TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Management 3.0 e Gestão Ágil Inovação, Liderança e Gestão

Management 3.0 é um movimento de inovação, liderança e gestão, redefinindo o conceito de liderança tendo a gestão como uma responsabilidade de todos.

É sobre trabalhar junto para encontrar a forma mais eficiente para que o negócio atinja os seus objetivos enquanto mantêm a felicidade dos trabalhadores como uma prioridade.

Nesta trilha teremos palestras dinâmicas e cases reais de times e empresas que estão usando essa abordagem no seu dia a dia.

Ao final pretende-se que os participantes aprendam por meio destas experiências, lições aprendidas, sucessos, dificuldades, falhas e técnicas que respondam as principais dúvidas: Como podemos criar equipes ágeis atuando como unidades auto-organizadas, oferecendo um valor contínuo rápido e com os indivíduos motivados corretamente?

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como sua organização inova? Como a gestão influencia?
Mayra de Souza Machado

A gestão da sua organização apoia a inovação? E as pessoas inovadoras? Inovar são ações diárias em uma organização e tem um tipo de pessoa que atuará massivamente para a organização sair do status quo. Intraempreendedorismo são pessoas que vêem problemas como oportunidades dentro das organizações, transitam de forma transversal, tem grande networking e fazem gestão de forma natural. Nesta palestra você entenderá qual relação entre inovar e empreender, e como fomentar e não podar na organização.

11:10 às 12:00 No mundo do Management 3.0, você gestor, está gerenciando o que?
Eugênio Normey

Se hoje temos equipes auto-gerenciáveis que trabalham de maneira quase que 100% autônoma, desenvolvendo produtos, interagindo com o cliente, traçando metas, escolhendo metodologias de gestão de processos e tarefas, eu pergunto: e vocês gestores, entram aonde? Num mundo e momento tão competitivo, no qual os gestores devem confiar em suas equipes para que estas desempenhem e entreguem os resultados esperados do setor, com o que os líderes devem se preocupar? Que ?papel antigo? novo é esse?

Essa palestra foi removida devido ao parecer do Comitê de Ética e Diversidade.
Essa palestra foi removida devido ao parecer do Comitê de Ética e Diversidade. Leia o parecer na íntegra neste link.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Making People Awesome
Alexandre Freire

Steve Jobs sempre perguntava aos seus colegas, ?Quais benefícios incríveis podemos dar aos nossos clientes? Até onde podemos levá-los?" Usando Modern Agile nos perguntamos como tornar as pessoas no nosso ecossistema incríveis. Incluindo as pessoas que usam, fazem, compram, vendem ou financiam nossos produtos ou serviços. Aprendemos sobre seu contexto, suas dores, o que os segura pra trás e o que eles têm ambições de conquistar. Como podemos torná-los incríveis? Nessa palestra vou falar do princípio de Modern Agile ?Make people awesome? e compartilhar algumas histórias de como tentamos viver esse princípio no Nubank.

14:10 às 15:00 Praticando o Management 3.0 sob a ótica das 5 Disfunções dos Times
RAFAEL T SANTOS / Maurício Pinheiro

Times engajados, motivados e comprometidos são fundamentais para lidar com todo o cenário de complexidade que temos hoje em dia. Mas como podemos fomentar isso?

O modelo de times de Lencioni fala que tudo começa com a confiança e avança por 5 estágios (não necessariamente sequenciais) passando pelo conflito construtivo, pelo comprometimento, pela responsabilização mútua até chegar aos times compromissados com os resultados.

Nesta palestra iremos apresentar as 5 disfunções dos Times e mostrar quais as ferramentas do Management 3.0 podem ser utilizadas em cada cenário, baseado na experiência prática dos autores facilitando times.

A felicidade nasce de um simples sorriso. A cadência de entregas no seu projeto também pode! Vamos falar de Team Happiness?
Marcely Santos

A felicidade e a satisfação das pessoas das equipes deve ser uma preocupação fundamental da gestão. Não conseguimos dá o nosso melhor quando não estamos felizes, seja na vida pessoal ou profissional, ambas precisam estar equilibradas. A necessidade de parar e pensar a respeito dos nossos sentimentos individuais e em conjunto, de reconhecer o que nos deixa feliz e o que temos oportunidade de melhorar ou mudar é uma excelente alternativa para alcançar entregas de sucesso do projeto. O objetivo nessa talk é falar como a felicidade do time é importante para a equipe realizar entregas de sucesso.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Delegation Board - Responsabilizar para Empoderar
Edson Antonio de Lima / Vanderley Gomes

As organizações têm barreiras que não podem ser derrubadas e muitas não devem. Mas e quando as barreiras são invisíveis? Só percebemos sua existência quando batemos nela. Porque não podemos deixar claro quais são os limites e quem é responsável pelo que? A verdade é que muitas vezes isto não está claro para ninguém. Vamos tornar claro as responsabilidades e planejar o empoderamento.

Sessões de Feedback Canvas como Ferramenta para o Desenvolvimento de Competências
PASCOAL PINTO VERNIERI

O uso de práticas ágeis são uma realidade no dia a dia das empresas, porém com elas surgiram novos desafios para as equipes que adotam tais práticas. O Management 3.0 enxerga as empresas como redes e sugere aplicar 6 visões para o sucesso na gestão de equipes: Energizar Pessoas, Empoderar o Time, Alinhar Restrições, Desenvolver Competências, Crescer a Estrutura e Melhorar Tudo. Uma equipe, já que é auto-organizada, deve também ser autossuficiente. Por isso, é necessário capacitar os colaboradores e assim criar times multidisciplinares. O objetivo é ver como as sessões com Feedback Canvas podem serem úteis para o desenvolvimento de competências do time pelo olhar do time e não só do líder.

16:40 às 17:30 <Gestão de> Times Ágeis
Paulo Rogério Antiquera

Você sente a sobrecarga por ser responsável pela gestão de time(s)?

Você tem o sentimento de que poderia criar e entregar mais valor se tivesse liberdade e autonomia?

Você sente que suas sugestões de melhoria não são aceitas ou ouvidas por seus colegas de time?

Convido você a uma jornada em busca de um título melhor para esta apresentação!

Neste caminho vamos nos deparar com: gente, gestão, natureza do trabalho, agilidade, sistemas, motivação, aprendizado, mudança e facilitação.

Acredito que ao final da conversa seremos capazes de encontrar um bom título para esta conversa, pois o original não cola!

Times ágeis: Quando leões são liderados por ovelhas
Guayçara Gusmon Gonçalves

"Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha." O provérbio também é aplicável a times ágeis. Pregamos que o time precisa ser colaborativo, autossuficiente e autogerido, dizemos que ele precisa ter autonomia e ser multidisciplinar. Porém olhando para a realidade, é possível perceber que as organizações que hoje comportam esses times, nem sempre estão estruturadas da forma mais adequada, sendo compostas por gestores matriciais e funcionais com os mais diferenciados (e às vezes inadequados) skills. O Management 3.0 traz técnicas que quando aplicadas na liderança de times ágeis, é capaz de transformar um rebanho em alcatéia.

17:40 às 18:30 Merit Money ? Competição, colaboração ou reconhecimento?
Márcia Gomes Sampaio

O Merit Money é um sistema de reconhecimento que faz parte do Management 3.0 (Managing for Happiness), visando uma estrutura para fomentar a motivação intrínseca e a colaboração. Mas o que acontece quando se tem pessoas muito competitivas na equipe? Ou quando o time já é muito colaborativo? E para times auto-organizados e motivados? Nesta palestra você vai conhecer a experiência do uso do Merit Money em três equipes de uma grande organização pública de TI, conhecendo os principais erros, acertos e comportamentos emergentes. Será que a sua equipe está pronta para usar?

Aproximando times fisicamente distantes no home office
Emmanuel Neri de Souza / Rafael Sanches Telles

A cada dia que passa o modelo de trabalho home office vem aumentando sua aceitação nas corporações, porém já sabemos que esse modelo possui alguns desafios relacionados à gestão, postura, processos, etc. Com isso, o objetivo desta apresentação é falar sobre como lidar com a distância no trabalho remoto, que é uns do principais causadores de desafios no modelo, de forma que seja apenas uma distância física e não interfira na aproximação do time.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Líderes, Agile Coaches, Gestores, Coordenadores, Mentores, Agilistas, Scrum Masters, Agentes de Mudança, Desenvolvedores de Software, Product Owner, Analistas em geral.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Edson Antonio de Lima
Edson Antonio de Lima
RD - RaiaDrograsil S.A.
Maurício Pinheiro
Maurício Pinheiro
Pelo Tecnologia
Mayra de Souza Machado
Mayra de Souza Machado
Coletivo AÇÃO
PASCOAL PINTO VERNIERI
PASCOAL PINTO VERNIERI
Plathanus Software & Design
RAFAEL T SANTOS
RAFAEL T SANTOS
GovernançaBrasil S/A

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet