TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Inovação Inovação, tendências e futurismo

Na trilha Inovação, Tendências e Futurismo, iremos abordar desde os conceitos, até as tendências, ideias, criatividade e comportamentos, com cases de startups e empresas grandes.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Drops de inovação para sistemas legados
Patricia Prado

Backlog, bugs, novos recursos, correções de ?mergeados?, entre todas as outras atividades do dia a dia, será que sobra tempo para inovação? Naturalmente, nos questionamos de como podemos mudar uma etapa ou outra do processo, mas é sempre um desafio. Sabia que alguns exercícios podem ajudar você a sempre repensar seu método de trabalho e ainda potencializar a qualidade das suas entregas. Vem saber como praticar exercícios no seu dia a dia. Acha que não dá? Então, não perca vamos mostrar que dá ;)

Novas necessidades = Novos profissionais
Isabelli Gonçalves

O mercado de tecnologia avança criando produtos, projetos e ditando tendências. Para suprir as necessidades destas novas ideias e atuações, é importante inovar no momento da contratação e procurar profissionais com diferentes skills. A partir deste ponto, a palestra vem apresentar uma abordagem pioneira em Customer Experience focada em serviços para chatbot, unindo Sucesso do Cliente, UX e tecnologia.

O papel da integração em inovação. Veja o impacto de integrações de SaaS e como ela acelera o desenvolvimento do negócio.
Alberto Cardoso / Renato Eric Miranda

Quase inevitável que alguma solução na nuvem não seja incorporada, seja de um mini ERPa a um serviço de visão computacional na nuvem.

Abordaremos temas em como mapear os sistemas críticos ao seu produto/serviço, planejar as suas integrações e validar se está de acordo com a estratégia de inovação vigente ( Se existir uma!). Com seus sistemas e dados alinhados, e uma solução de integração em operação, a validação de hipóteses de negócio serão mais rápidas.

11:10 às 12:00 A cultura de inovação da Amazon
Vinicius Senger / Renato Barbosa

Nesta palestra vamos mostrar como funciona a cultura de inovação da Amazon.com que permeia todas as demais subsidiárias como Amazon Web Services, Amazon Prime Video, Amazon Game Studios etc.

Vamos falar sobre sobre nossos leadership principles, cultura de falha e como adoramos falhar, alguns exemplos de projetos bem sucedidos e também projetos que falharam. A palestra é finalizada mostrando como o Research & Development da AWS criou uma geladeira inteligente inspirada no Amazon Go com frictionless payment.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Designers, Legolistas e Origamistas irão dominar o mundo
Pablo Garateguy

A impressão 3D terá uma profunda transformação no mundo tal qual ele é, podendo ser a maior mudança desde a electricidade.

Nessa palestra conversaremos dessa tecnologia, dos impactos nos processos produtivos, logísticos e no dia a dia das pessoas.

Novas oportunidades irão surgir, você é designer, adora legos e/ou origams?, não?, então comece a praticar

Imersão em uma startup dentro de uma "big company"
Diego Bernardes Gaulke

Oque aprendi imerso durante 2 anos em uma startup dentro do maior player do mercado de recuperação de crédito da américa latina. Descubra como foi o desafio de subir 5 produtos em menos de 90 dias cada. Como atender regras de compliance global e ainda assim ser produtivo e assertivo. Conheça as escolhas tecnológicas que nos permitiram de forma ágil ter estes produtos em produção num tempo recorde. Como resolvemos os desafios de gestão de pessoas em um ambiente ágil e dinâmico.

14:10 às 15:00 Como permitir que a inovação aconteça em sua empresa
Bruno Orlandi

Inovação não se cria, ela deve ser fomentada na sua empresa. Para fomentar esta inovação exitem técnicas e conceitos com base científica que podem ser implementados na sua empresa. Empresas que tem dificuldade em inovar certamente possuem bloqueios que elas nem sabem. Nesta palestra apresentarei estes conceitos e técnicas, com exemplos que funcionaram em diversas empresas, trazendo para o público uma visão mais técnica do processo de inovação.

MVJ: Como evitar desenvolver algo que ninguém quer comprar.
Daniel Oliveira

O uso de MVP?s em conjunto com design thinking e metodologias ágeis praticamente unanimidade no mundo das startups. Mas até mesmo nesse modelo existe o momento de por a mão na massa e desenvolver um produto inicial, que mesmo sendo o mínimo viável para entrega de valor ao cliente, exige um investimento considerável. Nessa palestra vou abordar o uso do MVJ - Trabalho Mínimo Viável, um instrumento para validar uma ideia de negócio antes mesmo de construir o MVP. Ilustraremos com o caso da https://cafexapp.com. e Abordaremos uso das ferramentas Storyboards, Crazy eights, filtragem de funcionalidades essenciais e por fim aplicação de tecnologias Low Code.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Implantando um processo de inovação e melhoria contínua de produtos no SESI
Sami Dubena

A implementação do Ideias para CRESCER foi uma das principais estratégias utilizadas pelo SESI-SC para criar a cultura da inovação, que permeia toda estrutura da empresa. O Programa faz parte de um roadmap mais amplo e busca criar um cenário favorável para o estabelecimento de uma política de inovação do SESI, essencial para viabilizar a transformação digital e implementação da estratégia institucional que viabilize a visão do SESI DO FUTURO. A apresentação abordará a criação do Programa como um MVP, em conjunto com as unidades do SESI, sem custos, utilizando o Google Drive e o PowerBI.

Inovação no setor público
ADRIANA N AQUINI

As instituições públicas no Brasil são inovadoras? Quais iniciativas estão provocando mudanças significativas, rompendo barreiras e modelos antigos de gestão, possibilitando que os órgãos de governo mudem o foco para a colaboração, inovação e trazendo as pessoas para o centro dos processos? Vamos apresentar uma visão geral dos principais movimentos que estão trazendo a inovação para dentro do governo: redes de colaboração, os métodos de aprendizado/compartilhamento de experiências e cases de laboratórios de inovação.

16:40 às 17:30 O Universo dos Hackathons
Abraão Sena da Silva
O Hackathon tem feito parte do processo de transformação de pessoas e empresas ao redor do mundo, ainda mais quando olhamos para ele como uma ferramenta que potencializa essa mudança. Seja levando aprendizado ou um novo mindset temos visto uma grande popularização desse formato de colaboração criativa. Porém, nessa palestra, apresento um novo olhar sobre a forma de viver essa experiência. Será que essa iniciativa veio pra ficar ou é só mais um modismo do momento?
O inovador que há em mim saúda o conservador que há em você
Daiane Novaes / Aleksandra Bec

As empresas estão mudando. Mas e as pessoas, estão mudando junto com elas?

Duas pessoas diferentes trabalhando na mesma organização e com o mesmo objetivo. Uma com 6 meses de empresa e outra com 28 anos. Ambas começaram uma jornada juntas em busca da tão sonhada inovação. E acredite, vai muito além da tecnologia!

17:40 às 18:30 HomeOffice: Como aumentar sua produtividade e ter uma qualidade de vida melhor
Bruna Grellt

Exercer seu trabalho em casa tornou-se comum no mundo todo, mas assim como qualquer outro tipo de trabalho, possui seus pontos positivos e também negativos. O home office exige muita disciplina, e claro, pode proporcionar diversos benefícios, como melhor qualidade de vida, economia financeira e aumento da produtividade para realizar suas tarefas. Quando falamos do home office, existem alguns detalhes no qual devemos ficar atentos, como não misturar lazer com trabalho e manter um convívio social saudável. Atualmente atuo como CS Manager na Adentro Cloud e vou contar para vocês um pouco da minha experiência com home office, como podemos ser mais produtivos e agregar valor ao seu negócio

Drops de inovação para sistemas legados
Patricia Prado

Backlog, bugs, novos recursos, correções de ?mergeados?, entre todas as outras atividades do dia a dia, será que sobra tempo para inovação? Naturalmente, nos questionamos de como podemos mudar uma etapa ou outra do processo, mas é sempre um desafio. Sabia que alguns exercícios podem ajudar você a sempre repensar seu método de trabalho e ainda potencializar a qualidade das suas entregas. Vem saber como praticar exercícios no seu dia a dia. Acha que não dá? Então, não perca vamos mostrar que dá ;)

Design e inteligência artificial para inovar no setor público e além: O case Ptolomeu.
Gleidson / Cloé de Haro

Vamos contar a história do desenvolvimento de uma startup de inteligência artificial dentro da Softplan, como aplicamos conceitos de design e mindset ágil para explorar oportunidades e gerar receita nos primeiros meses de atuação. Compartilharemos como está sendo nossa experiência com o modelo Venture Building (empresa que constrói startups usando recursos próprios), nossos erros e lições aprendidas.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 27 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empreendedores, executivos, gestores, desenvolvedores e curiosos


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Aleksandra Bec
Aleksandra Bec
Confederação Sicredi
Bruno Orlandi
Bruno Orlandi
Videomatik
Gleidson
Gleidson
South System
Pablo Garateguy
Pablo Garateguy
Magnetis Investimentos
Patricia Prado
Patricia Prado
Ideativo Design
Renato Barbosa
Renato Barbosa
Amazon Web Services
Vinicius Senger
Vinicius Senger
Amazon Web Services

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet