TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha NoSQL NoSQL, no Limits, lots of Fun!

Volumes de dados e capacidade de processamento como nunca vimos antes: essa é a nossa nova realidade e para tirarmos proveito disso, precisamos também de novas formas de armazenamento de dados.

O movimento NoSQL surgiu em 2009 para trazer novas opções de ferramentas e modelos de dados capazes de atender as necessidades de uma nova geração de aplicações.

Nesta trilha, iremos discutir diversas ferramentas NoSQL, tendências, as últimas novidades da área e como VOCÊ pode usar essa tecnologia para criar aplicações incríveis.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 NoSQL e o BASE X Relacional e o ACID - A Batalha
Antonio Maniero
Algumas pessoas não tem olhos para o NoSQL, outras só querem usá-lo. Vamos entender quando é melhor usar uma ou outra tecnologia e a vantagem de cada uma. Dá para fazer tudo com ambas, mas nem sempre será a melhor ferramenta. Porque existe o CAP theorem e a importância do BASE e o ACID. Adotar sem entender a motivação fará seu projeto falhar. Veremos um site bastante conhecido que muitas pessoas teriam certeza que a escolha seria por uma das duas tecnologias, mas adotaram com sucesso a outra.
Quebrando Paradigmas, Migrando SQL para No SQL, Como não "falir" seu Projeto
Alessandra Monteiro Martins
Um dos grandes desafios atuais são a grande concentração de dados, não somente pelo tamanho, mas pelas especificidades e particularidades em seu tipo, extensão, meios e formatos de inserção, armazenamento e consulta. Quando falamos de Bancos de Dados SQL temos "uma garantia por ser Transacional", e o No SQL não teria essa garantia, bah resposta errada. Certo, mas como convencer a gestão de No SQL é seguro? Confiável? Pode atender demandas atuais e futuras? Alias como Pensar nas Demandas futuras olhando do Ponto de vista de Arquitetura de Dados? Primeiramente vamos separar os papéis um DA (Arquiteto de Dados) não é um DBA ( Administrador de Banco de Dados), agora sim seguimos.
11:10 às 12:00 NoSQL + SQL = PostgreSQL
Fabrízio de Royes Mello
Nesta apresentação veremos um pouco das capacidades NoSQL do PostgreSQL por oferecer suporte nativo a JSON/JSONB, HStore (chave/valor), XML, oferecendo excelente indexação e otimização no armazenamento, e atendendo aos requisitos ACID, portanto tendo o melhor dos dois mundos. Sem contar o alto poder de extensibilidade que oferece pela possibilidade de escrever novos tipos de dados, mecanismos de indexação, linguagens procedurais, adaptadores de fontes de dados externas (SQL/MED), entre outras diversas características excelentes.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 ELK+ Stack: Encontrando valor em mineiração de logs
Jhonathan de Souza Soares

O que é o ELK Stack? "ELK" é o acrônimo para três projetos mantidos pela elastic: Elasticsearch, Logstash e Kibana.

Veja como unir essas poderosas ferramentas para extração, transformação e visualização de dados de forma rápida e interativa.

14:10 às 15:00 Lua como Base de Dados: Experimentando com Tarantool
Elihú Mejía

Lua é uma linguagem de programação criada no Brasil. Ela é compacta, sintaxe simples, e também muito rápida. Nesta palestra, você vai aprender como Lua com sua única estrutura de dados, a tabela, pode ser usada como base de dados NoSQL, além de como criar e incorporá-la no seu aplicativo com Tarantool, uma ferramenta de gerenciamento de base de dados.

Humongulous - da modelagem à elaboração de queries mais complexas com MongoDB
Rodrigo Brabo
Você já utiliza MongoDB e com sua experiência em banco de dados (qualquer que seja) você já ouviu falar que: "com uma boa modelagem, queries elaboradas não são necessárias". Apesar desta premissa fazer sentido, sabemos que na realidade, eventualmente você precisará exigir um pouco mais do seu banco de dados para extrair aquele dataset desejado. Nesta palestra, irei "arranhar a superfície" deste sistema gerenciador de banco de dados "imenso", reforçando conceitos de modelagem não-relacional e explorando alguns $operators e Aggregation Pipelines para consultas não tão triviais.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Modelando em Document Model - Além do NoJoin!
Leandro Domingues
Já pensou que utilizar NoSQL é além de simplesmente migrar dados de uma lado para o outro? Nesta sessão veremos dicas para modelar corretamente seus dados e também as armadilhas que podem nos pegar pelo caminho. Além do NoJoin é conhecer as estruturas de dados e como utilizá-las para tirarmos o melhor que modelo de documentos: performance!
16:40 às 17:30 Cassandra Best Practices on AWS
Adriano Bonacin

Uma discussão sobre tópicos de Cloud Computing x Cassandra, propondo como construir um cluster confiável, seguro, com a melhor performance e alta disponibilidade.

17:40 às 18:30 Integrando NoSQL com Jarkarta EE.
Daniel Cunha
A quantidade de dados coletados por aplicativos hoje em dia está crescendo a um ritmo assustador. Muitos deles precisam lidar com bilhões de usuários gerando e consumindo dados a uma velocidade incrível. Talvez você esteja se perguntando como criar um aplicativo como este? O que é preciso? Que benefícios você pode tirar dessa realidade para o seu projeto? Esta sessão mostra como o Jakarta EE pode atender a essas necessidades quando você trabalha com bancos de dados NoSQL.
GraphQl, Nodejs, Neo4j Database construindo backend com grafos.
Breno Mazieiro

Nesta apresentação pretendo mostrar como construir um backend completo utilizando GraphQl, Nodejs, Neo4j Database. Criando uma alternativa profissional para aqueles que pretendem desenvolver técnicas avançadas de armazenamento e recuperação de dados com banco de grafos. Também pretendo fazer um debate sobre utilização dessas novas tecnologias e como elas podem ajudar a acelerar o desenvolvimento.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 27 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquiteto de dados, desenvolvedores e interessados em NOSQL.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Antonio Maniero
Antonio Maniero
Jumbo Tecnologia e Gestão
Breno Mazieiro
Breno Mazieiro
DOT digital group
Daniel Cunha
Daniel Cunha
Tomitribe
Leandro Domingues
Leandro Domingues
Cluster Consultoria

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet