TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha XP Práticas de engenharia ágil muito além dos post-its na parede!

Você se preocupa com a qualidade do que é entregue pelo seu time?

Seu time acredita que sua atuação está além de assuntos de gestão de processos?

Está transcendendo as práticas apresentadas por Kent Beck e inovando?

Instiga o seu time a pensar em práticas de engenharia apresentadas pela eXtreme Programming?

A comunidade ágil brasileira começou a notar que estamos cada vez mais discutindo sobre gestão e deixando uma dívida em relação a qualidade técnica sobre o que entregamos. Se você também está refletindo sobre o assunto e assim como os signatários do Manifesto Ágil pretendem fornecer um ambiente seguro para o desenvolvedor...seu lugar é aqui!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Deploy Contínuo de Software Legado: Loucura ou Genialidade?
Alexandre Freire

Imagine que sua equipe vai substituir um sistema legado com mais de década em produção, um produto chave da empresa, responsável por grande parte da receita. Não só vocês vão rescrever numa nova linguagem, precisam mudar o banco de dados e protocolo de comunicação com vários outros sistemas... Parece um desafio? Pode parecer loucura, ma pra lidar com o risco escolheamos uma estratégia baseada em um dos avanços da agilidade técnica: Deploy Contínuo! Guiados por esta história, entenda tudo que você precisa pra poder fazer Deploy Contínuo, da automação de testes, passando por uma cultura DevOps, até infraestrutura como código. Você vai sair pronto pra avaliar se Deploy Contínuo pode ajudá-lo.

11:10 às 12:00 Um relato sobre práticas de XP: Como começar? Quanto tempo até dar resultado? Onde busco conhecimento?
Tiago Mello

Que práticas como: Pair programming, Mob programming, TDD, Design Simples ou até outros conceitos como DRY e YAGNI são importantes está cada vez mais claro para a maior parte das pessoas envolvidas em desenvolvimento de software. Agora como vai essas práticas darem resultado, isso ainda é muito difícil. O meu objetivo aqui é mostrar o meu percurso de 6 anos com essas práticas em diferentes empresas, grandes ou pequenas. E compartilhar onde eu acertei, errei, como começei e mostrar como tirar os conceitos do livro e colocar na prática lidando com as cobranças do dia-a-dia ou expectativas de prazos curtissímos.

Seria o code review o seu maior inimigo?
Luis Henrique Mulinari

O desenvolvimento de software moderno nos trouxe a premissa de que code review é obrigatório para produção de software de qualidade. A pergunta é: estamos tirando proveito desta técnica ou apenas desperdiçando nosso tempo? Nesta palestra irei mostrar números e problemas do code review, bem como técnicas para torna-lo efetivo, divertido e barato para o processo.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como aumentar a resiliencia do seu time
Sebastian Ferrari

O que fragiliza seu time de desenvolvimento? Decisões de arquitetura, conhecimento e comunicação com o cliente de forma centralizada podem se tornar pontos fracos (e gargalos) diminuindo a resiliência do seu time perante a complexidade de acontecimentos inesperados impactando o fluxo de entrega de valor, inovação dos projetos de sua organização e finalmente a motivação do seu time. Vou te contar os pilares que aumentaram a resiliência na área de desenvolvimento da Taller, com um time enxuto e 100% remoto. Alguns sendo o Fluxo Unificado, maneiras de compartilhamento de conhecimento, cadências de Kaizen, pair programming, core time, contratação colaborativa e liderança distribuída.

14:10 às 15:00 Como um trabalho chamado Coach por Imersão tem ajudado na excelência técnica 
Elias Nogueira

O time que você atua está passando por uma transformação, ágil ou mesmo em relação aos membros do time? Sente que poderia ter alguém ajudando a alavancar algumas práticas de engenharia de software enquanto você e seu time estão com um ritmo um pouco acelerado? Você não está sozinho nesta! Eu também tive estes problemas e uma forma identificamos de resolver este problema foi ter coaches técnicos, que chamamos de Coach por Imersão. Vamos trocar experiências sobre o que acertamos e erramos com esta iniciativa.

O que não é XP!
Danieli de Paula

O XP é uma metodologia ágil cada vez mais difundida entre os desenvolvedores, no entanto muitas vezes ainda ocorrem práticas que não estão alinhadas com o que a metodologia prega. Isto acontece por que as pessoas de fato não sabem o que é XP? Ou por conta da rotina e desafios do dia-a-dia? Neste palestra, vou abordar práticas comuns que ocorrem no cotidiano dos times e como são empregados incorretamente os valores, princípios e práticas do XP, trazendo á tona o que de fato não é XP e por que muitas empresas não utilizam a metodologia.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Coding dojo: Como as técnicas de treino japonesas podem evoluir um time
Gabriel Grahl / Daniel Rosa

O fator ônibus refere-se ao risco das habilidades de um indivíduo não estarem sendo compartilhadas com os demais integrantes do time. O nome vem da frase "caso ele seja atropelado por um ônibus". Você não quer que seu time passe por isso, quer? Não sobra tempo para afiar o machado? O software está regredindo? Nesta palestra falaremos sobre como uma prática contínua de aprendizado pode ajudar você e o seu time a superarem estes desafios!

Threat Modeling: como não deixar segurança apenas para o final?
Thaiane Ferreira Braga / Ruan Victor Da Paixão Silva

Você já tentou conversar sobre segurança com sua equipe incluindo o pessoal de negócio? Geralmente não sabemos por onde começar.

É incontestavel a necessidade de manter sistemas seguros e os impactos altos por cada falha de segurança explorada, entretanto, identificar as vulnerabilidades e prioriza-las junto com o desenvolvimento do produto parece sempre muito difícil.

O Threat Modeling possibilita uma conversa dinâmica e interativa com foco em segurança adequado para o seu projeto. De uma forma simples, é possível identificar e priorizar quais são as vulnerabilidades mais severas no sistema e como mitigá-las.

16:40 às 17:30 Desenvolvimento orientado a teste, isso funciona mesmo?
Carol Vilas Boas

Muito se ouve sobre desenvolvimento orientado a testes, porém na pratica poucas pessoas conseguem ver seu funcionamento correto. Nessa palestra vamos ampliar os horizontes do desenvolvimento orientado a testes, levando ele para o nível de testes de aceitação. Já pensou em desenvolver seu software com pelo menos um teste funcional para cada critério de aceite? Para isso é necessário uma maturidade muito grande do time. Venha aprender como implantar técnicas para o time alcançar essa maturidade!

Seu time de fato é Ágil, mas sua tecnologia é Ágil também?
Leandro Pereira da Silva / Jorge Leite

Essa pergunta é título de uma postagem realizada por Joshua Kerievsky no LinkedIn, nesse material ele realiza um provocação com relação à times que adotam práticas ágeis de gerenciamento de projetos porém não adotam práticas de desenvolvimento de software ágil.

Segundo Joshua, práticas ágeis de engenharia de software como refatoração, integração contínua e TDD são temas presentes desde a origem da agilidade. Para o autor ignorando práticas ágeis de desenvolvimento, os antigos problemas voltam a ocorrer.

Durante a palestra, além de replicar a provocação de Joshua Kerievsky, apresentaremos uma forma de avaliar o quão ágil estão as suas práticas de desenvolvimento de software.

17:40 às 18:30 Três Pilares para uma Cultura de Engenharia Eficaz
Paulo Rogério Antiquera

Cultura, dentro das organizações, é algo até meio místico. Mas é a cultura que faz com que as pessoas tomem decisões eficazes, sem nenhuma necessidade de micro-gerenciamento. Quando falamos de cultura de engenharia, neste caso engenharia de software, estamos nos referindo ao conjunto de valores técnicos que definem a identidade do time de desenvolvimento de uma companhia.

Nesta apresentação vamos discutir três elementos essenciais para construção de uma cultura de engenharia realmente eficaz.

  • Excelência
  • Colaboração e Ownership
  • Liderança

O foco será as práticas e princípios para que a cultura cresça e atenda as expectativas do negócio, orgulhe os engenheiros e seja reconhecida.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais envolvidos em desenvolvimento de software como gerentes, coordenadores, desenvolvedores, arquitetos/designers, testadores e analistas.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Carol Vilas Boas
Carol Vilas Boas
Zup Innovation
Gabriel Grahl
Gabriel Grahl
AmbevTech
Jorge Leite
Jorge Leite
SecurityScorecard
Tiago Mello
Tiago Mello
Softplan

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet