TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Android e Kotlin Aprenda mais sobre a plataforma mobile mais popular do mundo e a linguagem que está invadindo diversas plataformas

Android é a plataforma mais utilizada do mundo com mais de 2,5 bilhões de usuários ativos, sendo uma das mais representativas do mercado atendendo, além do mobile, carros, wearables e até mesmo as nossas casas.

Já o Kotlin é uma linguagem de programação que vem ganhando uma popularidade imensa, sendo a segunda linguagem mais amada entre os desenvolvedores em uma pesquisa publicada pelo StackOverflow, em 2018 e a linguagem com maior crescimento no Github. Além de ser considerada a linguagem preferida para desenvolvimento do Android, também foi oficialmente adotada pela Google. Assim, o desenvolvedor passou a ter uma necessidade a cada dia que passa de conhecer e se especializar nessa linguagem.

Nessa trilha cobriremos assuntos iniciantes, intermediários e avançados, além de novidades sobre a plataforma e a linguagem, priorizando o desenvolvimento nativo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 MotionLayout - Criando animações sem escrever código
Tomaz Rocha da Silva
O Google Play possui atualmente mais de 3 milhões de aplicativos e para se destacar neste mar de aplicativos é preciso algum diferencial, por vezes a diferença entre um aplicativo bom e um excepcional está nos detalhes do app, como as animações. Recentemente o Google anunciou uma nova biblioteca de Animação para o Android, o MotionLayout, visando simplificar o processo de animação no Android. Utilizando o MotionLayout é possível criar animações sem utilizar uma única linha código! Utilizando para isso somente arquivos de Layout. Nesta apresentação será demonstrado o funcionamento básico desta biblioteca através de exemplos de código, explicando o necessário para você começar a utiliza-la.
Android Jetpack + Koin: Um casamento perfeito
Diego Cunha
Após o abraço total do Google a linguagem do Kotlin, o seu grande passo foi lançar as bibliotecas Android Jetpack: Bibliotecas inclusivas para novos programadores mobile em que resolvem problemas antigos da plataforma e facilitam o desenvolvimento de aplicativos, com toda a possibilidade que somente o Kotlin pode trazer. Juntando isso a necessidade de as vezes termos que utilizar um injetor de depência, todos automaticamente pensam no Dagger2 e sua complexidade, mas isso foi resolvido com o Koin, uma biblioteca open source 100% escrita em kotlin que facilita a injeção de dependencia e facilita no desenvolvimento de apps
11:10 às 12:00 Como escrever bons testes unitários
Roger Silva
Ao fazer parte do dia a dia de projetos de apps mobile e ao participar da correção de testes técnicos, notei por diversas vezes a dificuldade de adoção de testes unitários em projetos Android. Grande parte dos feedbacks que colhi relacionados a esse problema convergem para um ponto: não saber por onde começar a implementação. Vou mostrar não somente por onde começar a adoção de testes unitários como, também, como atacar as dificuldades para testar cada unidade de software em um app Android.
12:10 às 13:00 Realidade aumentada utilizando ARCore
Larissa Yasin Gonçalves
O ARCore foi lançado pelo Google já faz um tempo e dá várias facilidades para o desenvolvimento de aplicações que utilizem realidade aumentada. Nessa talk veremos um pouco sobre como essa tecnologia funciona no Android e alguns exemplos de como aplicar realidade aumentada em apps.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 @Parcelize - Parcelables que você vai gostar de implementar
Joao Rutkoski
Durante anos o desenvolvimento Android nos obrigou a implementar Parcelables manualmente ou depender de alguma biblioteca de terceiros, mas enfim surgiu uma luz no fim do túnel, e já não é mais experimental! Faremos uma recapitulação sobre a discussão Serializable X Parcelable e depois conheceremos como o Parcelize veio facilitar nossas vidas.
Aplicando machine learning em aplicativos Android com ML Kit na prática
CLEBER OLIVEIRA NETO
Se você, assim como eu, acreditava que aplicar machine learning em apps Android é um bicho de sete cabeças, essa palestra é para você. Não importa se você é novo ou experiente em machine learning, nessa palestra, além aprender um pouco sobre o ML Kit e suas funcionalidades, iremos ver na prática o quão fácil é treinar e utilizar um modelo para detecção de tipos de documentos em tempo real e sem precisar de internet.
15:10 às 16:00 Jetpack Compose - O futuro do UI em Kotlin
Kassiano Resende
Nesta apresentação irei introduzir o publico ao Jetpack Compose, explicar os fundamentos e os benefícios de se criar UI utilizando o Compose. Em adicional, um exemplo prático de código.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Codando Assíncrono com Coroutines
Arildo Borges Junior / Guilherme Moresco Bisotto
Vamos demonstrar de maneira prática nessa talk como podemos implementar Coroutines de maneira simples e rápida em diversas situações, como requests e animations. Com o Coroutines, podemos substituir callbacks e até mesmo RxJava/RxKotlin, tornando o código mais perto do que a Google vem trazendo como pattern para a plataforma.
Kotlin Channels & Flow: Hello Streams!
Jeziel Lago
Gerenciar concorrência em um mundo assíncrono não é uma tarefa nada fácil. Felizmente, ganhamos recentemente as Coroutines, uma poderosa ferramenta que nos auxilia à fazer assincronismo de uma maneira muito mais simples. Porém, em um cenário em que é necessário utilizar streaming, as coisas se complicam. Por isso é que veremos como utilizar Channels e Flow para criarmos fluxos de streams concorrentes e assíncronos em Kotlin e como eles resolvem esse problema de forma muito amigável.
17:40 às 18:30 Kotlin Funcional : Programando na ponta da flecha
Jonathas Hernandes
Uma introdução a utilização do paradigma funcional junto ao KOTLIN, através da bibilioteca ARROW
Modularização? Porque devemos pensar nisso?
Alex Soares
Vamos entender um pouco sobre o que é e como é o processo de modularizar um app android, quais são os desafios e benefícios. Layer? Feature? Core? Dynamic Delivery? Vamos descobrir o que significa e como isso pode ajudar o nosso time e o nosso produto.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, estudantes e interessados por Android e/ou Kotlin


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Android e Kotlin

Arildo Borges Junior
Arildo Borges Junior
4all tecnologia
Diego Cunha
Diego Cunha
Isobar IWS Brazil
Kassiano Resende
Kassiano Resende
Warren Brasil

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online