TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Carreiras e Mentoria Onde a gente se encontra e cresce-se!

Compreender que o seu caminho profissional é você quem faz é uma poderosa estratégia para alcançar os seus sonhos. A trilha Carreiras e Mentoria te possibilita acesso a cases que demonstram como outras pessoas chegaram lá, qual o caminho trilhado e quais as competências e habilidades para o seu sucesso, bem como cases de aprendizados e do que não fazer.

Aqui você vai conhecer histórias e se conectar com pessoas. Você vai descobrir as técnicas e segredos de profissionais inovadores e atentos ao mundo do trabalho. Aqui é o lugar certo para aprender e se desenvolver.

Eleve sua carreira participando desta trilha que é aberta a todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas. É só chegar! Esperamos vocês!


Tópicos:

Todas as áreas abordadas no TDC tem seu lugar aqui também. Fique de olho na nossa programação.




Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo de Quarta
14:10 às 15:00 Criatividade: despertando o olhar criativo no seu dia a dia
Vinicius Campos Silva

Quais nomes lembramos quando pensamos em ser criativo? Qual é a fórmula para essas pessoas serem criativas? Como nós podemos despertar o nosso lado criativo? Em 2019, o Linkedin compartilhou um artigo sobre as competências mais desejadas pelas empresas, na qual "criatividade" está no topo da lista. Não seja criativo, esteja sempre criativo!

Competências para o Futuro
Rosangela Fritscher Santos

Inteligência Artificial ou Inteligência Emocional? Não seria ?AND? ao invés de ?OR?? Você está preparado para atuar/continuar atuando em uma mercado dinâmico em escala global? Além dos conhecimentos técnicos, que outras competências são e serão relevantes em nossas carreiras?
O objetivo é compartilhar conhecimentos e experiências com outros profissionais na área de Tecnologia e instigar uma autoavaliação em relação a carreira. Por fim, apresentar possibilidades para se desenvolver algumas competências a fim de nos mantermos aptos e qualificados para jogar, seja pessoalmente ou virtualmente.

15:10 às 16:00 Let it go! Como o desapego pode melhorar a sua performance.
IVANA CORREA MACHADO HEIDEMANN / Marcela Ribeiro

O universo Ágil tem trazido muitos resultados positivos para as empresas, além de estimular a colaboração, adaptação e inovação com o novo estilo de trabalho. Contudo, as mudanças velozes e frequentes que tanto auxiliam o andamento de projetos podem gerar um grande sofrimento emocional para as pessoas que não estiverem preparadas para esse contexto. Como lidar com a ansiedade gerada neste cenário tão acelerado? Como se desapegar de convicções que, num piscar de olhos, não fazem mais sentido para a empresa ou para a equipe? Nesta palestra você aprenderá a lidar com suas emoções para ser mais produtivo no trabalho.

Women in Information Security
Alessandra Monteiro Martins
A carreira de Segurança da Informação para mulheres, por onde começar as trilhas de carreira, educação e aprendizagem. Novas oportunidades no mercado aquecido com o aumento da procura por profissionais de segurança da informação, e como as mulheres podem se destacar no mercado de trabalho, com suas características naturais. Alguns desafios culturais e comportamentais que precisam ser superados para que possa se destacar no mercado.
Conteúdo de Quinta
14:10 às 15:00 Desafios e Oportunidades na Transição Universidade - Mercado
Pedro Silva

Existe uma clara falta de alinhamento entre o profissional que a universidade forma e o profissional que o mercado precisa. Os valores cultivados no meio acadêmico são muito diferentes daqueles que precisamos no ambiente empresarial. Desenvolvimento focado em resultados, conexão com os clientes, visão de negócio, visão de estratégia empresarial, visão de produto, noções de UX e interfaces... Esses são alguns exemplos de conhecimentos que dificilmente encontramos nos profissionais recém formados.
Como utilizar estes conhecimentos para obter uma dinâmica de equilíbrio entre qualidade e entrega contínua? Como que a visão de negócio e produto pode motivar os devs a entregar mais e melhor?

Como utilizar o conteúdo de Palestras como as do TDC e aumentar sua produtividade
Luís Aguirre
Seja o mais produtivo de seu time! Aprenda a tirar o melhor proveito de eventos técnicos com o uso de um “Produto Mínimo Viável”. Com o uso desse conceito, você pode prototipar e testar uma ferramenta ou processo, e em um curto espaço de tempo saber se isso atende a necessidade de sua empresa, time ou a sua necessidade mesmo. Colocando a prova o que você aprende em palestras e eventos, além de estar atualizado com o mercado, você poderá aumentar sua produtividade e ter mais sucesso em sua carreira. Junte-se a nós nessa sessão.
Me tornei um Tech Lead: e agora?
Diogo Costa

Nessa talk apresentarei os desafios que tive na mudança de posição de desenvolvedor de software para Tech Lead (TL) na 4all... e também a mudança de Tech Lead para desenvolvedor de software após um Job rotation.

A partir do conceito de liderança técnica, tenho por objetivo auxiliar na preparação de desenvolvedores que almejam se tornar Tech Leads. Farei uma análise do meu período de liderança técnica. Analisarei meus acertos e, principalmente, os erros que cometi e como os resolveria hoje. Também contarei como é a vida não sendo mais um TL, dedicando-se apenas ao desenvolvimento do software.

15:10 às 16:00 Como construir a melhor carreira que você pode ter
Emilia Magnan
Já pensou em conseguir chegar ao ponto de se sentir realmente dono da sua carreira, conseguindo se sentir bem e feliz com as tuas escolhas e com a tua profissão? Com o mercado aquecido, é comum que os profissionais de TI recebam centenas de propostas de trabalho ao ano, e mudem mais de emprego. Porém, não necessariamente esses profissionais estão se sentindo mais realizados profissionalmente. Nesta talk vai rolar uma provocação para refletir sobre aspectos como: meu sonho, aquilo que me faz feliz, aquilo que me dá a grana que eu preciso para pagar meus boletos e o quanto isso tudo está alinhado as decisões que eu estou tomando na minha carreira?
Quem é o responsável por sua carreira?
Carlos Eduardo Polegato

Você sente que na sua empresa não há espaço para crescimento, não há investimentos suficientes em capacitações e eventos, os líderes pensam diferente de você... e isto está te desmotivando, prejudicando o seu desenvolvimento? Vamos discutir estes assuntos e também como podemos "tomar as rédeas" de nossa carreira, influenciar a mudança cultural na empresa, ser um profissional valorizado.

Conteúdo de Sexta
14:10 às 15:00 Trabalhando remotamente através de plataformas para freelancers
Julio Alexander Sieg
Está sem um emprego fixo, prefere trabalhar de casa ou tem o espírito empreendedor? Já ouviu falar de plataformas online para contratação de freelancers? Entenda melhor como essas plataformas funcionam e descubra com exemplos reais como criar um perfil que chame atenção de quem está contratando, para conseguir jobs e criar um portfólio.
T-Shaped Person - O Perfil Dos Profissionais do Futuro, Hoje!
Deivison Vieira
Eu não sei sobre você, mas eu nunca me contentei em ter apenas um interesse ou profissão. Eu sempre me interessei por muitas coisas! Ao longo dos anos, essas coisas variaram de natação a desenho, modelagem em 3D, escalada, escrever, ser atleta, ser empreendedor (para citar apenas alguns). Ao longo de tudo isso, no entanto, entendi que todas as minhas aptidões convergiam para uma área, porém não queria deixar de fazer todas as outras que tanto amava. Neste momento que teremos para conversar, quero dividir com você algo que, diante de toda a pressão social de escolher algo para chamar de 'Minha Profissão', salvou minha visão de mundo e me mostrou como ser um profissional do futuro, hoje!
15:10 às 16:00 Não tente planejar a minha carreira
Evelise Vincensi

Plano de carreira vai muito além de cargos e salários. Tem a ver com experiências, aprendizados, desafios e realizações. O seu plano de carreira deve estar vinculado a planos para a sua vida! Então, como esperar que definições sejam entregues por líderes ou empresas? Vamos conversar sobre protagonismo, autoconhecimento e rede de aliados.

Agilidade e Linux, dois caminhos que se encontram
Cesar Augusto de Azambuja Brod

O Linux domina o mundo graças ao Android, por ser base da maioria das aplicações em nuvem e de qualquer tecnologia de ponta: inteligência artificial, ciência de dados, internet das coisas, vôos espaciais, carros autônomos, supercomputação. Ele é berço e residência do cinto de utilidades DevOps, que não se limita a um ou poucos aspectos do desenvolvimento de sistemas, mas abarca todas as necessidades de um profissional completo. O casamento do Linux e da Agilidade vem da filosofia do Unix, o sistema que inspirou o Linux e que apregoava componentes simples, comunicantes entre si e extremamente úteis para o usuário final. Com o Unix nós já éramos ágeis e não sabíamos.

Conteúdo de Sábado
14:10 às 15:00 Carreira na área de qualidade de software - Por onde eu começo? E depois por onde sigo?
Karoline Bechuetti

Vamos conversar um pouquinho sobre carreira na qualidade? Te convido a vir bater um papo comigo sobre como começar e depois quais passos seguir nessa área, que apesar de parecer muito objetiva tem várias ramificações e caminhos diferentes, não tem receita de bolo ta? Mas posso te ajudar contando um pouquinho da minha história, experiências, como estudei e estudo diariamente para me manter atualizada e por dentro de tudo que possa ser útil e benéfico pro meu time ao que diz respeito a testes!

Processo seletivo 3 vezes ao ano, você deveria, mas não faz!
Jorge Leite

Nessa palestra vou pontuar as principais vantagens de você passar por processos seletivos pelo menos 3 vezes ao ano como candidato, também vou falar da importância de ganhar a confiança da sua equipe para que você participe como recrutador nos processos seletivos do seu time. E se nada disso for o suficiente vou citar alguns pontos de porque você não deveria ter medo de falhar em processo seletivo.

15:10 às 16:00 DEAF CODE PROJECT
Joaquim Amado / Ivan Rogério Diesel

Criar um espaço de desenvolvimento adequado para Deaf Code Project que desejam adquirir conhecimento, se aprofundar no tema e iniciar novos desafios com estudo de linguagem de programação e afins. A educação a distância é um recurso muito importante para o aluno surdo. O uso da LIBRAS (Língua de Sinais Brasileiro)nesta modalidade de ensino, ao invés de somente legenda aumenta a possibilidade de sucesso nos estudos deste aluno, e de forma significativa. Para o projeto análise da importância do uso de um professor-tutor em uma plataforma de ensino e de que forma isso aumenta a possibilidade de acesso dos alunos surdos a linguagem de programação, engenharia de software e afinS.

Motivação, Falhas e Perseverança
Gustavo Braga

Ao longo de nossa caminhada, todos nós tentamos, falhamos e acertamos. Mais importante que isso é entender o que nos move adiante, qual nossa motivação e propósito. Mesmo descobrindo uma fonte de energia interna, esse é simplesmente o início da caminhada. Ainda assim, inevitavelmente cometeremos diversas falhas. Nesses momentos precisamos entender porque as falhas são tão importantes para nossa evolução e aprendizado e como fazer para perseverar e chegar cada vez mais longe.

Data e Local

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019
a Sábado, 30 de Novembro de 2019

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todos os participantes do TDC


Investimento

presencial: gratuito para quem estiver no evento no dia


Palestrantes da Trilha Carreiras e Mentoria

Marcela Ribeiro
Marcela Ribeiro
Somar Pessoas
Pedro Silva
Pedro Silva
Nelogica
Jorge Leite
Jorge Leite
SecurityScorecard
Julio Alexander Sieg
Julio Alexander Sieg
ADP Brazil Labs
Karoline Bechuetti
Karoline Bechuetti
Worten Portugal

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online