TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Delphi Um código, todos os dispositivos: Rapid Application Development para desktop, mobile e IoT.

Construa aplicações nativas para Android, IOS, MacOS, Linux e Windows com muita agilidade.

Nesta trila abordaremos o suporte a múltiplos banco de dados, BIGData, IOT e a utilização de API's REST.

Tudo isso com um único código.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Integrando sua aplicação ao WhatsApp
Rafael Araujo

Caminho das pedras para consumir a API do WhatsApp exemplificado através da construção de chatbot com Delphi.

11:10 às 12:00 Agregando Testes Unitários em Delphi ao Processo de Desenvolvimento
Cristiano Araújo / Matheus Corrêa
Na Nelogica, usamos Delphi como principal linguagem de desenvolvimento. Nosso produto, o Profit, e os serviços de nuvem associados a ele são em maioria feitos em Delphi. Para garantir isso, estamos usando testes unitários nos nossos serviços e gradualmente adotando isso em toda empresa. Nessa palestra vamos falar dos problemas que encontramos na adoção dos testes, dando exemplos práticos de como implementá-los, como resolver problemas de dependências, executá-los em um ambiente de integração contínua. Vamos também abordar o uso de Mocks para isolar os testes.
Automação de teste GUI Desktop com Robot Framework
RUI BARBOSA DOS SANTOS JUNIOR

Apresentar o robot e suas possibilidades para realizar testes de aplicações desktop

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Processamento paralelo na prática!
André Celestino
Aplicações modernas devem fornecer respostas rápidas aos usuários. Uma das técnicas para aprimorar a performance da aplicação é tirar proveito da biblioteca de processamento paralelo nativa do Delphi, disponível em System.Threading. Com este recurso, diferentes rotinas do software podem ser executadas simultaneamente, ao invés de sequenciais. Nessa palestra, o processamento paralelo será apresentado com exemplos práticos.
Aquisição e Supervisão de Dados Veiculares
SILEIDE SANTANA CAMPOS
Nesta apresentação irei mostrar como é possível capturar os dados de sensores veicular tais como sonda lambda, posição da borboleta, nível dos reservatórios de água do radiador, de óleo do motor, do fluido de freio, etc, utilizando o microcontrolador arduino, como realizar a analise dos mesmos e verificar se estão operando de acordo com as especificações do fabricante, alertando de acordo com as irregularidades, para a realização da automanutenção.
14:10 às 15:00 DataSnap na Prática - De zero a 2 milhões de acessos/dia
Enoque Canuto

Apresentação do case de um banco virtual, construído em Delphi, utilizando DataSnap, TMSAurelius, FastReport e AngularJS. Nos primeiros 90 dias fomos de zero a 2 milhões de acessos/dia. Serão apresentados a estrutura da aplicação, as tecnologias e metodologias utilizadas, e os dados de crescimento e utilização da aplicação.

1,2,3 já estamos com um chatbot funcionando, rápido assim!
Thiago Ribeiro Filadelfo

Já imaginou se os usuários pudessem conversar com o seu sistema? Atualmente isso não só seria possível como pode ser um diferencial enorme. Tarefas gerenciais podem ser acionadas com comandos do tipo: "Qual a situação do estoque de papel?" A maior dificuldade, claro, é a interpretação da Linguagem Natural, portanto a mesma pergunta pode ser feita de várias formas, como por exemplo: "Como está o estoque de papel?". Então vamos explorar uma plataforma que soluciona este problema, o DialogFlow. Mostrarei um simples um aplicativo mobile que se integra ao DialogFlow e ao backend para responder: "O estoque de papel está baixo?". Acho interessante? Chega mais!

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Uma forma simples de trabalhar com rabbitMQ
Gutierry Pereira

Com uso da biblioteca stomp-route iremos criar regras de processamento para cada fila do rabbit sem nenhum conhecimento ou implementação para comunicação com o rabbit.

stomp-route é uma abstração para leitura das fila do rabbit, dessa forma o desenvolvedor tem apenas que se preocupar em criar a regra de processamento para cada fila

GITLAB E DELPHI - UMA COMBINAÇÃO PODEROSA
Andre Luiz Oliveira

Nessa palestra gostaria de apresentar como podemos gerar nossos Deploys e Builds utilizando o Gitlab de maneira simples e funcional. Vou apresentar como podemos 'aposentar' o bom e velho Jenkins e com poucos passos integrar nossas soluções ao que há de melhor no mercado atualmente

16:40 às 17:30 MockEverything - Um framework para teste unitário
Renan Bellódi
Muitas vezes durante a criação de testes nos deparamos com situações onde é necessário mockar métodos, o MockEverything é um framework capaz de mockar métodos de uma classe, incluindo o construtor e destrutor da mesma, tornando possível a remoção de situações bloqueantes durante a confecção de testes unitários, principalmente em sistemas de código legado.
Expressão Regular - Cookbook
MARIO GUEDES
Expressões Regulares é um canivete suíço para identificar padrões em textos. Já não é novidade no Delphi a muito tempo porém é um daqueles recursos utilizados por poucos e odiados por muitos. Nesta palestra teremos uma introdução à RegEx utilizando exemplos simples do dia à dia para exemplificar os conceitos, como identificar um e-mail ou CPF dentro de um texto não estruturado.
17:40 às 18:30 Criando serviços Linux com Delphi
Anderson Rocha
Demonstração da criação de um serviço rodado em linux usando Daemon, REST Endpoint com IndyHttp, JSON.
Você está fazendo isso errado
Carlos Agnes

Você realmente sabe a relação correta entre um create e uso de um try? A consequência de um uses sem o namespace da unit? Ou o uso correto de um cast de classe? is, as, cast do pascal ou do C?
Ficou na dúvida? Você realmente sabe se está fazendo a coisa certa? Nesta palestra, 15 erros, vícios ou dúvidas clássicas que muitas vezes fazemos porque sempre fizemos assim, ou porque o amigo do meu amigo disse que era melhor, mas nunca nos preocupamos em saber qual é realmente o jeito certo de fazer as coisas.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e entusiastas em aplicações multi-plataformas


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Delphi

Anderson Rocha
Anderson Rocha
Server Softwares Para Varejo
Enoque Canuto
Enoque Canuto
Bauhaus Sistemas / WK Technology
Gutierry Pereira
Gutierry Pereira
Softplan / I9 Ti Solutions
Rafael Araujo
Rafael Araujo
Embarcadero Professional Services
Renan Bellódi
Renan Bellódi
Arquiteto de Software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online