TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Coaching Facilitando a transformação de times e organizações por meio de pessoas.

No mundo VUCA de hoje, em que a demanda é sempre maior do que a capacidade de entrega, a velocidade é maior do que as pessoas conseguem acompanhar e as exigências são cada vez mais elevadas, o Agile Coach atua como agente de mudança promovendo transformações.

Neste contexto, é necessário olhar as organizações de forma orgânica e sistêmica, com capacidade de se adaptar ao contexto do problema para experimentar e criar um ambiente seguro para falhar e aprender rápido, engajar e motivar pessoas e reagir às mudanças constantes nos negócios.

Nesta trilha, você irá conhecer a essência do agile coaching, a partir de relatos de cases e experiências, sejam elas na promoção de uma cultura de transformação, na implantação da cultura ágil e no uso de práticas e técnicas aplicadas no desenvolvimento de pessoas e equipes.


Pré-requisito:

Querer aprender e trocar experiências, todos são bem vindos!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Resgatando o desenvolvimento de software para o repertório do Agile Coach
Emerson Hernandez
Enquanto Agile Coach e similares nos preocupamos com o ciclo de vida do software entregue pelo time? Como podemos ter uma atuação além de assuntos de gestão de processo? Como podemos instigar o uso de práticas de engenharia para trabalharmos contra a entropia de software? A premissa da nossa palestra é o conceito de Entropia de Software e seu impacto no desenvolvimento de produtos. Acredito que manutenções corretivas e evolutivas como parte do trabalho diário estão sendo ignoradas por Agile Coaches no geral. Quero apresentar esse e outros conceitos e alternativas de resolução, para as pessoas começarem a se preocupar mais com isso do que com post-its e facilitações.
Lidando com disfunções de equipes com práticas de coaching.
Marcely Santos / Tadeu Marinho

Ao liderar equipes de desenvolvimento de produtos digitais por anos, lidá-se constantemente com disfunções como as 5 citadas por Patrick Lencioni no livro ?Os 5 desafios das equipes? que impactam diretamente no potencial individual e coletivo dos trabalhadores do conhecimento. Ao vivenciar reais dificuldades encontradas no dia a dia, identifica-se no Processo de Coaching, suas práticas e ferramentas, uma excelente alternativa para atuar de forma mais humana, entendendo gatilhos que despertam essas disfunções e como trabalhar as mesmas individualmente e coletivamente. O objetivo na talk é falar como o processo de coaching vem nos ajudando nesse desafio de atuar em cada uma das disfunções.

11:10 às 12:00 Como foi aplicar o Squad Health Check Model em 05 times de tecnologia ao mesmo tempo.
Daniela Pitta
Quem trabalha em uma empresa que adota modelos, mentalidade e comportamentos da cultura ágil sabe que métricas são fundamentais para avaliação dos times e acompanhamento das constantes melhorias que precisamos fazer ao longo do caminho. É muito comum termos métricas quantitativas, mas como podemos medir o aprendizado de um time, o trabalho de equipe ou sentimento de realização da equipe com relação as entregas? Nessa palestra eu falo como foi a experiência de conhecer, adequar e aplicar esse modelo para 05 times de desenvolvimentos e os incríveis resultados que tivemos ao perceber quais métricas cada time julga importante para si mesmos.
Gestão de Mudanças na agilidade: um olhar para a cultura e a adoção das pessoas
Amanda Ribas
As empresas cada vez mais necessitam de respostas rápidas em meio às mudanças contínuas. E sabemos que as pessoas são fator importante, sem elas, as organizações não avançam. Tendo isso, quanto de fato investimos no lado humano nas transformações? Como olhamos para mudança de mindset e engajamento? E como fazemos isto num contexto ágil? Neste clima de competitividade entre as empresas, com busca de valor agregado, melhoria contínua e eficiência operacional, o conteúdo de Gestão da Mudança pode (e muito!) contribuir com este olhar para as pessoas. Abordando este racional inicial, a ideia é conceituar gestão de mudanças e sua oportunidade de potencializar resultados nas transformações ágeis.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 O que aprendemos, acertamos e erramos após um ano de trabalhando como Agile Coaches?
Vladson Freire / Fabiano Freire
Nessa palestra vamos contar de forma verdadeira os aprendizados, erros e acertos que tivemos em um ano de trabalho juntos como agile coaches. A ideia é ajudar o público a entender como a existência de um objetivo comum e claro nem sempre é alcançado em função de algumas questões comportamentais, de time e organizacionais.
14:10 às 15:00 Transformação ágil em uma área de atendimento ao cliente
JONAS TARRAGO SALENGUE
Será que é possível promover o agile mindset em um time de atendimento ao cliente? Sabemos que apesar do agile ter sido alavancado pela área de TI, vem ganhando espaço cada vez mais em outras áreas da própria tecnologia, finanças, prestação de serviços e fabricação de produtos... mas em uma área de atendimento ao cliente? A idéia desta apresentação é mostrar como transformamos a rotina, entregas e gestão de time de suporte ao cliente de uma empresa de hospedagem de sites, através de métricas do antes e depois, aumento da sinergia com as outras área e motivação das pessoas.
Transformando Grandes Organizações com Ágil
Bruna Bartosiaki / Mabelle Parenza
Que metodologias ágeis já são consolidadas e aliadas em empresas de tecnologia e startups, todo mundo já sabe. Porém, como as grandes empresas tradicionais estão se adequando para acompanhar estas mudanças? E mais do que isso, como o Mindset Ágil atua como fator de transformação para estas empresas? Queremos compartilhar um pouco do que vêm sendo praticado em grandes indústrias através de um case real de reestruturação pela adoção do Ágil <3
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Apenas Comunicação Não Violenta é suficiente?
Henrique Fernandes Gonçalves / David Donha
Ao longo da nossa jornada ágil nos deparamos com diversas ferramentas com a promessa de mudar a forma como nos comunicamos e como nos conectamos com as pessoas, uma delas é a Comunicação Não Violenta. Mas será que apenas a CNV resolve nossos problemas de comunicação e empatia do dia a dia? Esta palestra tem o intuito de trazer um pouco de como tem sido o nosso dia a dia utilizando CNV, juntamente com outras técnicas: a PNL e o Management 3.0, afim de gerar uma estratégia que ajudará as pessoas a melhorarem sua comunicação em momentos e não apenas momentos de conflito.
Como garantir a melhoria contínua num ambiente de cultura ágil (que não sabe que é ágil)?
Marcos Brito
Sua empresa se reconhece como ágil? Nessa palestra, vamos falar sobre um ambiente que respira agilidade, mas onde a autocobrança por resultados trazia o sentimento de improdutividade. Diante desse diagnóstico, o que fazer para gerar autorreconhecimento sobre princípios da agilidade que já fazem parte do cotidiano? Como reverter a perda de engajamento e estabilidade, e estimular a melhoria contínua dos processos e produtos? A ideia é compartilhar algumas iniciativas de reconhecimento aplicadas na Conta Azul e que já estão gerando algumas mudanças de perspectiva – além de expectativas de médio e longo prazo.
16:40 às 17:30 The Value of Liberating Structures for Agile Coach
Jonatan Aguiar
Liberating Structures são uma seleção de 33 estruturas criadas para substituir ou complementar as estruturas tradicionais como apresentações, discussões e brainstorming. Com fortes raízes na ciência da complexidade, e coletadas por Keith McCandless e Henri Lipmanowicz , todas as Liberating Structures implementam cinco elementos de design e dez princípios. Novas estruturas estão sendo desenvolvidas o tempo todo e as estruturas existentes são modificadas, ajustadas ou removidas. Embora isso possa parecer fofo e vago, esta palestra fornecerá alguns exemplos tangíveis de como eles são tremendamente valiosos para o Agile Coach.
A dinâmica dos conflitos - Como identificar e solucionar conflitos
Roberta Koche
Esta palestra irá abordar a dinâmica dos conflitos. Como podemos ser assertivos nestas situações, quais ações podemos tomar, a escalada dos conflitos que pode ser ganha-ganha, ganha-perde ou perde-perde e quais os caminhos para a solução dos mesmos.
17:40 às 18:30 Portugal, a louça e o modo de trabalho - Como o empirismo pode ajudá-lo na sua vida e no seu trabalho
Cristiano Silveira Basso
O fato é que de nada temos certeza, tudo são hipóteses! O empirismo baseia-se no conhecimento adquirido através da experiência. Vou compartilhar contigo o que isso significa na minha vida através de algumas histórias e mostrar como isso pode te ajudar na tua vida profissional e pessoal!
Impor ou influenciar? Como inspirar as pessoas no processo de transformação ágil
Ana Carolina Martins de Freitas
É comum levarmos um tempo para entender que imposição funciona no curto prazo, mas que num piscar de olhos, as pessoas voltam a assumir seu comportamento natural. Lidar com as resistências é um processo complexo que exige muita empatia, lidar com ego alheio, estar livres de julgamentos, saber ouvir e ser honesto e sincero com as pessoas. Dale Carnegie, grande escritor e orador norte-americano define técnicas simples para inspirar e influenciar as pessoas. Essas técnicas quando aplicadas no contexto de transformação ágil, passam a despertar nas pessoas um desejo de fazer acontecer fazendo-as felizes em realizar o que sugerimos. Vem conhecer os princípios para inspirar pessoas!
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Agile coach, Scrum Master, Facilitadores e todas pessoas que tenham curiosidade sobre o tema e buscam trocar conhecimento.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Agile Coaching

Amanda Ribas
Amanda Ribas
Itaú Unibanco
Daniela Pitta
Daniela Pitta
Conductor
Jonatan Aguiar
Jonatan Aguiar
Unicred do Brasil
Mabelle Parenza
Mabelle Parenza
Yara Brasil Ferilizantes
Marcos Brito
Marcos Brito
RD Station
Tadeu Marinho
Tadeu Marinho
Knowledge21

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online