TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha ChatBots Chatbots e o futuro das interações conversacionais

Aprenda sobre interfaces conversacionais, inteligência artificial, desenvolvimento e processos relacionados ao chatbot.

Chatbots são sistemas especialistas capazes de solucionar um problema de maneira similar a um especialista humano em determinada área do conhecimento e quando o assunto é desenvolver essas ferramentas, há diversas possibilidades de execução e utilização. Mesmo estando no começo dessas aplicações uma das maiores consultorias do mundo prevê que até 2022 cerca de 85% dos consumidores irão se relacionar com as marcas que consome sem interagir com humanos.

Nesta trilha vamos desbravar métodos, tecnologias, casos de usos, aplicações de inteligência artificial, processos e necessidades profissionais para o desenvolvimento de chatbots. Traremos palestras introdutórias e talks com especialistas sobre elementos técnicos, de comunicação e de negócios.


Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 CDX - Conversational Design Experience. Fale a Linguagem do seu Cliente
Alberto Cardoso

Existem muitos casos de usos para a linguagem do seu cliente. O grande desafio hoje é saber onde começar. A técnica de CDX auxilia a você achar o caso de usos no contexto da necessidade do seu cliente ou negócio. Aqui ajudamos a elaborar o projeto e uma demo de projeto para alavancar uma experiência conversacional plena para o canal mais apropriado com o seu cliente.

Processo criativo de uma persona para um chatbot.
Luisa Brandt Figueireido
Apresentação do processo criativo de uma persona feita a partir de uma personagem ilustrada para futura aplicação em um chatbot.
11:10 às 12:00 Relato de uso do Rasa para desenvolvimento do chatbot do Tribunal de Justiça do RS
Denis Araujo / Luciano Zanuz
O desenvolvimento de interfaces em linguagem natural para sistemas computacionais, embora ainda apresente grandes desafios, é uma área que muito tem chamado a atenção atualmente. A grande disponibilidade de frameworks para implementação de chatbots, por exemplo, confirma que as interfaces em linguagem natural se apresentam hoje como uma alternativa para o interfaceamento homem-máquina.
12:10 às 13:00 GisaBot - auditoria de processos de um ERP através de uma interface conversacional.
Lucas Bolico [BOLICO] / GEISON HÖEHR VEIGA DOS SANTOS
Vamos apresentar o GisaBot - um bot que faz auditoria do ERP TOTVS RM e ativamente envia mensagens através do Skype para os diversos setores de uma instituição de ensino.
Sociolinguística, como este braço da comunicação afeta a performance de chatbots?
Águino Oliveira

Os chatbots evoluem a cada dia, estejam eles abrigados em sites ou Apps, a comunicação entre o robô e ser humano se torna mais natural e simples a cada dia.

Linguistas e profissionais de comunicação trabalham para que a experiência dos clientes/usuários(as) nestas plataformas sejam mais naturais possíveis, para que o diálogo seja efetivo, claro e coerente. No entanto, existem muitos desafios da língua, como variantes e variáveis, que podem afetar a performance desta comunicação, traremos alguns cenários e possíveis soluções para tratativa.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Boto, Plataforma ChatBot: Os desafios em desenvolver uma plataforma em uma grande empresa de Saneamento
Moisés Simões / Jonathan Santos Moura
Concessiona?rias que prestam servic?os de utilidade pu?blica no Brasil aparecem no topo das reclamac?o?es nos diversos canais de protec?a?o do consumidor. Seus servic?os, por obrigac?a?o, devem atingir toda uma populac?a?o que na?o tem qualquer responsabilidade limitac?o?es impostas pela infraestrutura do Brasil. Logo, os canais de atendimento ao cliente sa?o superlotados, aumentando muito o custo da prestac?a?o do servic?o e potencializando o descontentamento da populac?a?o. Para tanto, desenvolvemos um chatbot especialista no segmento de saneamento, para operar como um atendente para as principais demandas da populac?a?o. Os desafios tecnolo?gicos foram muito relevantes, desde a escolha
15:10 às 16:00 Delineamento conceitual de escopo via indexação ontológica
Andressa Zacarias
Muitas vezes, no nosso dia a dia, temos o grande desafio de lidar com a grande quantidade de informações provenientes dos nossos clientes/usuários e delimitá-las a ponto de criarmos um robô ou até mesmo um site que apresente não somente uma quantidade suficiente de informações mas que também atenda a um público específico que à princípio não sabemos qual é. Sendo assim, a proposta dessa apresentação é ensinar um método ontológico de como delimitar as informações importantes de uma grande quantidade de textos com informações coerentes e bem definidas por mais que não conheçamos o perfil do usuário/cliente.
O papel do UX Designer na criação de Interfaces Conversacionais: Chatbots e Interfaces por voz
Rafael Brandão
O material é a mais nova versão da apresentação realizada no TDC BH 2019 e que abriu o palco principal do ILA 18, no Rio de Janeiro. Agora, além dos Chatbots, a apresentação conta com o processo de criação de Interfaces por voz como Alexa, Siri, Cortana, e reforça a argumentação que esse tipo de iniciativa demanda muito do Designer de Experiência do Usuário, especialmente pela complexidade na interface de voz (e idioma) com os usuários.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Chatbots e Inteligência artificial: O que fazer para amadurecer?
Anny Caroline Martins
Por meio de um framework, classificamos o nível de maturidade de um chatbot (contato inteligente) como: inicial, experimental, avançado e otimizado. São utilizados vários parâmetros para classificar em níveis, um deles é a inteligência artificial. É sobre este aspecto que a palestra irá discutir: quais características da inteligência artificial é preciso em cada nível de maturidade? O que fazer para se manter no nível? E que ações podem levar a inteligência artificial ao próximo nível?
Causando o Efeito UAU! usando Watson em um ERP da construção civil
Jefferson Alex Silva
A indústria da construção é uma das áreas que menos teve inovação nos últimos anos, tendo como players empresas consolidadas e softwares ERP robustos. Essa palestra mostra como é possível inovar em uma vertical pouco explorada, utilizando a computação cognitiva. O sistema gerado ganhou o prêmio IBM Global Beacon Awards 2019 por inovar em uma vertical tão específica e entregar um valor inesperado para os usuários
Novas profissões: Chatbot Designer
Rafael Rodrigues da Cunha

Todos os dias novas oportunidades surgem com o avanço da tecnologia e com elas várias necessidades do mercado. Os chatbots estão em alta! Vamos conversar sobre a nova profissão Chatbot Designer. Vou te mostrar tudo o que você precisa saber para criar fluxos de conversa utilizando chatbots.

17:40 às 18:30 Meu chatbot não entendeu e agora? Como lidar com ambiguidade Linguística.
Kenya Ortiz / Cléo Diegues
Como falantes humanos, nós detemos uma série de informações extralinguísticas que nos ajudam a entender a mensagem que recebemos com maior precisão. No caso de bots, no entanto, decodificar uma ambiguidade é um desafio a mais a ser resolvido pelo Processamento de Linguagem Natural e pela Linguística Computacional. Quais os tipos de ambiguidades existentes na interação comunicativa e quais soluções podemos adotar no universo dos bots comunicativos serão as duas questões que iremos abordar aqui.
Dumpi Bots conectados na nuvem com MQTT controlados por Chatbot
Leonardo Matayoshi
O Dumpi é um robô feito de acrílico e mdf desenvolvido para educar e motivar crianças e jovens. Nesta apresentação demostraremos o uso de nossos Robôs Dumpi em um sistema IoT com sensores (Temperatuda, unidade, ultrasson e outros), atuadores (motores, leds, buzinas e outros) e a conexão mqtt na nuvem utilizando o hivemq.com. Apresentaremos os dados enviados e recebidos usando o dashboard node-red. Nesta trilha iremos controlar nossos Robôs através de chatbox desenvolvidos usando o Watson Assistant integrado em um app nodejs. Mais informações no nosso site e no canal do youtube. https://dumpi.com.br/dumpi/ https://www.youtube.com/channel/UCGrLGMuYy-H964jsyOpyYhg
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e entusiastas de chatbots, programadores, entusiastas e estudantes de inteligência artificial, UX Designers, UX Writers e Linguistas Computacionais.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha ChatBots

Andressa Zacarias
Andressa Zacarias
Analista de conteúdo
Denis Araujo
Denis Araujo
CWI Software
Jefferson Alex Silva
Jefferson Alex Silva
Proz Educação
Kenya Ortiz
Kenya Ortiz
Não Se Aplica
Leonardo Matayoshi
Leonardo Matayoshi
LYM tecnologia
Lucas Bolico [BOLICO]
Lucas Bolico [BOLICO]
LB Data Analytics
Moisés Simões
Moisés Simões
Consenso Soluções em Tecnologia Ltda
Rafael Brandão
Rafael Brandão
Warner Bros Discovery

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online