TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Terça Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Programming Platform Growth: Table Stakes or Deal Makes?
Ed Burns

This talk draws from Ed's 25 years of professional programming experience, spanning many languages, operating systems, and platforms, to survey what it takes to make a platform successful in terms of widespread use. Ed will look at Java, Python, Node, Go, and Swift and evaluate the ingredients that brought each one its own form of success.

What separates successful platforms from others in terms of how each one deals with technical and non-technical concerns?

Success is never an accident, and when it comes to programming platforms thare are many checkbox-type things your platform must have to ensure success. But implementing these things requires lots of grit, determination, and polish.

11:10 às 12:00 Construindo um Context Map
Matheus Poleza / Fabrício Rissetto

Context Map é um conceito que surgiu como uma das ferramentas estratégicas do Domain Driven Design, mas que pode te ajudar mesmo sem você sequer conhecer o que é o DDD. Na teoria parece ser muito fácil mapear seus produtos, aplicações, e como eles interagem entre si. Na prática surgem diversas dificuldades, tais como: tempo para documentar, desalinhamentos de informação, conhecimentos espalhados por várias pessoas, entre outros. Nós vamos apresentar um case do processo de construir um Context Map em um ambiente confuso e de constantes mudanças, das falhas e acertos que tivemos ao organizar esse processo, e de como essa prática está nos ajudando a guiar decisões arquiteturais e de negócio.

Como tipos definidos podem nos ajudar a mandar uma sonda pra Marte
Caliel Lima da Costa

Você se lembra de quando uma sonda a caminho de marte explodiu porque parte do sistema estava em polegadas e parte no sistema métrico?

Eu tenho uma solução.

12:10 às 13:00 Blockchain For Real
Carlos L L Rischioto

Veja a evolução do Blockchain e conheça aplicações reais de blockchain funcionando. Food Safety, Global Trade, Resolução de Disputas e muito mais

Você conhece o Corda?
Marcelo Creimer

Introdução ao blockchain R3 Corda. Conheça o histórico do Corda, seu funcionamento básico, particularidades e casos de uso.

13:10 às 14:00 Transformação Digital e Inteligência Artificial-Evolução do service desk utilizando Chatbots
Matheus K / Daniel Alfenas

A transformação digital com utilização de soluções de TI para resolver chamados internos e de suporte são utilizadas por diversas empresas no processo de automatização e transformação digital. Com apoio da Inteligência Artificial e o processamento de linguagem natural, podemos alavancar essa transformação utilizando chatbots para atendimento de nível 1, resposta sobre procedimentos, engajamento de usuário, automatização de tarefas e utilizar a equipe humana de atendimento para questões de maior complexidade. Nesta apresentação iremos falar sobre os cases implementados integrando chatbots em interfaces diferentes (web page e Facebook Messenger) com soluções de ITSM diferentes (ICD e ClioITRP)

Policia Militar, qual a sua emergência? Inteligência artificial e UX otimizando o atendimento do 190
Patricia Prado

No Brasil, existem mais de 20 números emergenciais e a maioria das pessoas reconhecem com maior rapidez o 190 da Polícia Militar. Por isso, é a instituição que mais recebe ligações, das 4 mil ligações/dia apenas 300 são ocorrências emergenciais de fato. A Central Regional de Emergências da PM em Florianópolis tem uma equipe de 47 pessoas distribuídas em 4 turnos para realizar os atendimentos. Esta apresentação visa compartilhar o processo utilizado na construção da Assistente de Atendimento Virtual Humanizado - ISA, tendo como fio condutor o UX Research com base tecnológica de inteligência artificial.

14:10 às 15:00 Entregando sua compra em dia com Go no MercadoLivre
André Albino Pereira
Com múltiplas API's REST possuindo RPM (requests per minute) na casa das centenas de milhares e a incansável busca por eficiência operacional, encontramos no Go um forte aliado. Nessa palestra apresentamos diversos aspectos do desenvolvimento, ferramentas e métricas que proporcionaram a adoção sustentável de Go na arquitetura de serviços do Mercado Livre.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Geladeira Vending Machine com pagamento frictionless inspirada na Amazon Go
Vinicius Senger / Renato Barbosa

Nesta palestra vamos apresentar como foi desenvolvida um novo conceito de vending machine baseado em visão computacional e inteligência artificial utilizando tecnologias da Amazon Web Services.

16:40 às 17:30 Não existe mágica, para termos sucesso na adoção do DevOps precisamos de bons líderes!
Gabriela Dias

Precisamos de líderes prontos para mudar e assumir riscos para ajudar a criar a cultura e o ambiente necessário para que o DevOps prospere em uma empresa. Criatividade, Visão, Autenticidade e Crescimento são algumas das habilidades que nós, como gestores, temos que buscar. Nessa palestra iremos explorar alguns conceitos através de experiências práticas sobre o papel de um gestor como facilitador na adoção do DevOps.

  • Como aprender com as Teorias de liderança
  • O papel do líder transformacional
  • Boas práticas da Liderança do DevOps
Devops e Compliance em fintechs de alto impacto
Jhonatas De Faria

As fintechs como um todo deveriam pensar em compliance, mas lidar com processos é algo difícil de encaixar no dia-dia de uma fintech. Jhonatas Faria, Lider de Devops na Superlógica/PJBank, explica como entender as dificuldades e necessidades de manter os processos que são naturais em modelos de negócio altamente regulamentados e como o Devops não apenas ajuda mas também é fundamental para a maturidade, segurança e estratégia de crescimento de uma fintech.

17:40 às 18:30 OKRs: um ano de lições aprendidas e a decisão de continuar esse exercício em 2019
Mariana Graf / Natalia Manha

No final de 2017, decidimos começar o uso de OKRs (Objectives and Key Results) como ferramenta de alinhamento organizacional entre os níveis estratégico e tático. Desde então encontramos diversos desafios, desde a definição desses objetivos e resultados chaves no nosso próprio time de Governança de Portfólio e Agile Coaches até o aprendizado da facilitação dessa prática com diretores, áreas de negócio e times. Depois de um ano desse exercício, nosso objetivo é compartilhar aprendizados e a nossa decisão de continuar o trabalho com OKRs em 2019.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 23 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Ed Burns
Ed Burns
Oracle
Marcelo Creimer
Marcelo Creimer
eZly Tecnologia
Matheus K
Matheus K
Certsys
Natalia Manha
Natalia Manha
PagSeguro
Patricia Prado
Patricia Prado
Ideativo Design
Renato Barbosa
Renato Barbosa
Amazon Web Services
Vinicius Senger
Vinicius Senger
Amazon Web Services

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet