TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha PHP Essencial para quem leva a carreira a sério!

Atualmente, o PHP é uma das principais linguagens de programação do mercado, presente na maioria dos sites, e capaz de atender qualquer demanda de software, implementando as features necessárias para o desenvolvimento de aplicações de todos os portes.

Essa trilha visa não apenas introduzir o programador iniciante na linguagem porém já com pensamento nas melhores práticas de desenvolvimento, qualidade de código e utilização das melhores e mais modernas tecnologias e bibliotecas do mercado, mas também oferece ao programador mais experiente uma visão ampla do mercado no seu contexto atual e claro, as excelente perspectivas para o futuro da linguagem.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O futuro do Elephante: As promessas do PHP para 2019
Cassio Santos

O PHP continua evoluindo. A versão 7.4 (que será lançada em breve) apresenta novas funcionalidades, como as propriedades tipadas, e a versão 8.0 já está em desenvolvimento.

Vamos mergulhar nas RFCs (Requests for Comments) e entender quais serão as próximas funcionalidades disponibilizadas para o PHP, incluindo o que já foi aprovado e o que está sob discussão.

PHP + Liskov
Pedro Mázala
Não, Liskov não é um pacote do composer... Vamos falar sobre a letra do SOLID mais importante (imho) na nossa linguagem maravilhosa
11:10 às 12:00 Entregando Bons Resultados com BDD
Adiel Cristo

Behavior Driven Development, ou BDD, é uma técnica de desenvolvimento onde focamos no comportamento da aplicação e na verificação e validação de funcionalidades para aumentar a qualidade e eficiência do seu código.

Nesta palestra veremos as idéias e conceitos básicos do BDD, como configurar o projeto para utilizar as ferramentas necessárias e como implementar os primeiros testes.

12:10 às 13:00 Migrations para aplicações PHP com Phinx
Juciellen Cabrera

Phinx é uma ferramenta via linha de comando para gerenciamento de migrações de banco de dados. Com ele você poderá escrever scripts PHP para efetuar as alterações que você necessita no seu banco de dados e gerenciar isso via linha de comando e utiliza-lo para integração contínua.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Mantendo a plenitude do seu novo legado através de code refactoring
Eduardo Cesar
Todo o desenvolvedor já deve ter ouvido falar a palavra refatoração, mas em que isso consiste, ou melhor, como isso pode gerar valor para o produto e para o desenvolvedor? A proposta dessa talk é abordar um problema que todos os desenvolvedores enfrentam que é lidar com código complexo e muitas vezes escritos por outros desenvolvedores, serão apresentados alguns problemas de design de código que podem motivar a refatoração, a importância de testes no processo de refatoração e algumas técnicas de refatoração que podem ser aplicadas ao seu código. Em resumo será revisitada a definição de refatoração, o uso e seu valor para o processo de desenvolvimento e manutenibilidade de um software.
Arquitetura hexagonal em PHP
Luis Henrique Mulinari

É natural que as aplicações cresçam ao passar do tempo em tamanho e complexidade. Nessa palestra irei abordar estratégias e técnicas para que este crescimento não se torne uma dor de cabeça para o time, criando assim um ambiente onde extensibilidade, manutenibilidade, testabilidade e legibilidade sejam características da sua aplicação.

15:10 às 16:00 A definir
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 O Fim dos Arrays: Explorando Collections e Estruturas de Dados em PHP
Marcos Felipe Nalin Furtado

O array é uma estrutura de dados flexível porém insuficiente (e às vezes ineficiente) para a representação do domínio de uma aplicação. Essa palestra explorará o poder das collections e estruturas de dados em PHP apresentando a SPL e a biblioteca DS. Serão abordadas Interfaces, Iterators, Lists, Double Linked Lists, Stacks, Queues, Maps, Sets e Heaps com exemplos de aplicações reais e mostrando seus prós e contras. Compreender o funcionamento das Collections e estruturas de dados melhorará o seu mindset e te ajudará a tomar uma melhor decisão durante o processo de modelagem de sua aplicação.

17:40 às 18:30 Event Sourcing e CQRS com PHP ? Escalando como se não houvesse amanhã
Daniel Ribeiro

Nesta talk, pretendo falar sobre Event Sourcing e CQRS, principalmente focando no ambiente do PHP, mostrando as melhores libraries e frameworks que solucionam problemas comuns neste contexto, além de falar sobre algumas tecnologias que apoiam essa filosofia, como Apache Kafka.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Curiosos, estudantes e entusiastas


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro
Resultados Digitais
Eduardo Cesar
Eduardo Cesar
ZARPSYSTEM
Pedro Mázala
Pedro Mázala
DB1 Global Software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet