TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Node.js Javascript em alto desempenho e escalabilidade no servidor

Node.js é a plataforma de desenvolvimento que mais cresce no mundo, sendo usada desde startups que estão apenas engatinhando até grandes empresas como Google e Facebook. A plataforma não só amadureceu rapidamente pelo apoio e suporte da comunidade, como se tornou a principal opção para quem precisa de alto desempenho e escalabilidade em suas aplicações.

Descubra o que há de mais inovador nesse ecossistema e como ele pode te ajudar no desempenho e produtividade na sua carreira e na sua empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 CLI Tools with Node.js
Henrique Schreiner
CLI Tools with Node.js
Canary Tokens (ou web-bugs) em Node.js
Wilker Ramalho Ribeiro

Aprenda como criar Canary Tokens em Node.js para descobrir quando seus serviços, como emails ou páginas web, são acessados e como implementá-los de maneira inteligente e eficiente pela Internet.

11:10 às 12:00 Construindo uma API com NodeJS e Serverless
Carlos Henrique dos Santos
Vamos demonstrar de forma macro como construir uma API com NodeJS e serverless utilizando as funções Lambdas da AWS e o API Gateway. É um ótimo bate papo e troca de experiências, pois, criando uma API desta forma além de ser em um ambiente escalável o preço é muito atrativo, paga apenas o que é consumido.
Web Scraping com Puppeteer: Consuma sites "client side" de forma simples
Andre Lins

O objetivo dessa apresentação é falar sobre o Pupetter que é uma biblioteca Node.JS que oferece uma API de alto nível para controlar o Chrome ou o Chromium através do protocolo DevTools. Com ele podemos realizar Scraping de forma simples em sites que possuem o carregamento dos dados de forma dinâmica, realizar testes automáticos ou até mesmo automatizar tarefas. Nessa apresentação iremos focar no contexto de scraping trazendo exemplos de como consumir sites dinâmicos.

12:10 às 13:00 Hexo, só mais um projeto javascript para agilizar as coisas
Fernando Migliorini Tenório

Bom, nessa talk pretendo mostrar como o Hexo funciona, do que ele é feito e outras coisinhas a mais. Quem sabe você use ele no futuro :D

Node + Block chains, dá boa?
Raryson Pereira Rost

Em 2018 tivemos grandes problemas com fake news, visto que isso aconteceu decidi criar uma aplicação para validar noticias falsas que usa Node.JS e BlockChains para fazer essa validação.

Nessa apresentação vou demonstrar como foi o brainstorm para criar essa aplicação e também como foi implementado a ideia com BlockChains e Node.JS.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 GraphQL + NodeJS: Um jeito novo de criar API's
EDUARDO K FERREIRA / Lucas Manara Patriarca

Nesta palestra iremos conhecer o GraphQL, Conhecida por ser uma alternativa ao REST, o GraphQL é uma linguagem de consulta, criada nada menos que pelo Facebook, ela permite uma aplicação (client-side) fazer requisições em um servidor X, retornando somente os dados que realmente precisam ser exibidos, além de mostrar com ajuda de exemplos práticos a sua utilização e facilidade em cima de outras tecnologias como NodeJS, como exemplo criaremos uma API utilizando GraphiQL e NodeJS

15:10 às 16:00 Melhores práticas de segurança para suas APIs com Node.js
Icaro Caldeira

Segurança é um ponto de extrema importância para todas as aplicações. Nesta apresentação, vamos compreender como funciona algumas das principais vulnerabilidades que podem atingir a aplicação e entender como nos defender delas. Além disso, utilizaremos as melhores práticas para defender a sua aplicação Node.js.

Modelando sua aplicação Node.js com Domain Driven Design
Daniel Baptista Dias

Nesta apresentação irei falar um pouco os elementos utilizados para projetar e estruturar o seu código com o DDD a partir da linguagem úbiqua de seu projeto de forma a que ele reflita como o domínio se comporta e irei mostrar em código como aplicar alguns desses conceitos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Desenvolvendo aplicações modulares e escaláveis com ApptJs
Rodrigo Brabo

Pegando carona na onda de decorators com @annotations e sob uma perspectiva diferente em relação a orientação a objetos utilizando injeção de dependências, o ApptJs é um framework leve para NodeJs que se propõe a auxiliar no desenvolvimento de aplicações modulares, estruturadas e escaláveis sem uma curva de aprendizado grande. Nesta palestra, irei falar um pouco sobre este framework, no que diz respeito à sua motivação e conceitos, mas focando principalmente na sua aplicabilidade de forma prática (hands-on!)

Jarvis - O gateway em graphql para as APIs do Globoplay
Marcelo Nalon de Souza Lima

Essa apresentação irá abordar como foi a evolução na arquitetura que suporta o grande número de acessos qua as apps Globoplay recebem atualmente e quais foram os desafios na implementação de um gateway de APIs utilzando NodeJs+Graphql.

17:40 às 18:30 Desenvolvendo actions para o Google Assistant com Node.js client library
WAGNER MESSIAS CAVALCANTI

Nessa palestra vamos falar como a comunidade Node.js pode desenvolver webhook para responder a suas actions no Google Assistant.

gRPC com Node.js utilizando Mali
Sérgio Neves

Grande parte das APIs desenvolvidas hoje têm utilizado o modelo REST para expor suas funcionalidades. Mas este modelo têm apresentado algumas limitações quando precisamos de serviços altamente escaláveis. O gRPC surgiu com a necessidade de resolver problemas relacionado a escala, latência e comunicação entre sistemas distribuídos de uma forma mais eficiente adotados por grandes empresas como Square, Netflix, Digital Ocean e SoundCloud. Nesta apresentação será abordado os principais conceitos relacionados ao gRPC e como utiliza-lo em seus projetos com o framework Mali para Node.js.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 27 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Entusiastas da plataforma, empresários, desenvolvedores front-end, desenvolvedores back-end, estudantes de cursos relacionados à tecnologia


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Andre Lins
Andre Lins
UOL PagSeguro
EDUARDO K FERREIRA
EDUARDO K FERREIRA
Wiser Educação
Henrique Schreiner
Henrique Schreiner
Desenvolvedor Senior
Raryson Pereira Rost
Raryson Pereira Rost
Grupo Boticário
Sérgio Neves
Sérgio Neves
MaxMilhas

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet