TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Kanban e Lean Da filosofia do Lean e o pragmatismo do Kanban expresso em atos de liderança em toda organização

Um ato de liderança do Sakichi Toyoda que realizou melhorias na máquina de tear da sua mãe, se tornou a base para o pensamento evolucionário que transformou a indústria de manufatura e serviu de inspiração para pensamento ágil.

O outro ato de liderança, agora do David Anderson, expandiu este pensamento através do Método Kanban para todas as indústrias existentes hoje ajudando as empresas a se tornarem eficientes e eficazes.

O que os participantes irão encontrar nessa trilha:

    Ações pragmáticas sobre desenvolvimento de software com Lean e Kanban
    Relato de experiência de pessoas aplicando Lean e Kanban no mundo real
    Como dar os primeiros passos com esses métodos
    Métricas e gestão de fluxo

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 5 dúvidas frequentes ao iniciar o método Kanban
Carlos Eduardo Polegato / Fábio Trierveiler
Com o bordão: “Comece na próxima semana”, o método Kanban vem ganhando cada vez mais adeptos. Um método simples e não prescritivo que facilita as empresas iniciarem sua jornada evolucionária. O objetivo desta palestra é comentar as cinco dúvidas mais frequentes, na vivência dos palestrantes, que as equipes passam neste início. Como trabalhamos com estas cinco dúvidas em busca de resultado e evolução.
O que acontece quando limitamos o WIP!
Maria Claudia Provinciatto
Com base em experiências reais, apresentarei problemas que vivenciei em um cenário em que não limitamos a quantidade de trabalho em andamento em um kanban e quais foram os benefícios quando passamos a limitar o WIP. Também vamos entender quais princípios ágeis e lean podem ser relacionados a essa ação.
11:10 às 12:00 A Realidade da Evolução com o uso do método Kanban.
Carlos Baldissera

O método Kanban sem sombra de dúvidas tornou-se bastante popular em contextos ágeis. Nesta palestra, vou mostrar na prática e de uma forma bem simples como se dá a evolução do Kanban. Demonstrarei como aplicamos o método em ambiente de sustentação e desenvolvimento de software em uma empresa do ramo da Indústria de Manufatura. É fato, o Kanban dá a oportunidade de tornar o problema explícito e de resolvê-lo com o time. Se você tem dúvidas de como começar, qual o quadro mais adequado, quais métricas aplicar e o que fazer diante de um problema, então, esta palestra é para você!

"Kanban acting in the shadows" ? Revelando a Evolução a partir de Fatos.
Allex Espindola Erckmann

Quando pensamos em mudar, sempre pensamos em mudar para melhor. Mas como começar um processo de mudança, sem que as pessoas percebam as dores da mudança? Nesta palestra, vou apresentar um case de introdução do método Kanban em um time Scrum, sem as dores e incertezas que um processo de mudança normalmente causa. Utilizando práticas como: visualização de fluxo, diminuição do tamanho dos lotes, adeus story points, olá throughput e lead time, limites do WIP, políticas explícitas e métricas. O Kanban inicia o seu trabalho agindo pelas sombras, gera a curiosidade das pessoas a partir das práticas e a revelação da mudança acontece quando as pessoas tomam ciencia dos resultados a partir de fatos.

12:10 às 13:00 Modelo evolucionário em equipes e organizações: Dicas e dificuldades direto do front
Samuel Moro Bergamo Cavalcante / Lula Rodrigues
Já aconteceu com você de começar a falar do método Kanban e a pessoa falar que já conhece e pratica? Ou quando começa a falar de gestão visual já chegam perguntando a data de entrega? Outra pergunta frequente é quem será o Scrum Master e PO? Vamos conversar um pouco sobre o por que isso acontece e falar sobre exemplos que tem funcionado o modelo evolucionário.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Saindo da lama com o Método Kanban
Caco Mafra / Saimon Cruz

Você está com dificuldades de liderar seu time? Seu time está com dificuldades para cumprir os prazos e realizar as entregas? Seu time está frequentemente sobrecarregado? Você está com dúvida por onde começar? Mas não desanime, você não está sozinho, isso é mais comum do que você pensa e nós tems dicas para você sair da lama.

Vamos apresentar como a abordagem e as práticas do método Kanban, assim como as métricas de fluxo, podem ajudar seu time a identificar e resolver problemas, criando atos de liderança diariamente, criando um ambiente de alta performance, ajudando a escalar para toda a organização e garantindo que você nunca mais volte para a lama.

15:10 às 16:00 Evolua a sua empresa de IT e Non-IT com o Modelo de Maturidade por Faixas (MMF)
Erasto Meneses
Já pensou num modelo que ajuda você a fazer um diagnóstico da situação atual de todas as equipes da sua operação, sejam eles da área de IT ou Non-IT? E que além disso mostre o caminho para se converter em times de alta performance sendo esta a situação desejada por todos? É com o Modelo de Maturidade por Faixas (MMF) que a Softplan está conseguindo fazer isso! Venha conhecer um pouco mais deste modelo de evolução e melhoria contínua com um dos seus criadores e veja como ele poderia ajudar você e a sua empresa.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Lean: Transformação organizacional através solução de problemas
Anderson Gonzaga de Souza / Paulo Eduardo Mazur

Nessa palestra, eu e Paulo Mazur, iremos apresentar o case da Senior sistemas, empresa de tecnologia com mais de 1.400 colaboradores, na adoção do Lean. Vamos apresentar a jornada completa, motivadores, principais desafios, aprendizados e benefícios.

Alinhando Discovery com Delivery usando Upstream Kanban
RAFAEL RECALDE CACERES

A descoberta de novas demandas para resolver problemas de negócios é muito mais rápida que sua execução, criando uma frustração constante nos clientes. O Kanban melhora a capacidade de entrega, mas isso é só uma parte do problema. O que precisamos é pensar em um modelo onde seja possível modelar as demandas e criar um volume suficiente de opções (Discovery) para serem selecionadas pelo Downstream (Delivery) mantendo assim uma relação mais fluida entre o descoberta e o entrega. Nessa apresentação discutiremos o Upstream Kanban como forma de facilitação do processo de Discovery no desenvolvimento de produtos.

17:40 às 18:30 Kaizen week - Mudando o status quo em apenas 5 dias.
Gabriel Goes Pacheco / Marcia Bifulco

Imagine que seja possível emergir melhorias na sua organização fazendo com que sua equipe resolva problemas complexos. Imaginou? Parece bom não é? O objetivo é trazer ao público o Kaizen Week, metodologia que temos utilizado com sucesso para mudar o status quo de grandes organizações, através de Kaizens com foco na redução dos desperdícios e melhoria contínua. O método é baseado no Google Design Sprint, consiste em compreender a situação atual, divergir ideias, convergir para o processo ideal, executar, validar e acompanhar as mudanças. Apresentaremos informações reais da aplicação nos nossos clientes e dos resultados obtidos. Viu que é possível? Assista essa palestra e veja que é!

Kanban e software legado - Os desafios na evolução da gestão de fluxo por um time de DEVs
Marta Cristina Schmitt / Anderson Luis Hences

Como ganhar agilidade no desenvolvimento de software legado? Entenda como o método Kanban ajuda na gestão de um time de 8 pessoas, responsável por dar sustentação aos módulos de Vendas e Compras de Gestão Empresarial com mais de 2000 clientes. Como sair do modelo em cascata e mudar de paradigma? Quais desafios enfrentados, lições aprendidas e resultados obtidos até o momento? Tudo na visão de quem está com a pele em jogo (o time DEV). Pegue seu café, vem com a gente e vamos bater um papo de DEV para DEV.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais de diversas áreas que buscam a melhoria dos seus processos e produtos; Profissionais que trabalham em times ágeis de diferentes maturidades Agile Coaches Scrum Masters Demais pessoas de tecnologia.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Anderson Gonzaga de Souza
Anderson Gonzaga de Souza
https://www.objective.com.br
Caco Mafra
Caco Mafra
Caco Experience - Kanban | Agilidade | Mentoria
Carlos Baldissera
Carlos Baldissera
Lean Institute Brasil
Erasto Meneses
Erasto Meneses
Lean Insitute Brazil
Fábio Trierveiler
Fábio Trierveiler
Lean Institute Brasil
Marcia Bifulco
Marcia Bifulco
Bifulco Serviços e Projetos
Paulo Eduardo Mazur
Paulo Eduardo Mazur
Senior Sistemas
Saimon Cruz
Saimon Cruz
Coordenador de engenharia

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet