TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Sábado Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Agile - passado, presente e futuro
Jorge audy
Apresentar brevemente o Agile, pelo sonho de alguns pioneiros, no mítico manifesto com 17 signatários e uma dezena de abordagens metodológicas, passando por um longo período de experimentação, obtenção do reconhecimento e consenso internacional. Muito especialmente, qual o momento atual e cenários esperados ou prospectivos? A partir do histórico mais recente, o que o futuro nos reserva em seus aspectos mais pragmáticos. Se o futuro se constrói hoje, onde estamos e quais os próximos passos, como nos preparamos, não só na TI, mas das organizações em meio a paradigmas exponenciais, em emio a transformação digital, equilibrando a busca pela ambidestria organizacional.
11:10 às 12:00 Aprendendo conceitos de S.O.L.I.D. com as músicas do Tim Maia
Jéssica Félix

SRP,OCP,LSP,ISP, DIP....para uma pessoa programadora iniciante, pode ser complicado conseguir interpretar todas estas siglas (e mais importante - entender sua correta aplicação), já que algumas vezes, as explicações muito técnicas tornam tudo nebuloso. Que tal sair da palestra com pelo menos essas 5 siglas na mente, com a clareza e o brilho do cristal?

12:10 às 13:00 Modelos de Atendimento em Customer Success: entenda cada um e saiba como escolher o ideal
Eduardo Tavares

Diante de diferentes modelos, comum que surja a dúvida de qual se encaixa melhor para a sua empresa, mas existem formas de diminuir essa dúvida e lhe auxiliar nesse decisão.

CS Ops - O que é e como as métricas de CS podem ajudar sua empresa a ser Data Driven
Mariana Belini

Tomar decisões inteligentes e embasadas não é fácil. Ser Data Driven é cada vez mais vital para empresas que querem sobreviver e ter sucesso. E é nesse momento que o CS Ops se torna essencial.

Onde seu cliente vê mais valor no seu produto? Quais são os padrões de vendas, compras e comportamento? Como as oscilações do mercado e da economia afetam seu cliente, e a sua empresa?

É possível prever quem irá cancelar a tempo de se evitar que aconteça?

A resposta para todas essas perguntas é SIM! É possível ter todas essas respostas e garantir que os times e os gestores de uma empresa tomem decisões baseadas em muito mais que um palpite.

13:10 às 14:00 Service Mesh Magic in the Cloud
Frank Munz

Services Meshes are the new hype without any question.. But what do they really bring to the table? A service mesh adds new qualities to your container orchestration: It connects, secures, observes and controls service invocations in a language agnostic way that doesn't require any code changes. This presentation gives you a gentle intro to service mesh. Starting with the shortcomings of Docker and Kubernetes. I will show in a live demo and have a look at how a service mesh bridges to the world of chaos engineering by giving us the possibility to inject errors. To conclude I will analyze if and how a service mesh should evolve into becoming a standard component of a public cloud

14:10 às 15:00 GraphQL + NodeJS: Um jeito novo de criar API's
EDUARDO K FERREIRA / Lucas Manara Patriarca

Nesta palestra iremos conhecer o GraphQL, Conhecida por ser uma alternativa ao REST, o GraphQL é uma linguagem de consulta, criada nada menos que pelo Facebook, ela permite uma aplicação (client-side) fazer requisições em um servidor X, retornando somente os dados que realmente precisam ser exibidos, além de mostrar com ajuda de exemplos práticos a sua utilização e facilidade em cima de outras tecnologias como NodeJS, como exemplo criaremos uma API utilizando GraphiQL e NodeJS

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Vamos falar de DevOps?
Karini Rodrigues Magalhães
DevOps é um termo que está na "boca do povo", mas afinal de contas o que é DevOps? E o que ele tem de tão especial que está encantando tantas pessoas? Vamos entender como podemos aplicar na nossa equipe e a forma que ele impacta no modo que desenvolvemos software nos dias atuais.
Todo mundo merece viajar mais - Case de acessibilidade da MaxMilhas
Luiza da Rocha Guerra
Cerca de 24% dos brasileiros declararam ter alguma deficiência de acordo com o Censo 2010. São 45 milhões de pessoas aproximadamente que, todos os dias, enfrentam dificuldade de acesso. A MaxMilhas acredita que TODO MUNDO merece viajar mais e, com base nesse propósito, pretende garantir a autonomia de compra de passagem aérea em sua plataforma. Conheça o case de acessibilidade e como a empresa participou de mais de 2,5 milhões de viagens.
16:40 às 17:30 O Universo dos Hackathons
Abraão Sena da Silva
O Hackathon tem feito parte do processo de transformação de pessoas e empresas ao redor do mundo, ainda mais quando olhamos para ele como uma ferramenta que potencializa essa mudança. Seja levando aprendizado ou um novo mindset temos visto uma grande popularização desse formato de colaboração criativa. Porém, nessa palestra, apresento um novo olhar sobre a forma de viver essa experiência. Será que essa iniciativa veio pra ficar ou é só mais um modismo do momento?
O inovador que há em mim saúda o conservador que há em você
Daiane Novaes / Aleksandra Bec

As empresas estão mudando. Mas e as pessoas, estão mudando junto com elas?

Duas pessoas diferentes trabalhando na mesma organização e com o mesmo objetivo. Uma com 6 meses de empresa e outra com 28 anos. Ambas começaram uma jornada juntas em busca da tão sonhada inovação. E acredite, vai muito além da tecnologia!

17:40 às 18:30 Ferramentas e práticas de TDD em Python
Patrick Porto

Não é incomum escutar que TDD é uma prática custosa demais para quem está com pressa. Nessa apresentação mostrarei a imporância de fazer TDD além de boas práticas para os testes não se tornarem monstros na hora da manutenção.

Do choro ao sorriso (ou como eu automatizo coisas chatas)
Dickson Guedes
Demonstrarei técnicas, bibliotecas, limitações, utilidades e o valor de se utilizar Python para automatizar tarefas repetitivas e massantes do dia-a-dia. Este conhecimento pode ser usado para você ou para as pessoas à sua volta, que podem sair de uma rotina de cliques, arrastar, soltar, Ctrl-C's e Ctrl-V's para focar no resultado a ser obtido. Você não precisa ser um programador experiente para usar o que será apresentado nesta palestra, só precisa querer aprender a diminuir o trabalho manual de processos que dependem de aplicativos e interações manuais nos mesmos, como Planilhas e PDF por exemplo.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 27 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Aleksandra Bec
Aleksandra Bec
Confederação Sicredi
EDUARDO K FERREIRA
EDUARDO K FERREIRA
Wiser Educação
Frank Munz
Frank Munz
Amazon Web Services
Jorge audy
Jorge audy
DBServer
Patrick Porto
Patrick Porto
Engenheiro de Software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet