TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas IoT from 0 to... 4.0

Na trilha de Internet das Coisas (IoT, Internet of Things) você estará em contato com uma das principais tecnologias da indústria 4.0. IoT está relacionada com a conexão de diversos objetos a uma rede de comunicação. Os dados coletados por sensores podem ser usados de diversas formas para a geração de valor de produtos, serviços e/ou desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento dos já existentes.

Venha participar da trilha de Internet das Coisas, onde teremos palestras, cases e workshops tanto para iniciantes quanto para veteranos, nesta área da Industria 4.0.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Beyond the Things (Implications in an IoT Project)
Mercedes Wyss
The Internet of Things is a technology that has been echoing for some time. Arriving to generate interesting and attractive solutions. We are exposed to many resources about how to make our hardware project (the Thing side), what about the Internet one. This talk is looking to explore IoT projects farther than only the hardware side (Raspberry PI, Arduino, sensors, etc). Focus on aspect like the server side, using Serverless or IoT cloud solutions, options to analyze our information. And the last one but not less important, the security aspects in IoT projects, although there are not yet 100% solid solutions, there are already efforts to solve this.
11:10 às 12:00 O que é IoT e a industria 4.0, como usar e agregar valor?
Matheus Ceballos

Será explicado o que é a Industria 4.0, sua origem, evolução e tecnologias; naturalmente com ênfase em IoT. Também serão abordadas as influencias da Internet das Coisas no dia a dia das pessoas e das empresas, analisando quais os benefícios e dificuldades de inserção deste tipo de tecnologia na sociedade/mercado. Sendo assim, quais são as melhores formas de empreendedores e empresas agregarem maior valor aos seus produtos e serviços por meio do IoT.

Valor nos dados, ROI na veia. Extraia valor do seu IoT!
Alberto Cardoso

Ter um uma ideia inovadora de projeto de IoT está cada vez mais comum. Agora, apresentar essa ideia com um plano de custo, ROI e payback, ai está a dificuldade. Reflito aqui sobre questões como qual é o Business outcome do projeto IoT? Qual é o dado (e quanto ganho com ele)? Custos gerais como de processamento, conectividade e periféricos e pessoas. Técnica de como vender internamente ou externamente seu projeto de IoT.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Azure Sphere, Azure IoT Edge e modelos de IA em microcontroladores: avanços tecnológicos da Microsoft em IoT.
Walter Silvestre Coan

Nesta apresentação será demonstrado o funcionamento do kit de desenvolvimento MT3620 e todos os conceitos de segurança para aplicações IoT propostos pela plataforma Azure Sphere. Em seguida será demonstrado o funcionamento do Azure IoT Edge, integrando um dispositivo CLP industrial com o Azure IoT Hub e por fim será demonstrada a nova ferramenta Embedded Learning Library que permite compilar modelos de Inteligência Artificial e executar em microcontroladores. Essas três tecnologias são importantes avanços tecnológicos para todo o eco sistema de aplicações de IoT realizados pela Microsoft e que contribuem para que os desenvolvedores criem soluções robustas e seguras.

14:10 às 15:00 Monitoramento de ambientes industriais com beacons
Cristiano Roberto Franco / Diogo Floriano

Na indústria, assegurar a presença dos funcionários nas máquinas em que estão alocados é um desafio constante. No decorrer de um turno, é comum que os funcionários deixem o posto para exercer outras atividades e não voltem no tempo esperado. Nessa palestra, vamos apresentar a arquitetura e os desafios de uma solução para monitorar a presença dos funcionários em setores da fábrica. O protótipo utiliza um Raspberry Pi 3 como receptor e beacons acoplados no EPI dos funcionários como emissores. Além disso, vamos demonstrar como a aplicação de técnicas como Lógica Fuzzy e Filtro de Kalman ajudaram a determinar a distância dos beacons com mais precisão e como foi desenvolvida a troca de mensagen

Renovar: um MVP para monitorar a qualidade do ar
Francisco Teixeira

Renovar é um projeto que começou como um MVP, abraçando o conceito de Internet das Coisas para criar uma plataforma aberta e colaborativa a fim de monitorar a qualidade do ar, por intermédio de hardware e software de baixo custo. Nessa apresentação vou falar porquê foi desenvolvido essa plataforma, quais foram os principais desafios, como funciona a integração entre diferentes tecnologias: Google Maps, Arduino/NodeMCU, SpringBoot e Ionic. Além disso, vou mostrar uma demo de como utilizar a plataforma e como se unir a essa comunidade.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Geladeira Vending Machine com pagamento frictionless inspirada na Amazon Go
Vinicius Senger / Renato Barbosa

Nesta palestra vamos apresentar como foi desenvolvida um novo conceito de vending machine baseado em visão computacional e inteligência artificial utilizando tecnologias da Amazon Web Services.

16:40 às 17:30 Utilização do PM2 e node.js para alavancar seu desenvolvimento com a IoT.
Alexsandro Olivo

Como gerenciar seus dispositivos de uma maneira fácil, resultando em aplicações consistentes e de alta escalabilidade utilizando o node.js e PM2 em sistemas linux. Abordando a integração de end devices, base de dados e centrais de processamento.

Desenvolvimento de aplicações IoT escaláveis com containers Docker: estudo de caso em um sistema de autosserviço de chopp
Eduardo Schmidt / Joao Paulo Bodanese
Garantir a disponibilidade e a qualidade do serviço prestado ao cliente final em cenários envolvendo aplicações de IoT complexas é uma tarefa que traz consigo desafios tecnológicos e operacionais elevados, e que exigem a utilização de infraestrutura, ferramentas, e práticas adequadas tanto para o desenvolvimento da aplicação quanto para o gerenciamento dos dispositivos. A presente palestra apresenta um estudo de caso envolvendo a utilização da plataforma de infraestrutura de software embarcado da Seashell no desenvolvimento e gerenciamento de torneiras de chopp automatizadas da myTapp, bem como os inúmeros benefícios obtidos ao se utilizar a tecnologia de containers em dispositivos IoT.
17:40 às 18:30 Inferência de IA em edge devices - A câmera é o novo sensor universal
Jomar Silva

Diversas implementações de soluções de IOT nos últimos anos foram severamente limitadas pelas limitações de largura de banda para a transmissão dos dados, e pela inviabilidade técnica ou econômica de utilização de todos os sensores necessários. A fusão de Inteligência Artificial, Visão Computacional e Internet das Coisas, permite que imagens possam ser processadas com IA em edge devices - transformando imagens em informação - permitindo a implementação de soluções que seriam ficção científica há um ano atrás. Vamos apresentar o projeto OpenVINO, que permite a inferência de IA em edge devices de forma otimizada.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 23 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de Software, hardware, empreendedores e curiosos dos níveis júnior ao sênior.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alexsandro Olivo
Alexsandro Olivo
agrotechlink
Diogo Floriano
Diogo Floriano
AMBEV TECH
Mercedes Wyss
Mercedes Wyss
Produactivity
Renato Barbosa
Renato Barbosa
Amazon Web Services
Vinicius Senger
Vinicius Senger
Amazon Web Services

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet