TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Blockchain Blockchain é para os negócios hoje o que a internet foi em 1992.

Blockchain é o combustível que moverá o mundo dos negócios em todos os seus âmbitos.Vamos apresentar como você pode ajudar, ou ser ajudado utilizando esta tecnologia.


Tópicos:

Ethereum, Hyper Ledger, frameworks, possíveis aplicações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Assinatura de Documentos Usando Blockchain
Fausto Vanin

Sessão de Live Coding mostrando como usar a câmera do celular e a leitura de um QR Code para disparar eventos de assinatura criptográfica de documentos com Blockchain Ethereum, através de um Smart Contract.

O Futuro dos Games
Roger Sebastiany / Derickson Loss de Melo

Adquira conhecimento sobre o mercado financeiro dos games e de um futuro não tão distante, aonde o fator disruptivo da Blockchain, pode transformar o rumo da economia mundial

11:10 às 12:00 Hyperledger Fabric 101 - Desenvolvendo Smart Contracts em Javascript
Cainã da Rosa Murtinho

Nesta palestra você ira aprender tudo que precisa para desenvolver com Hyperledger Fabric, desde seus conceitos mais básicos até a construção e execução de smart contracts em Javascript.

Consultar dados da Blockchain Ethereum usando o Graph
Leticia Pillar Lisboa
O Graph é um protocolo descentralizado para indexar e consultar dados de blockchains. As propriedades da blockchain, como finalidade, reorganizações da cadeia ou blocos não fechados, complicam ainda mais esse processo e tornam não apenas demorado, mas conceitualmente difícil recuperar os resultados corretos da consulta dos dados da blockchain. O Graph resolve isso com um serviço hospedado que indexa dados de blockchain, permitindo a consulta dos dados com uma API GraphQL.
12:10 às 13:00 Construindo uma solução Blockchain - do projeto ao deploy
Adriano Ribeiro / Luiz Carlos de F. Santos Jr.
O objetivo da palestra é apresentar os desafios para se projetar, desenvolver, testar e implantar uma solução de blockchain. Nesse caminho vamos apresentar o processo de decisão avaliação e seleção de ferramentas, arquitetura da solução, padrões utilizados. Também vamos mostrar algumas dificuldades geradas com uso de novas tecnologias. Como ao final da jornada vamos elencar alguns pontos que consideramos importantes durante a execução do projeto.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Aplicação da tecnologia Blockchain na saúde
Mariana Ribeiro Brandão

Viver em um mundo com muito mais confiança e transparência das informações das quais temos acesso já é uma realidade. A utilização da tecnologia BLockchain garante confiabilidade da informação de forma distribuída, gerando assim muito mais qualidade e segurança dos serviços, produtos ou dados que estão sendo transmitidos. A tecnologia Blockchain e a saúde é uma poderosa aliança que assegura muito mais segurança ao paciente, atesta a rastreabilidade de dispositivos médicos como também garante mais empoderamento às pessoas ao acesso autêntico de seus dados médicos. Esta união tem potencial para impactar diretamente a melhoria da qualidade de vida da população.

Revolucionando o gerenciamento da informação em sistemas de saúde com o uso da Blockchain
Lucas Martins Mendes Vieira

Os sistemas de informação em saúde (SIS) sempre contribuíram para a melhoria da qualidade e eficácia do atendimento a saúde. Porém, a quantidade de informações, a incompatibilidade entre os sistemas clínicos e falhas de segurança criou a necessidade do aumento da transparência e garantias a privacidade dos usuários.

A Blockchain surge como um conjunto de tecnologias capaz de gerir identidades mantendo a privacidade e com o auxílio de algoritmos criptográficos, executar contratos inteligentes, garantindo que as regras vigentes e a legislação sejam cumpridas. Além disso, a imutabilidade das informações torna o ecossistema auditável e restringe fraudes ocasionadas pela violação de registros.

15:10 às 16:00 Desenvolvendo Soluções Blockchain com Hyperledger Fabric
Alex Monteiro
Blockchain é uma emergente e disruptiva tecnologia, trazendo expectativas de grandes mudanças na economia e sociedade. Com foco em negócios, o Hyperledger é um guarda-chuva de soluções open source para desenvolvimento de soluções em blockchain mantido pela Linux Foundation. Serão apresentadas as principais ferramentas do universo Hyperledger e um exemplo de aplicação com o Hyperledger Composer e Hyperledger Fabric.
FogChain
André Henrique Mayer / Gislaine mayer
FogChain: uma arquitetura de computação em Neblina integrando Blockchain e IoT na saúde
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Pare de se perder! Crie rapidamente sua blockchain no Hyperledger Fabric com o framework Convector Suite
Jefferson Bicca Charczuk
Já se sentiu perdido e não sabia por onde começar a desenvolver com o Fabric? Já se perdeu no seu próprio chaincode? Já perdeu tempo testando chaincode? Se respondeu SIM ao menos uma dessas perguntas, esta palestra é para você! Será demonstrado o Convector Suite, um framework que veio para facilitar a criação de blockchains e o desenvolvimento de chaincode no Hyperledger Fabric. Venha criar uma blockchain local no Fabric juntos, com chaincode e tudo! E o melhor: isso em poucos minutos!
17:40 às 18:30 Implementando Event Sourcing com Quorum Blockchain
Alexandre Madrini Monteiro Furtado / Bruna Schroder

Nesta palestra apresentaremos uma implementação do padrão arquitetural Event Sourcing, usando o Quorum Blockchain, o processo preparação para armazenamento, as possibilidade de notificação via eventos a partir de recibos e em tempo real. Também será apresentada a arquitetura, decisões, desafios e uma aplicação exemplo mostrando o resultado da união de ES + Blockchain.

Iniciando o desenvolvimento de BlockChain com Ethereum
Márcio Habigzang Brufatto

Nesta talk, irei falar de como iniciar o desenvolvimento em blockchain sem precisar gastar, de forma simples e fácil.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empreendedores, desenvolvedores, advogados, administradores e demais entusiastas.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Blockchain

Alex Monteiro
Alex Monteiro
Instituto Atlântico
Bruna Schroder
Bruna Schroder
Instituto de Pesquisas Eldorado
Cainã da Rosa Murtinho
Cainã da Rosa Murtinho
Isobar IWS Brazil
Fausto Vanin
Fausto Vanin
OnePercent
Lucas Martins Mendes Vieira
Lucas Martins Mendes Vieira
Instituto de Pesquisas Eldorado

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online