TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Quinta Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Escalabilidade na Web
Rodrigo Branas

Quem nunca sofreu ao longo da carreira com as quedas de um sistema? Nessa palestra vamos falar a respeito das principais formas de evitá-las, discutindo os principais gargalos existentes da arquitetura de uma aplicação web. Falaremos sobre os tipos de datacenter e suas principais vantagens e desvantagens, as principais diferenças entre uma arquitetura monolítica e orientadas a micro e nano serviços, além de abordar técnicas como o enfileiramento, balanceamento de carga e principalmente as formas de escalar o banco de dados e suas principais limitações.

11:10 às 12:00 Serverless with Knative
Mete Atamel

When you build a serverless app, you either tie yourself to a cloud provider, or you end up building your own serverless stack. Knative provides a better choice. Knative extends Kubernetes to provide a set of middleware components (build, serving, events) for modern, source-centric, and container-based apps that can run anywhere. In this talk, we?ll see how we can use Knative primitives to build a serverless app that utilizes the Machine Learning magic of the cloud.

12:10 às 13:00 De Pai pra filho! A Tarefa de Classificação Hierárquica aplicada em um Case Real sobre Dados Textuais
Fabiola Pereira
Muitas soluções de machine learning atualmente são modeladas como problemas de classificação binária ou com múltiplas classes. Entretanto, muitos problemas reais de classificação possuem uma natureza hierárquica, na qual as classes a serem preditas estão organizadas em relações de hierarquia. Qual a melhor maneira de construir uma solução para esse tipo de problema? Quando identificar um problema de classificação hierárquica? Faz mesmo diferença no momento de modelar a solução? Nesta palestra apresentarei um case real sobre dados textuais envolvendo mais de 90 classes. Desenvolvemos diferentes soluções utilizando hierarquia e vou compartilhar os resultados e aprendizados sobre o problema.
Usando Visão Computacional para identificar letras em Libras
Gabriel Schade Cardoso

Que tal utilizar visão computacional para identificar letras em Libras?

Veja como aproveitar os serviços disponíveis no mercado para criar aplicações inteligentes que podem não só resolver problemas do dia a dia, como melhorar a qualidade de vida das pessoas.

13:10 às 14:00 A Transformação da Análise de Negócios frente às Mudanças de Metodologia - Caso Real de Uma Grande Empresa de TI
Alexandre Sacco Xavier / Fernanda Matzenbacher

Como se sabe no nosso mundo tecnológico, as mudanças são frequentes e desafiam nossos profissionais a cada dia. Não muito diferente disso, ocorre com a Análise de Negócio, onde se tem que adaptar a forma como se faz levantamento e gerenciamento de requisitos, para se adequar à metodologia de desenvolvimento de software utilizada. Na Dell enfrentamos esse desafio quando adotamos o Agile, vindos de um modelo forte de Waterfall, e mais recentemente, quando iniciamos nosso caminho no mundo Pivotal, resultando numa forte adaptação da role de Analista de Negócio ou mesmo a transformação desta role, em Product Owner ou em Product Manager em alguns casos.

O Manifesto do Product Owner
Marcelo Leite Barros

Em times ágeis, o papel do Product Owner é fundamental para o sucesso dos produtos. Infelizmente, este papel ainda é incompreendido pela maioria das empresas, gerando uma série de disfunções. Nesta talk, vamos falar sobre as principais funções que deverão ser executadas pelo Product Owner, para que seu papel seja executado de forma plena.

14:10 às 15:00 Saindo da lama com o Método Kanban
Caco Mafra / Saimon Cruz

Você está com dificuldades de liderar seu time? Seu time está com dificuldades para cumprir os prazos e realizar as entregas? Seu time está frequentemente sobrecarregado? Você está com dúvida por onde começar? Mas não desanime, você não está sozinho, isso é mais comum do que você pensa e nós tems dicas para você sair da lama.

Vamos apresentar como a abordagem e as práticas do método Kanban, assim como as métricas de fluxo, podem ajudar seu time a identificar e resolver problemas, criando atos de liderança diariamente, criando um ambiente de alta performance, ajudando a escalar para toda a organização e garantindo que você nunca mais volte para a lama.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como o iFood usa o full text search do PostgreSQL
Lucas Viecelli

A Busca Textual tornou-se uma característica importante para muitos tipos de negócios. No iFood isso não é diferente.

Um motor de busca completo, deve ter as seguintes características:

-- Stemming (entregar resultados baseados na fonética da palavra) -- Ranqueamento / Atribuição de peso -- Suporte a vários idiomas -- Pesquisa Fuzzy para erros de ortografia -- Apoio a acentuação

16:40 às 17:30 Automação e Virtualização de serviços REST com RestAssured + Wiremock + Docker
Elias Nogueira

Você sempre quis aprender a como testar uma API REST por completo, pensando em Health Check, Teste de Contrato, Teste Funcional e de Aceitação? Sempre teve problema com massa de dados ou disponibilidade de sua API? Venha ver na prática como criar uma pipeline de teste para uma API REST usando RestAssured (Java) para automatizar sua API, Wiremock + Docker para virtualizar a sua API.

17:40 às 18:30 Design Thinking no Setor Público Brasileiro
Rodrigo Narcizo

O design thinking tem sido uma abordagem cada vez mais utilizada no setor privado, mas será que o mesmo acontece no setor público? Vamos descobrir nesta palestra, que aborda três eixos principais: inovação por meio do design thinking no contexto do setor público (que lida com problemas complexos); mindset do design thinking vs mindset do setor público; e diversos casos reais do uso do design no setor público.

Visual Thinking e Mind Maps
Alessandra Peguim Rosa

Visual Thinking é uma técnica de aprendizado que auxilia o processo de estudo e notas que une o pensamento imagético e espacial com o objetivo de criar um processo de estudos com base na linguagem não verbal.

Por isso, em tempos de excesso de informações saber resumir as informações de maneira simples é extremamente importante. Nesta palestra falarei sobre meus métodos de estudos, mapas mentais e resumos visuais.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Caco Mafra
Caco Mafra
Caco Experience - Kanban | Agilidade | Mentoria
Fabiola Pereira
Fabiola Pereira
Software Engineer
Rodrigo Narcizo
Rodrigo Narcizo
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Saimon Cruz
Saimon Cruz
Coordenador de engenharia

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet