TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Transformação Digital Facilite seus negócios e sua vida com transformação digital

Transformação Digital é uma nova abordagem onde tecnologia desempenha um papel chave na transformação da estratégia, estrutura, cultura, automação e processos de uma empresa utilizando a tecnologia para melhorar a vida das pessoas.

Venha conhecer o que é a Transformação Digital, além de cases de empresas que já passaram ou passam pela transformação, conhecendo suas dificuldades, desafios e benefícios.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O que é, o que não é e o que deveria ser Transformação Digital - Orquestrando a Mudança
Danilo Ferreira

A ideia da apresentação é abordar os vários tipos de mudanças que devem ocorrer orquestradas quando se discute Transformação Digital. Muitas vezes só focada em uma atualização do stack de tecnologia (ou metodologia ágil), a transformação digital (TD) é um conjunto de ações que devem ser ordenadas para que a mudança seja efetiva.

Há 10 anos participo de TDs realizadas em grandes empresas e o foco da apresentação é discutir quais são os tipos de mudanças que compõem essa transformação. Sejam elas no entendimento do novo core-business da empresa, estrutura orçamentária, gestão de pessoas, tecnologia e produtos. Também foca-se no que (de maneira isolada) não é TD.

Fui convidado para transformar uma empresa. E agora?
Diego Bernardes Gaulke
Após 2 anos imerso em uma cultura ágil em uma startup dentro da maior empresa de recuperação de crédito da américa latina, fui convidado para ajudar na transformação digital de uma empresa. Aceitei. A primeira tarefa foi começar a engajar as pessoas. Pretendo contar sobre os primeiros desafios encontrados, como foram resolvidos, e também uma perspectiva para o futuro próximo.
11:10 às 12:00 Um ano de transformação - o que aprendemos?
Cristiano Oliveira / Renato Guarato
Muito se fala de transformação ágil, digital e cultural. Vamos apresentar um case de transformação de uma empresa de mais de 25 anos de mercado ainda em modelo tradicional. Porque transformar? O que esperar? Quem envolver? Quanto custa? Quanto tempo dura? Perguntas que a maioria das empresas que querem passar pela transformação não tem respostas. Demonstraremos nossa jornada que obteve resultados muito significativos em 1 ano de trabalho. Nessa apresentação compartilharemos nossa experiência vivida neste período, as ações, reações e os resultados surpreendentes que tivemos.
Digital Business Assurance: Como garantir a entrega de seus serviços digitais?
Welington Costa Monteiro

A Transformação Digital está transformando a sociedade, os negócios e o mundo. Vivemos hoje em um grande ecossistema que não conecta apenas pessoas, como também coisas. Esta nova era está mudando a forma de como fazer negócios e a experiência do usuário e do cliente tornaram-se os maiores indicadores de desempenho dos serviços digitais. E para garantia do sucesso, um dos pilares desta nova realidade é o Digital Business Assurance. Esta abordagem exige uma nova perspectiva no que tange o impacto da qualidade nos serviços digitais e de que forma, o sucesso ou insucesso de uma ideia ou negócio

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Transformação Digital e Inteligência Artificial-Evolução do service desk utilizando Chatbots
Matheus K / Daniel Alfenas

A transformação digital com utilização de soluções de TI para resolver chamados internos e de suporte são utilizadas por diversas empresas no processo de automatização e transformação digital. Com apoio da Inteligência Artificial e o processamento de linguagem natural, podemos alavancar essa transformação utilizando chatbots para atendimento de nível 1, resposta sobre procedimentos, engajamento de usuário, automatização de tarefas e utilizar a equipe humana de atendimento para questões de maior complexidade. Nesta apresentação iremos falar sobre os cases implementados integrando chatbots em interfaces diferentes (web page e Facebook Messenger) com soluções de ITSM diferentes (ICD e ClioITRP)

Policia Militar, qual a sua emergência? Inteligência artificial e UX otimizando o atendimento do 190
Patricia Prado

No Brasil, existem mais de 20 números emergenciais e a maioria das pessoas reconhecem com maior rapidez o 190 da Polícia Militar. Por isso, é a instituição que mais recebe ligações, das 4 mil ligações/dia apenas 300 são ocorrências emergenciais de fato. A Central Regional de Emergências da PM em Florianópolis tem uma equipe de 47 pessoas distribuídas em 4 turnos para realizar os atendimentos. Esta apresentação visa compartilhar o processo utilizado na construção da Assistente de Atendimento Virtual Humanizado - ISA, tendo como fio condutor o UX Research com base tecnológica de inteligência artificial.

14:10 às 15:00 O produto e o processo: transformações que vão além do digital
Eluza Pinheiro

Como ser uma designer me tornou alguém atento as necessidades de desenvolvimento de processos muito além de produto e as dificuldades de ser presente na transformação digital das empresas.

A implementação da cultura de Transformação Digital interna e externa a partir da criação de um Lab
Nôga Simões Corrêa da Silva Tonin / Rafael Zabotini Venjenski
Atualmente, muito se fala do Digital Vortex, que consiste em avalanches de disrupção que podem devastar empresas e setores que não se transformam digitalmente. O objetivo deste talk é apresentar como um laboratório de inovação (CINQ Lab) está promovendo esta mudança de mindset tanto internamente como nos nossos clientes. A partir de métodos como Design Thinking, pilares (como transformar, inovar, escalar e exponenciar) e provas de conceito com tecnologias recentes (Blockchain, IoT, IA, ML), que são realizadas para solucionar problemas reais, temos implementado a cultura da transformação digital, de modo a não deixar vulnerabilidades para que possíveis vórtices possam se instaurar.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Gamificação - Como engajar pessoas e transformar vidas utilizando elementos de game design.
Bianca Alves do Nascimento

Nessa palestra falaremos sobre gamificação, o ato de transformar experiências do dia a dia em pequenos jogos, como ela pode impactar positivamente na sua empresa ou na sua vida e como aplicá-la de forma simples.

16:40 às 17:30 Employee Centric! Quando a transformação ocorre de dentro para fora.
Juliana Martins

A transformação digital é uma necessidade e não apenas uma estrategia de comercial. Este processo permeia vários fluxos e áreas da organização e vai muito alem de tecnologia. Quando uma empresa entende que realizar a transformação digital é necessária, geralmente ela começa com interações tecnológicas (chuva de app)... Mas os impactos da transformação vão desde ajustes operacionais até mudanças no modelo de negócio. Sustentar esta estrategia exige resiliência, foco e visão. Neste processo, o foco no cliente é uma forma eficiente de facilitar esta transformação, mas quem disse que só o cliente externo deve ser ouvido? Convido a todos a refletir sobre employee centric, como engajar funcionário

Sociedade 5.0 - Entenda como esta mudança revolucionará a humanidade
Tabada Cassia Gomes da Rosa / Dian Costa

A palestra tem como objetivo abordar um tema que impactará a todos, uma nova revolução se aproxima, esta revolução tem como base as tecnologias mais avançadas, mas terá o ser humano no seu centro. Promete a criação de novo valor através da inovação e a promoção, em paralelo, do desenvolvimento econômico e de soluções eficazes para os desafios sociais, apostará na imaginação e na criatividade. Esta revolução também auxiliará no atingimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são metas para até 2030 que foram definidas por mais de 150 líderes mundiais em 2015, durante a Assembleia Geral da ONU

17:40 às 18:30 Transformação Digital em Bancos - Uma jornada de transformações
Taiolor Delgado de Morais
Traz de forma iterativa desde o conceito de troca de mercadorias, surgimento do dinheiro até os dias atuais, passando pela história mundial e brasileira. Conceitua o que é de fato a transformação digital, quais são seus pilares, quais são os novos players no setor financeiro e como as instituições financeiras estão se modificando (através de estratégias técnicas através de APIs e Open Banking, e também mudanças nas perspectivas do negócios) para acompanhar essa jornada de transformações concorrendo com um mundo ágil e globalizado, onde startups e fintechs e Big techs despontam a frente do modelo tradicional.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 23 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empresas de automação de processos, marketing Digital, desenvolvedoras de aplicativos, incubadoras de projetos


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Matheus K
Matheus K
Certsys
Patricia Prado
Patricia Prado
Ideativo Design
Rafael Zabotini Venjenski
Rafael Zabotini Venjenski
CINQ Technologies
Taiolor Delgado de Morais
Taiolor Delgado de Morais
Itaú Unibanco S/A
Welington Costa Monteiro
Welington Costa Monteiro
QATest Tecnologia

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet