TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura .Net Estratégias de arquitetura do ecossistema .NET na prática!

Atualmente as tecnologias Microsoft vem ganhando força, principalmente pelo lançamento do .NET Core! Então vamos usar o poder do .NET para arquitetar de forma consistente suas aplicações, através de técnicas que entregam mais performance, disponibilidade e escalabilidade.

Nessa trilha levaremos até vocês diversos tipos de arquiteturas e como elas auxiliam a resolver problemas da vida real!

Embarque conosco nesta trilha para criar soluções mais sustentáveis, escaláveis, disponíveis e performáticas!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Processando em tempo real milhões de mensagens com dotnet sem Kafka
Douglas José Araujo

O processamento de dados em larga escala exige que estejamos cada vez mais preparados para solucionar problemas relacionados a latência, complexidade de processamento, volume e resposta. A quantidade de ferramentas a disposição para comunicação, infraestrutura e disponibilidade pode nos levar a tomar decisões orientadas a tecnologia, e ignorar o negócio propriamente dito.

Neste trabalho vamos abordar o desenvolvimento de uma solução baseada em um cenário real de alta disponibilidade, construída totalmente com .net framework, utilizando sockets como ferramenta para prover infraestrutura e elasticidade.

11:10 às 12:00 O estado do desenvolvimento mobile em 2019
Alexandre Santos Costa

Com a evolução das plataformas e frameworks o que é desenvolver uma aplicação mobile, se integrando com nuvem, micros serviços e sistemas legados nos dias atuais? Nesta palestra irei apresentar como se define a arquitetura de um produto mobile utilizando as mais recentes tecnologias. O foco é mostrar como Xamarin se encaixa em todo stack Microsoft

12:10 às 13:00 O Monolito Não Morreu!
Pedro Ramos / Leonardo Prange
Em um mundo completamente hypeado pelo trem dos microsserviços, chega a parecer errado desenvolver uma aplicação monolítica. Porém a verdade nue e crua é que a maioria dos contextos não precisam e nem devem utilizar microsserviços. Vamos entender as vantagens de manter aplicações monolíticas para equipes pequenas e entender as várias formas em que podemos escalar e ter resiliência em aplicações monolíticas!
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Microsserviços + Serverless = Combinação perfeita
Gustavo Bellini Bigardi

Vamos conhecer como podemos utilizar todo o poder do Serverless para aumentar a escalabilidade e processamento de informações em uma arquitetura de Microsserviços no Azure, para aplicações de alta resiliência e escalabilidade.

15:10 às 16:00 Processando 40 milhões de mensagens com alto desempenho em tempo real
Albino Lima / Marcos Venezuela de Araujo
Com o número cada vez maior de pessoas conectadas em nossas aplicações, os sistemas precisam cada vez mais processar informações com eficiência. No nosso case precisávamos divulgar em tempo real para nossos clientes as informações geradas na bolsa de valores, um mercado onde são realizados cerca de 14 milhões de negócios por dia e movimenta aproximadamente R$ 12 bilhões. Para isso criamos uma solução utilizando o change stream do MongoDB, que simplificou nossa arquitetura, e um websocket utilizando SignalR para possibilitar a escalabilidade
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Circuit Breaker com Azure Functions e Service Bus
Givaldo Moreira
Circuit Breaker é um padrão que se torna bastante importante em ambientes de microserviços para evitar um efeito cascata quando algum serviço está "quebrado". Mas o que fazer quando temos functions que são engatilhadas pelo Service Bus? Como evitar que as mesmas sejam executadas desnecessariamente evitando desta forma que mensagens possam ir para a deadletter desnecessariamente e também gerando uma economia financeira visto que a cobrança é feita pelo número de execuções das functions?
Conheça Ocelot Api Gateway em .Net Core
Vanessa Valle
Com o surgimento dos micro services , a possibilidade de se ter um Api Gateway para centralizar um ponto de entrada na sua arquitetura incluindo segurança , escalabilidade , incluindo Cache e Load Balancer. Além de tudo esse framework é em .net core.
17:40 às 18:30 Construindo uma stack open source para gestão de um Attribute-based Access Control em .net core: desafios e resultados
Yan Justino

o Attribute-based access control (ABAC) é uma resposta para os problemas advindos da autorização baseada apenas em Papeis. Para isso, ABAC define um paradigma de controle de acesso pelo qual os direitos de acesso são concedidos aos usuários por meio do uso de políticas que combinam atributos. Muito embora o .net framework ofereça alternativas para controle de acessos baseados em atributos, a ausência de ferramentas associadas a stack .net para a administração de políticas é uma lacuna que inviabiliza a gestão de autorização no nível administrativo. Diante disso, essa palestra apresentará os desafios e resultados na construção de uma stack open source em .net core para gestão de ABAC.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos e desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Arquitetura .Net

Albino Lima
Albino Lima
Easynvest
Douglas José Araujo
Douglas José Araujo
Squadra Tecnologia
Givaldo Moreira
Givaldo Moreira
DTI Digital
Pedro Ramos
Pedro Ramos
ArcTouch

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online