TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

TDC4Kids Incentivando crianças com a experimentação da tecnologia de forma simples. É fácil fazer!

O TDC4Kids busca apresentar, estimular e favorecer o uso de tecnologias pelas crianças, promovendo o aprendizado baseado em projetos em um ambiente lúdico e divertido. Todas atividades são pensadas para despertar as habilidades e aptidões necessárias para o futuro. No formato de circuito, as crianças podem participar de todo os workshops, circulando entre as diversas propostas, participando conforme o interesse.

Equipe


Programação / Workshops

MESA 1
Zoo ágil com Lego
Alexandre Silva
A proposta é construir um zoológico, com partes desenhadas e partes construídas com Lego. As crianças definem como será o zoológico: quais lugares ficarão os animais e quais animais serão construídos. Durante a oficina, ocorrem ciclos de construção que promovem momentos para a avaliação entre: o que já foi feito, o que falta fazer e o que pode melhorar. Meu objetivo é promover um ambiente baseados em valores fundamentais: criatividade, organização, não julgamentos e segurança pra qualquer criança dar suas sugestões, além de qualquer aspecto que possa ocorrer no momento.
Como desenhar também pode ser uma profissão no futuro?
Elias Blomer Junior
Palestra sobre o que é Design, sua usabilidade, mas não perdendo o foco no conteúdo. Tentando despertar o interesse dos baixinhos para esta área que vem crescendo rapidamente.
Mundo marker acessível, meu primeiro Robo reciclável.
Zalba Monteiro / Shaiane da Luz Rodrigues
A proposta do workshop é a criação de robo através de um trabalho em grupo ou seja a construção será feita por partes buscando unir tudo no final das etapas realizadas. A atividade visa desenvolver e estimular o trabalho em equipe, a criatividade, habilidades manuais e colaboração entre os participantes/crianças. Utilizaremos materiais recicláveis para a confecção do projeto, pois é possível trabalhar a robótica sem o Kit especializado.
MESA 2
Robô Caça Tesouros
Rodrigo Ruas / Bruna Quinhones de Melo

Usando um jogo de tabuleiro em tamanho real, participantes vão programar e interpretar um robô que caça tesouros. O objetivo é descrever as ações para seu robô conseguir percorrer um caminho e encontrar e coletar tesouros. Essa oficina estimula o raciocínio lógico, estratégico e introduz a teoria de condicionais para crianças. O jogo exercitará a escrita de algoritmos e testes, e também organização e comunicação entre uma equipe, a fim de alcançar o objetivo final.

Cultura maker: mão na massa
Camila Wasserman / Bruno Selau Gonçalves

<p>Realizar pra?ticas de prototipagem como recurso educacional divertidas e desafiadoras. Experimentando tecnologias como Arduino, Makey Makey e circuitos eletro?nicos para produzir objetos que interajam com os computadores emitindo sons ou coordenando movimentos (exemplo: instrumentos musicais, controles para videogames e etc). Instigando assim o pensamento computacional e a flue?ncia digital atrave?s da programac?a?o por Scratch ou Ardublock (linguagem de blocos) para automatizar as criac?o?es.</p>

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10h às 13h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local

Investimento

R$ 75,00 (Preço para 1 criança participar de todos workshops acima)

Fazendo sua inscrição a criança terá acesso a todos workshops acima e também a:
TDC EXPO: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Público Alvo

Crianças de 7 a 12 anos.

Pré Requisitos

Vontade de aprender, participar e trabalhar em equipe.

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online