança.

15:10 às 16:00 Quer parar de entregar código bugado? Pergunte-me como!
Mirceia Vinter Freire
Comecei a perceber que, sempre que faço um workshop sobre testes automatizados ou estou explicando algo da desta área para os devs, a primeira coisa que eles me perguntam é: "ok, mas e como é que eu sei que devo testar?" Nessa palestra vou compartilhar o quê e como realizar um teste de software mais completo, com os principais pontos que devemos ter atenção quando estamos testando uma funcionalidade. Vou mostrar como podemos entregar um software com mais qualidade e agregando mais valor ao cliente.
Desenvolvimento orientado a teste, isso funciona mesmo?
Carol Vilas Boas

Muito se ouve sobre desenvolvimento orientado a testes, porém na pratica poucas pessoas conseguem ver seu funcionamento correto. Nessa palestra vamos ampliar os horizontes do desenvolvimento orientado a testes, levando ele para o nível de testes de aceitação. Já pensou em desenvolver seu software com pelo menos um teste funcional para cada critério de aceite? Para isso é necessário uma maturidade muito grande do time. Venha aprender como implantar técnicas para o time alcançar essa maturidade!

Algumas técnicas de teste para jogos digitais
Dyeniffer T. S. Souza

Cada vez mais o mercado de desenvolvimento de jogos vem crescendo no Brasil, com isso é necessário profissionais qualificados para garantir a qualidade dos produtos. Mostrarei algumas técnicas de teste adaptadas para jogos digitais (SPOILER: bem como Cleanroom Testing, Combinatorial Testing, Test Trees e Play Testing) que não são tão conhecidas ainda. Como muitos ainda estão aprendendo a testar nesse "ramo novo", espero contribuir para o aprendizado e dar algumas dicas de onde e como pensar na qualidade para games.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Automação e Virtualização de serviços REST com RestAssured + Wiremock + Docker
Elias Nogueira

Você sempre quis aprender a como testar uma API REST por completo, pensando em Health Check, Teste de Contrato, Teste Funcional e de Aceitação? Sempre teve problema com massa de dados ou disponibilidade de sua API? Venha ver na prática como criar uma pipeline de teste para uma API REST usando RestAssured (Java) para automatizar sua API, Wiremock + Docker para virtualizar a sua API.

17:40 às 18:30 2 Ferramentas para Entregar Código 2x Mais Rápido (Ainda HOJE!)
Rodrigo Moutinho / Elder Moraes

Já parou para pensar na quantidade de tarefas que você precisa fazer todos os dias que poderiam ser muito mais rápidas e confiáveis? Pois é! Com a correria do dia-a-dia as vezes não percebemos o quão improdutivo estamos resolvendo apenas um problema um atrás do outro. Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, mas duas em especial podem transformar totalmente sua produtividade em tempo de desenvolvimento. Participe dessa palestra e aprenda como turbinar seu ambiente com um único comando, entregando seu código muito mais rápido!

Como testamos React Native no Nubank
Newton Rhomel Beck Angelini / Fellipe Chagas

Arquitetura do React Native

  • Camada de navegação
  • Camada de container
  • Camada de view

Testes de unidade

  • O que é teste de unidade
  • Como escrevemos nossos testes de unidade (https://github.com/facebook/react/tree/master/packages/react-test-renderer)

Testes headless (integração)

  • O que é teste de integração
  • Como escrevemos nossos testes de integração (https://github.com/callstack/react-native-testing-library)

Testes E2E

  • O que é um teste E2E
  • Como escrevemos nossos testes E2E (https://github.com/wix/Detox)

Pirâmide de testes

  • O que é
  • Motivação de uso (relação custo/benefício de cada tipo de teste)
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estudantes e profissionais da área de desenvolvimento de software que se preocupam com qualidade e querem aprimorar seus conhecimentos na área


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Carol Vilas Boas
Carol Vilas Boas
Zup Innovation
Rodrigo Moutinho
Rodrigo Moutinho
Square Enix Montreal
Vandre Miguel Ramos
Vandre Miguel Ramos
mercado livre

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet