TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Python Pessoas > Tecnologia

Uma trilha feita com muito carinho por pessoas da comunidade, para quaisquer pessoas que se interessem por tecnologia, temos o objetivo de ser uma trilha que é inclusiva e diversa do começo ao fim além de, claro, trazer conteúdos relevantes.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Otimização de Decisões em Python
Renan Artur Lopes Eccel
Já precisou fazer uma mudança e não sabia como encaixotar de forma ótima todos as suas tralhas? A divisão de uma caixa de bombons já causou discórdia em sua família? Parece sempre que as tarefas domésticas mais chatas ficam ao seu encargo? Esses problemas agora são passado! Nesta palestra você vai aprender através de exemplos simples e práticos a usar uma ferramenta para tomada de decisões, resolvendo esses e muitos outros problemas da sua vida.
Soluções de arquitetura de dados utilizando Python
Rafael Calixto
Nesta apresentação vou demonstrar como criar serviços utilizando Python para capturar, tratar e carregar dados, criando uma arquitetura simples, porém eficiente. Serão exploradas diversas biblioteca úteis, que tornam possível criar aplicações Python para realizar a conexão entre aplicações e o tratamento de dados.
11:10 às 12:00 Informação Salva: Python ajudando a entender um problema silencioso de saúde pública no Brasil e no mundo, o Suicídio
Marcelo Rodrigo Dos Santos Andriolli
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a prevenção de qualquer doença, morbidade ou patologia só é possível com informação. Cerca 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, pois estão associado a psicópatologias como: depressão, transtorno bipolar, ansiedade, síndrome do pânico, que são diagnosticáveis. Na palestra em questão toda parte de captura, conversão e análise dos dados é feita em Python, baseados em dados abertos. Será apresentado através da análise dos dados um panorama geral do suícidio no Brasil e no mundo, como podemos quebrar esse tabu e combater esse problema de saúde pública mundial.
Anatomia de um repositório python
William Jamir Silva
Confuso com milhares de arquivos disponíveis na raiz dos projetos open-source? Setup.py; Tox; AppVeyor; Travis, etc. ? Nessa apresentação será abordado: - Estruturação e organização de um projeto. - O que acontece no setup.py, e porque ele é importante. - Diferença entre instalar uma biblioteca e desenvolver uma biblioteca do ponto de vista das depedências. - Execução de seus testes em diferentes versões do Python. - Execução do seu código em diferentes plataformas. Ao final da apresentação é esperado que, ao olhar a estrutura de um projeto, você compreenda o funcionamento e a razão dos arquivos presentes.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Python para processamento de vídeo:
Lays Rodrigues / Yuri Vasquez
Nesta palestra temos o objetivo de mostrar como foi desenvolvido um workflow para processamento de vídeos que hoje atende ao Jornalismo e Esporte da Rede Globo. A primeira versão deste workflow teve seu teste de resistência durante a Copa do Mundo de 2018, onde foram processados mais de X horas de vídeos com Python 24/7. Dos desafios de criar nosso próprio watchdog a gerenciamento de fila, tudo com Python!
sistemas legados, qualidade de código e bad smells
Gisele Zomer Rossi
Esta apresentação vai demostrar como escrever código com qualidade, seguindo métricas de boas práticas de programação em python, com o intuito de identificar bad smells (código mal cheiroso). Para que seja possível refatorar códigos legados ou escrever novos código seguindo padrões de mercado, melhorando assim, a produtividade em futuras manutenções e evoluções.
14:10 às 15:00 Parse de documentos HTML com a biblioteca lxml
Alana Domit Bittar

Nesta apresentação será demonstrado o uso da biblioteca lxml para a realização de parse de documentos HTML. Explicarei sucintamente o funcionamento da biblioteca e demonstrarei as diferentes funções disponíveis para fazer o parse do documento e para buscar, extrair, alterar, remover ou adicionar elementos à árvore. Para apresentar o uso das funcionalidades de forma didática, serão utilizados notebooks Jupyter.

Aprenda e ensine (sua máquina!) a fazer um café ótimo com Python
Diego Volpatto

Nesta apresentação, iremos demonstrar como podemos estimar o tempo ótimo do blooming do café com Python!

Apesar de parecer complicado, com Python podemos solucionar problemas complexos com as bibliotecas certas! Aqui, veremos como um modelo proposto recentemente na literatura para a dessorção de café pode ser resolvido facilmente com a SciPy. Com uma série de resultados, vamos mostrar como treinar um modelo de Machine Learning (LSTM) para prever quanto tempo você terá que deixar a água quente em contato com o café a depender das dimensões do seu filtro. Vale salientar que são casos lúdicos e teóricos apenas para demonstrar o que podemos fazer com Python. E então, vai um cafézinho?

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Python 3 Funcional: é uma boa escolha?
Luciana Pereira de Araújo Kohler / Artur Ricardo Bizon

Paradigmas de programação são formas diferentes de se visualizar e estruturar um problema. Nessa palestra será discutido a respeito do Python funcional a partir de um problema de sensoriamento remoto. O sensoriamento remoto é uma técnica em que se utilizam ferramentas, como satélites para analisar o uso e cobertura da terra, sem ter contato direto com a área de estudo em questão. Nesse processo, são utilizadas algoritmos de processamento de imagens. Dessa forma, discutiremos a respeito das vantagens, desvantagens, quando e como utilizar o Python 3 funcional. Será que sempre vale a pena? Será que sempre é mais rápido ou eficiente? Venha conferir!

Criando microserviços de Data Science utilizando Python
Daniel Nascimento / Mauricio Moreira

Considerando que um dos maiores desafios da Engenharia de Software foi converter sistemas monolíticos em microserviços, percebe-se que dada a estratégia de utilização das ferramentas de Big Data e Machine Leaning nem sempre é possível aplicar o mesmo pensamento, ficando muitas vezes a cargo da pessoas desenvolvedora ter que lidar com essa característica. Nesta apresentação vamos mostrar como criamos um micro serviço em Python para predição na área de finanças utilizando o mindset do pouco é mais e dividir para conquistar.

16:40 às 17:30 Análise de dados com Python
Fernanda Teixeira Dos Santos
Uma breve apresentação sobre como podemos utilizar o Python para análise de dados, passando por sua biblioteca mais famosa, Pandas. mostrarei funções como: Leitura de arquivos(Excel,csv), mostrando as primeiras linhas do arquivo, mostrando apenas as colunas do arquivo,método para exibir a quantidade de linhas, método para exibir informações estatísticas dos dados,Como realizar consultas sem precisar do famoso SQL, como Adicionar uma coluna e como remover uma coluna, Como analisar valores missing e como criar gráficos com o matplotlib.
Criando um CLI utilizando AsyncIO
Élysson Mendes Rezende
No dia a dia do desenvolvedor ele precisa criar scripts para automatização de diversas tarefas. Essa apresentação visa demonstrar como que ele pode criar um script utilizando CLI para executar uma tarefa utilizando-se do poder do AsyncIO para otimizar as tarefas que possuem um grande número de IO. Será demonstrado um exemplo que irá ler diversas mensagens de um Message Broker (RabbitMQ) e irá gravar esses dados no MongoDB. Será apresentado um rápido comparativo entre a abordagem com AsyncIO e a abordagem sem AsyncIO.
17:40 às 18:30 Ferramentas e práticas de TDD em Python
Patrick Porto

Não é incomum escutar que TDD é uma prática custosa demais para quem está com pressa. Nessa apresentação mostrarei a imporância de fazer TDD além de boas práticas para os testes não se tornarem monstros na hora da manutenção.

Do choro ao sorriso (ou como eu automatizo coisas chatas)
Dickson Guedes
Demonstrarei técnicas, bibliotecas, limitações, utilidades e o valor de se utilizar Python para automatizar tarefas repetitivas e massantes do dia-a-dia. Este conhecimento pode ser usado para você ou para as pessoas à sua volta, que podem sair de uma rotina de cliques, arrastar, soltar, Ctrl-C's e Ctrl-V's para focar no resultado a ser obtido. Você não precisa ser um programador experiente para usar o que será apresentado nesta palestra, só precisa querer aprender a diminuir o trabalho manual de processos que dependem de aplicativos e interações manuais nos mesmos, como Planilhas e PDF por exemplo.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 27 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Não temos restrições de público. Todos são muito bem vindos.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Artur Ricardo Bizon
Artur Ricardo Bizon
Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Daniel Nascimento
Daniel Nascimento
ThoughtWorks
Élysson Mendes Rezende
Élysson Mendes Rezende
Engenheiro de Software
Mauricio Moreira
Mauricio Moreira
ThoughtWorks
Patrick Porto
Patrick Porto
Engenheiro de Software
Rafael Calixto
Rafael Calixto
Stone Pagamentos S.A.

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet