TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JavaScript Venha se divertir e atualizar o seu conhecimento de JavaScript!

JavaScript é a única linguagem presente ao mesmo tempo no browser, servidor, desktop e mobile. Uma linguagem dinâmica, que possibilita o uso de orientação a objeto e uso de conceitos de linguagens funcionais ao mesmo tempo, permitindo assim um grande leque de possibilidades e diversão.

A linguagem mais utilizada no GitHub, com aproximadamente o dobro de Pull Requests da segunda colocada.

Já madura, estando presente no cenário comercial junto com as principais linguagens, não para de ser atualizada para ser cada vez mais divertida.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Micro Frontends
Rodrigo Branas
The Developer´s Conference Florianópolis 2019
Electron - Construa aplicativos desktop multiplataforma com JavaScript, HTML e CSS
Fernando Migliorini Tenório

Vamos descobrir como construir aplicativos desktop multiplataforma com JavaScript, HTML e CSS e se isso é realmente tão bom quanto parece ser.

11:10 às 12:00 Paradigmas de Programação: Uma Visão Geral sobre Orientação a Objetos e Programação Funcional
Marcel Gonçalves dos Santos
Sabe-se que não existe solução única para todos os problemas em tecnologia. O mesmo acontece para linguagens de programação! As linguagens de programação possuem diferentes propósitos e características. Entendê-las bem permite conhecer melhor os seus limites e se são adequadas para a solução de determinados problemas. Nesta apresentação falarei sobre paradigmas de programação (definições e exemplos), orientação a objetos (pilares da OO, princípios e práticas), programação funcional (funções de primeira classe, de alta ordem e puras, estado, imutabilidade, currying, aplicação parcial e composição de funções), as diferenças entre os paradigmas e as vantagens/desvantagens de utilizá-los.
12:10 às 13:00 PWA and WebApps: Past, Present and Future
Anderson Burnes
Nesta palestra vamos falar sobre PWA e WebApps, passando por Service Worker, Cache e Web Manifest. Serão demonstradas pequenas aplicações na prática, mostrando o poder, pontos positivos e negativos dessa Tecnologia, além de projeções futuras e publicação no Google Play. Saiba como desenvolver e publicar suas aplicações com PWA.
Angular e Observables com RxJS
Domingos Teruel
Nesta sessão, abordaremos como o Angular e o pattern Observable trabalham. Entraremos em detalhes e explicamos o que é mágica e o que não é. Esta sessão aborda os conceitos básicos dos observáveis RxJS para desenvolvedores Angular. Você aprenderá como trabalhar com APIs observáveis angulares, quais operadores RxJS você deve conhecer e como criar suas próprias APIs observáveis.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Você já ouviu falar ou usou Vue.js? Vem comigo que eu te mostro os motivos de porque estou tão apaixonado por ele!
ramon schmidt rocha
Vue.js é uma lib/framework em ascensão no mercado mundial de TI. Após seu primeiro release em 2014, tem aumentado exponencialmente sua popularidade todos os anos. E se tornado muito querida até mesmo pelos mais tradicionais desenvolvedores e designers! Quero mostrar os principais motivos de ascendido tão rapidamente no meio das principais tecnologias que dominam o mercado front-end atualmente: Angular e React. E por que você como dev e/ou designer deveria adotar ela ou pô-la na sua caixinha de ferramentas!!!
Serverless Side-Rendering com Vuejs/Nuxt.js com AWS Lambda
Júlio César Guedes
Vou explicar sobre o Vuejs e seu sistema universal chamado Nuxtjs, além do que é SSR (Server Side Rendering) numa estrutura totalmente escalável e segura utilizando as melhores práticas de infraestrutura em Cloud.
15:10 às 16:00 Advanced React Patterns
Jean Bauer

Fazer páginas simples na web usando React.js parece ser uma tarefa simples (spoiler: e é). Porém, na medida que evoluímos nossas aplicações, experienciamos a necessidade do uso de componentes externos, como Menus, Sliders, Routers e outros. Como manter uma aplicação com um código limpo e com uma boa developer experience em uma codebase como essa?

Falarei sobre High Order Components, Compound Components, Render Props e Hooks. Para cada pattern vou tentar explicar como tudo isso poderá te ajudar dependendo do seu caso de uso.

Como testamos React Native no Nubank
Newton Rhomel Beck Angelini / Fellipe Chagas

Arquitetura do React Native

  • Camada de navegação
  • Camada de container
  • Camada de view

Testes de unidade

  • O que é teste de unidade
  • Como escrevemos nossos testes de unidade (https://github.com/facebook/react/tree/master/packages/react-test-renderer)

Testes headless (integração)

  • O que é teste de integração
  • Como escrevemos nossos testes de integração (https://github.com/callstack/react-native-testing-library)

Testes E2E

  • O que é um teste E2E
  • Como escrevemos nossos testes E2E (https://github.com/wix/Detox)

Pirâmide de testes

  • O que é
  • Motivação de uso (relação custo/benefício de cada tipo de teste)
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Edição de Texto Rico usando estruturas de dados imutáveis
Guilherme Vierno da Silveira
Com o novo modelo de distribuição de conteúdo multi-canal em que o estamos inseridos atualmente, foi preciso reinventar os editores de texto que usamos na web. Irei mostrar como fazer editores de texto no browser que utilizam estruturas de dados imutáveis como estado, o projeto *Draft.js* do facebook e os desafios de construir um editor de texto JavaScript open-source.
O Presente e o Futuro do TypeScript.
Glaucia de Souza Lemos

Quais são as features futuras previstas para o Typescript? O que hoje eu posso fazer para auxiliar no desenvolvimento em JavaScript com Ts? Qual será o futuro do TypeScript? Durante essa palestra, falarei um pouco da história do TypeScript e a importância dele no uso em diferentes frameworks. E qual será o roadmaps previstas para o nosso transpilador JavaScript mais amado por todos!

17:40 às 18:30 Escalando uma aplicação front-end além do código: arquitetura, qualidade, processos e pessoas
Fernando Maia
Nessa talk será explorada a evolução de uma aplicação de larga-escala em React.js desde o dia zero até um cenário com cerca de quinze equipes de diferentes áreas desenvolvendo, sob diversos pontos de vista além do código: uma timeline de evoluções de padrões arquiteturais, qualidade, processos, cultura e organização.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos, Fullstack, Entusiastas, Estudantes


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Anderson Burnes
Anderson Burnes
CEICM/Vida de Programador
Jean Bauer
Jean Bauer
ThoughtWorks

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet