TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Web Front-End Venha conhecer as novidades no desenvolvimento web e front-end

Se você é entusiasta ou gosta de desenvolvimento web e front-end esta trilha é para você.

Venha participar e acompanhar palestras que tratam de temas diversos ligados a essas áreas.

Conheça as tecnologias, novidades e ferramentas que podem ajudar na produtividade, aprimorando seus conhecimentos e facilitando a vida do desenvolvedor.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Escalabilidade na Web
Rodrigo Branas

Quem nunca sofreu ao longo da carreira com as quedas de um sistema? Nessa palestra vamos falar a respeito das principais formas de evitá-las, discutindo os principais gargalos existentes da arquitetura de uma aplicação web. Falaremos sobre os tipos de datacenter e suas principais vantagens e desvantagens, as principais diferenças entre uma arquitetura monolítica e orientadas a micro e nano serviços, além de abordar técnicas como o enfileiramento, balanceamento de carga e principalmente as formas de escalar o banco de dados e suas principais limitações.

11:10 às 12:00 GraphQL: Dê poder ao Front End
Lucas Manara Patriarca

Nesta palestra vou falar do GraphiQL.

Conhecida por ser uma alternativa ao REST, o GraphQL é uma linguagem de consulta, criada nada menos que pelo Facebook, ela permite uma aplicação (client-side) fazer requisições em um servidor X, retornando somente os dados que realmente precisam ser exibidos.

We need to talk about Front-end testing
Cainã da Rosa Murtinho

Testes podem trazer inúmeros beneficios para sua aplicação, além de garantir o funcionamento da aplicação através da antecipação de falhas no código os mesmos servem como documentação de funcionalidades. O objetivo desta palestra é desmistificar o uso de testes unitários no front, demonstrando como testar todas as pontas de uma aplicação React utilizando Jest e Enzyme.

12:10 às 13:00 Qual a importância do front-end na experiência do usuário
DANIELA REGINA KELLER

User experience é um termo diretamente ligado ao designer, mas você já parou para pensar qual a importância do desenvolvedor na experiência do usuário para construir produtos melhores? Saiba mais sobre: - O que é experiência do usuário - Carga cognitiva durante a jornada do usuário - Os príncipos de usabilidade

Programadores descobrem segredo para reduzir páginas pela metade e quase são presos!
Leonardo Brito

Clique aqui e descubra qual a tag HTML milagrosa que os bilionários tentaram proibir!

Clickbait a parte, vamos falar como usamos o srcset para reduzir o tamanho de algumas páginas de um cliente em até 50%, trazendo uma melhora de cerca de 7,5% no tráfego geral do site.

O que fizemos não foi nada misterioso, mas apenas o uso racional das tecnologias que temos disponíveis. Infelizmente hoje muitos desenvolvedores não lembram que os recursos da Internet são finitos, e acabam não otimizando sites e webapps resultando em situações como essa, onde uma pequena mudança fez toda a diferença.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 The state of the state: React state management in 2019
Matheus Albuquerque Brasil

There's always been a large variety of ways to manage state in React. Redux has always been a popular choice, but with React 16, and recently released libraries, there are now even more options. What are these options, and why would you use any of these over any others?

Let's go through some popular choices for managing state in React and check their pros and cons and how opting in for each of these may help (or not) to scale your data flow.

Desmistificando PWA - Como conseguimos nota 100 no Lighthouse
Luiz Henrique Nascimento dos Anjos

O Blog da Contabilizei consegue nota 100 em Progressive Web App no Lighthouse. Nessa apresentação eu mostro os pequenos ajustes feitos na aplicação que adicionaram funcionalidades e tornaram a experiência mais próxima à de um app.

15:10 às 16:00 Vue.js development in 2019 - Vuex, Vue Router and Typescript
Bruce Cantarim

Vue.js is changing, and distancing itself from it's competitors. It has become one of the friendliest and one of the most powerful javascript frameworks out there. This talk will cover how to work with Vue.js, Vue Router and Vuex in a daily basis, using Typescript and decorators.

Topics that will be covered:

  • What's Vue.js?
  • Where to start?
  • Working with components
  • SPAs and Vue Router
  • State Management and Vuex
  • Sass Variables in Vue
  • Packing with Electron
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Introdução a Elm - programação funcional no front-end
Marcel Gonçalves dos Santos

Elm é uma linguagem de programação funcional para construir aplicações front-end. Nesta palestra serão apresentadas as motivações de utilização da linguagem Elm, suas principais características e uma breve introdução a programação funcional. Ela abordará as principais estruturas da linguagem (funções, pattern matching e tipagem estática), o ecossistema, como uma aplicação Elm funciona e referências para aprendizado da linguagem.

17:40 às 18:30 O poder do CSS Grid: Como desenvolver layouts responsivos com este poderoso sistema
Larissa Carvalho

Alguns já devem ter ouvido falar em Grid CSS, um ótimo e poderoso sistema de layouts baseados em Grid, capas de fazer linhas e colunas de maneira simples para o desenvolvimento de páginas web. Vamos abordar diversos exemplos de utilização, mostrando códigos e exemplos práticos que poderão ajudar os envolvidos a entender o básico deste maravilhoso sistema.

MicroFrontends e componentização para microserviços
Guilherme Vierno da Silveira

Uma tendência muito forte no mundo do desenvolvimento frontend hoje é fazer aplicações ricas (aka Single Page Applications) que se comunicam com backends componentizados em microserviços. Irei mostrar como podemos utilizar componentização e carregamento dinâmico de componentes de front-end para trazermos os microserviços para o front-end, evitando ter uma camada monolítica de apresentação e como essa arquitetura é utilizada nos portais da globo.com.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais da área, entusiastas, estudantes de TI e de cursos afim que estejam procurando mais conhecimentos em Desenvolvimento Web e Front-End


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Cainã da Rosa Murtinho
Cainã da Rosa Murtinho
Isobar IWS Brazil
Larissa Carvalho
Larissa Carvalho
Uniti | Faculdade Alfa
Leonardo Brito
Leonardo Brito
Full-stack developer

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet