TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Business Agility Criando organizações orientadas por objetivos, centradas em seus clientes.

O Business Agility Model consiste em 9 domínios de interação em 3 dimensões, centrados em torno do cliente, assunto em rápido crescimento no Brasil.

É um modelo onde cada um dos domínios, em cada uma das dimensões é igualmente necessário, inter-relacionado e dependente um do outro.

Assim, a agilidade nos negócios só surge quando a companhia pode ser ágil em todos os domínios e em todas as facetas da sua organização.

Modelos tradicionais de gestão e governança corporativa não conseguem acompanhar as necessidades da economia moderna.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Business Agility não se inicia criando Times ágeis, pois eles não têm nada a ver com isso!
Jose JR

Muitas vezes odisseias Ágeis começam com a (sub) otimização local, criando times ágeis para que mudem a empresa por completo e traga a velocidade desejada para ela possa estar preparada para o século em que vivemos, ao mesmo tempo, o método ágil escolhido se torna o bezerro de ouro. Normalmente, a colaboração entre as áreas de desenvolvimento de uma organização e quem toma as decisões de negócios não são levados em consideração. O Flight Level Model Thinking pode salvar seus nervos e muito dinheiro quando se procura alcançar o Business Agility.

Nossos times são ágeis, mas a alta gestão percebe valor nessa ação?
Coaracy Junior
Os times de sua organização já são ágeis? Trabalham evoluindo as práticas e conceitos, entregando valor ao cliente mais rápido, mas a alta gestão não percebe valor nas ações? Esse problema é mais comum que você pensa. Muitos gestores têm dificuldade em perceber valor nessas ações. O C-Level geralmente são pragmáticos, focados em resultados para acionistas e tem dificuldade em entender o que diz as equipes ágeis. É necessário falar a língua deles, conseguir comunicar os resultados obtidos alinhado a visão estratégica de forma clara. Apresentarei situações, ideias, acertos e falhas na transformação ágil em uma organização tradicional e a evolução no relacionamento com a alta gestão.
11:10 às 12:00 Alcançando o Business Agility através de zonas de segurança no processo de transformação.
Samuel Crescêncio
Nessa talk vamos explorar os diversos aspectos que precisam ser alinhados durante um processo de transformação organizacional em busca do real business agility. Vamos dissecar os aspectos estratégicos táticos e operacionais de uma empresa e entender como elevar o business agility através da criação de zonas de segurança, envolvendo não só essas áreas mas também engenharia de software. Vamos explorar clusters culturais comuns em organizações modernas e entender como potencializar determinadas características para elevar a entrega de resultados. Também vamos explorar características de modelos de transformação mais estruturados que ajudam a organização a elevar-se a um padrão.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Transformação Ágil Organizacional alinhada a Gestão por Propósito
Daniela Canal Chies / Jorge audy
Afinal o que é Transformação Ágil numa Organização? Métodos? Mudanças do dia pra noite? Top-down? Mindset? Transformação Ágil é fazer sentido, é gerar valor; para os negócios, processos e, sobretudo para as pessoas. É conviver e, bem, com o caórdico. E o que isso tem a ver com Gestão por Propósito? Tudo a ver. Dificuldades e Aprendizados nesta jornada? Temos também, e vamos compartilhar nesta nossa conversa.
14:10 às 15:00 Gestão de Mudanças: um olhar para a cultura e a adoção das pessoas em business agility
Amanda Ribas
As empresas cada vez mais necessitam de respostas rápidas em meio às mudanças contínuas. E sabemos que as pessoas são o fator importante Tendo isso, quanto de fato investimos no lado humano? Qual nossa real estratégia para a mudança de mindset e engajamento das pessoas? E como fazemos isto num contexto de business agility? Neste clima de competitividade entre as empresas, com cada vez mais busca de valor agregado e melhoria contínua, o conteúdo de Gestão da Mudança pode (e muito!) contribuir com este olhar para as pessoas. A ideia aqui é conceituar gestão de mudanças e sua oportunidade de potencializar resultados nestas transformações.
Nunca se esqueça: pessoas são o coração e a alma do Ágil
JP Coutinho
Transformar sua organização em uma empresa ágil não é uma tarefa fácil. E não importa onde você esteja nessa caminhada: haverá um momento em que você precisará alinhar as soluções de RH com a mentalidade e as demandas de pessoas e organizações ágeis. Falaremos nesse talk sobre como transformar Gestão de Pessoas em uma área que sai do foco em normas, regras, políticas e procedimentos, para uma área que dissemina o mindset ágil, desenvolve líderes que sabem inspirar, dar direção e delegar, é transparente e coloca o colaborador no centro de tudo para entregar de fato valor ao negócio. Compartilharemos histórias e exemplos de práticas de Agile HR e suas implicações, aprendizados e impactos.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como fazer a expansão nacional de uma startup usando princípios ágeis
Carolina Ullian

Validar um modelo de negócio, conquistar mercado e gerar recorrência é ótimo! Mas, como levar isso para outros lugares, estados, culturas, pessoas?

Vou compartilhar como estamos fazendo isso na Triider, uma startup gaúcha que começou sua expansão nacional esse ano e pretende abrir em mais 20 capitais nos próximos meses!

Como organizar a estrutura da empresa, a operação local, o processo de abrir em uma novo lugar? Como relacionar isso aos interesses de negócio e ser uma estratégia de negócio? Essas são algumas das questões que vamos abordar.

Um modelo de ramp up em agilidade organizacional
Eduardo Oliveira / Flavio Lenhari

Um modelo empírico (arcabouço) para materializar a escalada de práticas ágeis em ambientes complexos. O palestrantes fala sobre práticas, experiências e experimentos observando os desafios típicos em jornada de agilidade organizacional do mercado brasileiro baseado em sua experiência nos últimos anos com iniciativas de transformação.

16:40 às 17:30 Como superar os desafios e armadilhas.
Com moderação dos coordenadores, esse será um momento em que os palestrantes vão debater sobre os desafios de implementar agilidade nas organizações por meio da interação dos participantes da trilha.
17:40 às 18:30 Agilidade de verdade: o caminho para o Business Agility na Veloe
Andressa Chiara / Rodrigo Otero

Ter squads multidisciplinares, usar Scrum ou Kanban, aplicar o modelo Spotify? E quando você faz tudo isso, e ainda assim não vê Business Agility? No início de 2019 resolvemos atacar este problema com uma combinação de técnicas e ferramentas. O CTO da Veloe mostra como conseguimos gerar resultados de redução do time-to-market, alavancagem nas métricas de resultado para o negócio, crescimento vertiginoso na base de clientes e muito mais!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

C-levels, Gerentes, Agilistas, Profissionais de áreas de Negócio (PM, PO, BO)


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Business Agility

Amanda Ribas
Amanda Ribas
Itaú Unibanco
Coaracy Junior
Coaracy Junior
DB (Build + Design)
Daniela Canal Chies
Daniela Canal Chies
Sicredi Serrana
Jorge audy
Jorge audy
DBServer
Jose JR
Jose JR
Knowleged 21
JP Coutinho
JP Coutinho
JP Coutinho

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online