TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS O maravilhoso mundo mágico da Apple.

Fique por dentro das últimas novidades do ecossistema Apple em suas plataformas iOS, tvOS, watchOS e macOS.

Aprenda e compartilhe com a comunidade sobre as novas versões dos sistemas, abordando novas ferramentas, tendências e muito mais.

Tudo para você se tornar um desenvolvedor de elite!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Advanced (?) Constraints Tricks
Aline Borges

Não importa se você usa Interface Builder ou View Code - é usando Constraints que a gente cria as nossas interfaces. Mas será que a gente usa tudo o que elas podem nos oferecer? Conseguimos diminuir o código e fazer coisas muito legais só entendendo como elas funcionam, e conhecendo alguns truques que podem maximizar seu poder. Avançado ou iniciante, tenho certeza que as dicas serão úteis!

Girando a chave: Adicionando testes a aplicativos em produção.
Victor Panitz Magalhães

Muitos desenvolvedores acabam se perguntando o real valor da adição de testes em uma aplicação que já está em produção, aonde muitas vezes a mesma pode nem mesmo estar estruturada para isto.

Compartilharei alguns casos comuns nestes cenários (a nível de código) e como enfrentá-los de frentes, focando em qualidade. Serão apresentados gatilhos a nível de time e desenvolvedor para que a aplicação de testes não fique somente no desejo.

11:10 às 12:00 Como distribuir seu app... enquanto dorme?!
Narlei Moreira / Jéssica Mouta

Aquela rotina de passar horas no processo de distribuição do seu app... que tal acabar com isso? Deixar tudo automático? E até executar tudo pela Siri!

Quantas vezes teve que ficar acordado até tarde só pra saber se o Archive do Xcode iria ter sucesso? Que tal dar o git push e ir dormir sabendo que tudo dará certo?

Vamos mostrar nessa talk como na Delivery Much começamos a economizar cerca de 50 horas por mês tornando nosso processo padronizado, seguro e fazendo a vida de todos do time melhor. Além disso disparamos nossos build pela Siri ;)

Xibs reutilizáveis e compatíveis com view code, isso é possível?
Vinicius Carvalho / Lucas Cardinali

Você que é desenvolvedor iOS já deve ter ouvido que trabalhar com Xibs é um grande gargalo em projetos de larga escala não é mesmo? Mas e se suas Xibs forem inicializadas assim como são as suas views que foram criadas somente por código? Vou tentar trazer um pouco de como foi essa visão na criação de um app trazendo seus pros e contras como toda tecnologia.

12:10 às 13:00 Aumentando a área de superfície do seu app com extensions
Guilherme Rambo
Já se passou a época em que um app precisava ser aberto através do seu ícone na home screen para oferecer funcionalidade ao usuário. Hoje em dia, existem inúmeras oportunidades no iOS para que o usuário interaja com os serviços oferecidos pelo seu app. Nesta talk, pretendo mostrar algumas delas e apresentar boas práticas para seu uso, além de dicas de implementação.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Handling navigation using a reactive event-driven Flow Coordinator
Alexandre Mantovani Tavares

Nessa palestra vou explicar brevemente o conceito de Flow Coordinator e apresentar uma das maneiras de simplificar a navegação em apps e aprimorar a reutilização de componentes, como View Controllers, usando um fluxo baseado em eventos que utiliza RxSwift. Também apresentarei alguns problemas comuns que podem ser encontrados quando utilizamos qualquer implementação de Coordinators e como podemos evitá-los.

In this talk, I will explain the concept of the coordinator pattern and present one of the ways to simplify iOS navigation and improve reusability of View Controllers using an event-based flow on top of RxSwift. I will also show some common issues you may encounter when using coordinators

Introdução ao Lottie
Laura Carvalho

Que tal nós, desenvolvedores, implementarmos animações complexas sem sofrimento? O Lottie permite isso. Ele é uma biblioteca criada pelo AirBnb, disponível tanto para iOS quanto Android, que permite importar e renderizar nativamente animações criadas no Adobe After Effects. Os designers terão toda liberdade criativa que sempre quiseram e nossos apps passam a conter lindas animações sem que os desenvolvedores tenham que recria-las via código. Mostraremos como funciona esse workflow de forma completa, dos conceitos à integração de uma animação ao nosso app.

15:10 às 16:00 Testando o app do Nubank
Victor Maraccini / Francesco Perrotti?Garcia

Nesta palestra vamos mostrar técnicas que utilizamos para tornar nosso código mais desacoplado e fácil de testar, e quais os tipos de testes que fazemos no app do Nubank para garantir qualidade em todas as condições de uso.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Projetando experiências significativas com Realidade Aumentada
Ana Carolina Barreto

A popularização de qualquer tecnologia traz consigo um questionamento importante: quando faz sentido usá-la? Não poderia ser diferente com realidade aumentada. Nessa conversa, tento responder essa pergunta com exemplos do que tem sido feito em aplicativos atualmente.

View Code - Reutilizando ao máximo suas views
Leonardo Piovezan
Qual a melhor maneira de construir uma view, storyboard, XIB ou por código? Nessa palestra serão discutidas, brevemente, as vantagens e desvantagens de cada um e, por fim, será mostrada uma maneira de estruturar o View Code para maximizar a reutilização dos componentes de view.
17:40 às 18:30 Model-View-Controller, por que o iOS a utiliza ? Qual o Melhor: MVC, MVVM OU VIPER?
Carlos Henrique Carmo

Nessa talk, vamos falar do tão popula design partten MVC e por que o iOS a utiliza. Mostrarei com exemplos práticos e também faremos comparações com os design parttens MVVM e VIPER. Falarei o por que escolher uma ou outra para o seu projeto.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 23 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e interessados no mundo da Apple


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Ana Carolina Barreto
Ana Carolina Barreto
Apple Developer Academy PUCPR
Guilherme Rambo
Guilherme Rambo
Peixe Urbano
Jéssica Mouta
Jéssica Mouta
Delivery Much
Leonardo Piovezan
Leonardo Piovezan
James Delivery

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet